A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, participou nos dias 9 e 10 de setembro da mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reuniu mais de 1,5 mil gestores em Brasília. O movimento buscou fortalecer a articulação junto ao Congresso Nacional em defesa do equilíbrio fiscal, da sustentabilidade das prefeituras e de maior autonomia para os municípios.
De acordo com Eliene, durante o evento, os prefeitos acompanharam a promulgação da Emenda Constitucional 136/2025, originada da PEC da Sustentabilidade Fiscal, que deve gerar economia de R$ 1,5 trilhão aos municípios nos próximos 30 anos. Também estiveram em pauta a regulamentação da Reforma Tributária, a ampliação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o debate sobre novos pisos salariais.
“Elas são pautas essenciais para que os municípios possam seguir prestando serviços de qualidade à população. Participar dessa mobilização é garantir que a voz de Cáceres seja ouvida em Brasília”, afirmou Eliene.
Para a gestora, a presença de Cáceres nesse movimento nacional foi fundamental. “As dificuldades financeiras atingem todos os municípios, mas principalmente cidades de menor porte, que dependem fortemente dos repasses e de maior justiça fiscal. Essa participação e engajamento reforçam o compromisso da gestão municipal com medidas que assegurem equilíbrio fiscal, sustentabilidade da previdência municipal e capacidade de investimento em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, concluiu Eliene Liberato.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT



























