Transição

Por quase 40 anos, Museu de Cáceres funcionou no antigo mercado municipal

-

publicidade

MATÉRIA EXCLUSIVA ZAKINEWS

   O Museu Histórico de Cáceres completa 41 anos no dia 03 de outubro e passa pela terceira mudança de endereço e estrutura. No seu aniversário, a entidade ganha um novo espaço e homenageia uma grande personalidade de Cáceres com a denominação de Museu Histórico de Cáceres, professora Emília Darci de Souza Cuyabano.

   Mas, antes do funcionamento do novo museu, Zakinews traz, o registro e estrutura do espaço físico do museu onde funcionava no antigo prédio tombado na área central da cidade e recebeu ao longo de quase quatro décadas, milhares de visitantes de diversas partes do país e do mundo.

   Localizado na Rua Antônio Maria, 244, início da Praça Major João Carlos, o Museu Histórico, já na sua entrada, depara com o busto do fundador da cidade, Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, no corredor central que divide toda a estrutura física do prédio. Entre o corredor de entrada, duas salas maiores abrigam peças da arqueologia (Sala I, que recebeu o nome de Dr. Manoel Esperidião da Costa Marques) e da história regional (Sala II, denominada de Professor Natalino Ferreira Mendes).

   Uma área central do terreno ficou descoberta e serviu como um auditório para os eventos promovidos pela direção do museu. Ao seu entorno, corredores dão acesso a outros espaços destinados a exposição de peças e documentos que marcaram a história de Cáceres, como a Sala III, chamada de João Paulo II, com materiais da arte sacra, Sala IV, Aderbal Michels, com registros da comunicação no século passado.

   A Biblioteca Setorial e documentos da Administração Municipal fazem parte da Salas V, Professora Maria Freire de Campos, e da Sala VI, Dr. Antônio Carlos Souto Fontes, respectivamente. A imprensa também teve seu valor com um espaço denominado Nilo Ferreira Mendes. A sala de reuniões e auditório recebeu o nome de Antônio Senatore e a Cantina, de Maria José da Silva Ribeiro.

   Atualmente, faz parte do quadro de servidores do museu, os seguintes funcionários: Ana Geralda de Andrade, Luzeni de Oliveira Pinheiro, Lucinete Monteiro Torres, Luiz Carlos Ribeiro e Dener Antonio da Silva. O coordenador de Cutura está sob a responsabilidade de Arimatéia.

 
 
 
 
 
 
 

  

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade