Wilson Kishi |
O ex-vereador Rubens Macedo retorna a Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (7) em substituição ao vereador Manoel Inácio de Oliveira, o Manoel Leiteiro (PSDB) que se acidentou no mês passado, vítima de queda de sua motocicleta que colidiu com um ciclista. No acidente, Leiteiro quebrou a perna em dois lugares e ficará afastado de suas funções por um período superior a quatro meses.
O pedido de afastamento de Manoel Leiteiro, para tratamento de saúde, por 121 dias foi protocolado nesta quinta-feira (3) e deverá ser lido na próxima sessão ordinária. De imediato, o presidente da Câmara de Vereadores, Alvasir Ferreira de Alencar (PP) convocará o suplente imediato da Coligação "Cáceres Rumo ao Desenvolvimento III", o ex-vereador Rubens Macedo (PR) que assume a cadeira de vereador por Cáceres pela sexta vez.
Considerado um dos veteranos na política cacerense, Rubens assumiu pela primeira vez o mandato de vereador no ano de 1988, quando era suplente e teve a oportunidade de se tornar representante do povo por 4 meses. Nas eleições seguintes, de 88, 92 e 96, Macedo teve três eleições consecutivas. Em 2000 perdeu e retornou nas eleições de 2004. Nos pleitos de 2008 e 2012 Rubens Macedo conseguiu somente a suplência.
Com a posse de Macedo, o PR que já tem o vereador Edmilson Campos, Café no Bule, passa a contar com dois vereadores. Mas, pelo acordo firmado, Rubens assume a vaga de Leiteiro com o compromisso de se manter na base de sustentação do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) e terá ainda a missão de neutralizar as ações de seu colega, considerado o maior opositor do prefeito na Câmara.
A Coligação "Cáceres Rumo ao Desenvolvimento III" foi formada pelos partidos PR e PSDB e elegeu dois vereadores. O primeiro colocado foi Edmilson Campos que obteve 867 votos, seguido de Manoel Leiteiro com 822 votos. Rubens Macedo ficou com 11 votos a menos, 811 e amargou a 1ª suplência, seguido de Luiz da Guia Cintra de Alcântara (PR) que conquistou 465 votos dos eleitores.