ProfEducatec

Pela primeira vez, Unemat oferta 10 vagas para Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais

(Foto: Divulgação)

publicidade

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com processo seletivo aberto para a primeira turma do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec). O curso foi oficialmente lançado na noite de ontem (6) em cerimônia realizada no Câmpus Universitário de Alto Araguaia.

São 10 vagas em Alto Araguaia, para início em 2026. As inscrições vão até dia 15 de outubro e custam R$ 130,00. Podem participar professores da Educação Básica da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal.

O programa possui quatro linhas de pesquisa divididas em duas áreas: a área ‘Tecnologia educacionais para a Educação Básica’ abrange as linhas de pesquisa ‘Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais’ e ‘Formação de professores e tecnologias para a Educação Básica’; já a área ‘Processos inovadores e culturais digitais na Educação Básica’ é composta pelas linhas de pesquisa ‘Processos inovadores e metodologia ativas’ e ‘Culturas digitais e multiletramentos’.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: homologação da inscrição, análise de documentos para pontuação, análise da proposta de pesquisa e entrevista. O curso tem duração de 24 meses.

O edital completo e a página de inscrições podem ser acessados clicando aqui.

Um diferencial do edital é a regulamentação do uso ético de ferramentas Inteligência Artificial (IA): candidatos podem utilizá-las apenas como apoio (organização ou revisão), não como substituição da autoria na elaboração das propostas de pesquisa. Textos totalmente gerados por IA serão desclassificados.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, lembra que a conquista de mais um mestrado profissional reforça a política da Unemat de levar a pós-graduação para o interior do Estado, permitindo que todos tenham acesso. “Agora o câmpus de Alto Araguaia está esperando bastante inscrições dos professores que atuam na educação básica”, conta Áurea. “Estamos, então, convidando todos os professores da Educação Básica do Estado que ainda não têm mestrado para tentar esta possibilidade”, reforça a pró-reitora.

Coordenador do curso e diretor político-pedagógico e financeiro de Alto Araguaia, Caio Abreu agradece em nome do câmpus o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pela oportunidade que resultou na criação do primeiro mestrado da cidade. “O ProfEducatec é fruto de anos de trabalho coletivo de servidores do câmpus e representa um marco importante na consolidação da pós-graduação em Alto Araguaia”, explica Caio,q que reforça que o seletivo já está em andamento.

A cerimônia de lançamento de ontem (6) contou com a presença da reitora, Vera Maquêa, de pró-reitores, de autoridades municipais e professores da Rede Pública de Ensino.

O PROGRAMA

O ProfEducatec é um mestrado profissional em rede, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como parte dos Programas de Pós-Graduação Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).

O ProEB tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as instituições de ensino superior (IES) e redes de instituições associadas do Brasil, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica.

Esta será a primeira turma do ProfEducatec, o mais novo mestrado profissional em rede do ProEB, e a Unemat foi aprovada para participar desde o início. Além da Unemat, também integram a rede as universidades estaduais do Maranhão (Uema), do Pará (Uepa), do Pernambuco (UPE), de Maringá (UEM) no Paraná, do Vale do Acaraú (UVA) no Ceará, de Montes Claros (Unimontes) em Minas Gerais e da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

MESTRADOS PROFISSIONAIS NA UNEMAT

Além do ProfEducatec, a Unemat oferta outros oito cursos do ProEB a nível de mestrado profissional: Educação Inclusiva (Profei), em Sinop; Ensino de Biologia (ProfBio), em Tangará da Serra; Ensino de História (ProfHistória), em Cáceres; Letras (ProfLetras) em  Cáceres e Sinop; Matemática (ProfMat), em Barra do Bugres e Sinop; e Sociologia (Profsocio), em Sinop. Assim, a Unemat participa de sete dos quatorze programas ProEB.

Mas não é só pelo ProEB que a Unemat oferta pós-graduação profissional: o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Prof-Água), ofertado pela Capes de maneira similar em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), oferta aulas em Cuiabá.

A Unemat também oferta, em Cuiabá e Sinop, o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O programa é organizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A Unemat também possui um mestrado profissional próprio: o de Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), em Barra do Bugres, exclusivo para estudantes dos povos originários.

A Unemat vem ampliando sua oferta de cursos de pós-graduação profissional, com o lançamento do ProfEducatec e a abertura do primeiro doutorado profissional, em Ensino de História, iniciado em março deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade