18/07/2022 - 06:00

Por: Antonio Costa / Zakinews

Peladão do DNER completa 20 anos de amizade, companheirismo e amor ao próximo


Antonio Costa, EXCLUSIVO ao Zakinews

Peladão do DNER, iniciou suas atividades em 19 de julho de 2002 - Acervo: Campos
Gomes, o idealizador do Peladão do DNER  - Foto: Wilson Kishi
Na foto abaixo: integrantes da atual diretoria da associação

 

Um grupo de ex-atletas do futebol amador de Cáceres, resolveu criar no ano 2000 uma organização desportiva que possibilitasse a prática do futebol aos finais de semana, como movimentação física que buscasse melhores condições de vida ao corpo e a mente dos envolvidos. O grupo também teve a preocupação em engajar todos num olhar voltado para a comunidade cacerense especialmente aos carentes.

Assim surgiu em 19 de julho de 2000 o Peladão do DNER, o nome é em razão de ser no bairro conhecido como DNER o local onde os amigos se reúnem, mais precisamente no campo de futebol ali existente, o Manoel Bernardo de Assunção.

Amigos peladeiros de longas datas - Acervo: Campos

O idealizador da reunião deste grupo é o conhecido ex-meio campista do antigo Cáceres Esporte Clube, José Gomes de Campos, ou simplesmente Gomes. Foi dele a iniciativa que logo contou com outros adeptos caso dos amigos Casemiro, Jovanil, Irineu, Herculano, Neco, Augusto, Jeferson, Izaque, Manoel Benedito, Lourenço Taxista, que chegaram para somar em prol da causa esportiva nas categorias 40tinha e 50tinha.

Gomes, o idealizador do peladão, admitiu encontrar dificuldades para reunir a turma nos primeiros treinos. Mas logo o grupo só foi crescendo, e hoje conta com aproximadamente 80 associados dispostos e bastante participativos nos treinos, jogos amistosos, confraternizações e principalmente nas ações sociais que consistem em arrecadar sacolões que são regularmente distribuídos às famílias dos bairros de Cáceres. Outras vezes se faz cotas para adquirir algum medicamento que os doentes necessitam, assim a turma exercita o lado humanitário e de amor àqueles que realmente mais precisam.

União que ajuda o próximo - Acervo: Campos
 

Ainda conforme Gomes, também as iniciativas tomadas pelos organizadores no início das atividades, a exemplo da aquisição de coletes nas cores azul e amarelo para organizar melhor os treinos, que durante a semana acontecem terça, sexta-feira e domingo.

Com o crescimento natural do grupo começaram surgir jogos amistosos e a participação nos campeonatos locais na categoria 50tinha. Categoria essa que tem obtido pleno sucesso e promovido o necessário incentivo para que outros municípios copiem a ideia de se promover os jogos e as costumeiras confraternizações que contribuem sobremaneira para que haja uma aproximação cada vez mais entre todos os componentes do atuante grupo de atletas.

Infelizmente o mesmo êxito ainda não foi obtido por outra categoria, a 40tinha, talvez quando vier algum título, sirva para estimular os atletas, é a expectativa da diretoria.

O primeiro da direita, em baixo, o saudoso Vitor Sato - Acervo: Campos
Amizade através dos tempos e saudades dos que foram chamados para o plano espiritual - Acervo: Campos

O peladão registra com saudade a partida de associados para o “andar de cima”, caso dos ex-associados: Brito, Vandionor, China, Vitor Sato, Wilsinho, que também ajudaram fazer com que o tradicional Peladão do DNER alcançasse o mais absoluto sucesso e contribuísse para o surgimento de outros grupos de peladas, caso do Jardim Paraiso, Jardim Padre Paulo, Santo Antonio, Chácara do Vander e o do Bairro do Junco.

Os campeonatos locais sempre contam com a participação de representantes da região, caso das cidades de Mirassol D´Oeste, Araputanga, Rio Branco que costumeiramente se inscrevem para competir com as equipes de Cáceres.

O departamento de esporte sempre atuante na organização dos campeonatos na pessoa do diretor Mauro. Assim o grupo está sempre contribuindo para o crescimento do esporte amador de Cáceres.

 
Veteranos que buscam no Peladão uma melhor condição física - Acervo: Campos

Atual diretoria

Presidente: José Gomes de Campos
Vice-Presidente: Cleison Pires da Silva (Lelo)
Tesoureiro: Antonio Maria Coleto da Cunha
Relações Públicas: Luiz Carlos de Campos
Diretor: Florentino da Costa
Diretor de Esportes: Mauro Almerindo
Membros: Chicão e Apolônio


              A prefeita Eliene Liberato, secretário de Esportes, Cristiano Neves e o vereador Odenir Neri, prestigiaram o encerramento do 6º Campeonato 40tinha, promovido Peladão do DNER, e desta vez, em comemoração aos 20 anos de fundação da associação. A equipe Peladão do Junco foi a Campeã, vencendo a forte equipe do Amigos do Tião. Numa das fotos acima, Fumaça, ex-atleta profissional, posa entre as autoridades
Fotos: Assessoria PMC
Equipe veterana do Junco, foi a Campeã do 6º Campeonato 40tinha de futebol  organizado pelo Peladão do DNER - Foto: Assessoria
Dito Sthil e Marcão Nascimento marcando presença na final do campeonato 40tinha do DNER - Foto: Wilson Kishi
Amigos do Tião, vice-campeão do Torneio do Peladão do DNER - Foto: Wilson Kishi
 Peladão do Santo Antônio fazendo pose pra foto na semi-final do campeonato - Foto: Wilson Kishi
Narrador esportivo Pedro Oliveira e seu companheiro comentarista Marcinho animaram todos os jogos do campeonato 40tinha
Foto: Wilson Kishi
Associados e familiares do Peladão do DNER assistindo as partidas finais do 6º Campeonato 40tinha - Foto: Wilson Kishi

Maurão, coordenador do 6º Campeonato 40tinha do DNER - Foto: Wilson Kishi


Costelão

As comemorações das duas décadas de existência do animado grupo dos veteranos atletas, começou no domingo passado, 10, quando um suculento costelão derretendo foi servido.

Muita resenha e alguns planos para ser colocados como meta para os próximos meses foram alinhavados. Assim o grupo mais animado de Cáceres segue otimista e com fé na certeza de que o esporte é vida, união e amor ao próximo.

REGISTROS DA CONFRATERNIZAÇÃO DOS 20 ANOS DO PELADÃO DO DNER
REALIZADA NO DIA 10 DE JULHO
Fotos: Wilson Kishi
A grande festa dos 20 anos do Peladão do DNER teve costelão e peixada
Lelo e Maurão preparando a peixada
 
 
 

 

Comentários: ( 4 ) cadastrados.
Por: Antônio Júlio Maciel
Gaspar SC
Na visita a minha terra natal fui convidado pelo Márcio da caixa e tive a honra de integrar esse lindo GRUPO de AMIZADE pelo futebol nesse reencontrei várias amigos de VARIAS épocas o saudoso Vitor SATO faleceu nesse periodo e posteriormente o Brito porem corri no campo junto com Eles assim quero psrabenizar a coordenação que começou e a que continua Amizade E O ELO FORTE QUE UNE FAZENDO ACONTECER A INTEGRAÇÃO DE UM POVO DE GERACAO EM GERAÇÃO PARABÉNS PELADAO DO DNER. PARABÉNS PROFESSORES DEUS ABENÇOE SEMPRE A SUA TRAJETÓRIA ABRAÇOS DE ANTONIO JÚLIO MACIEL AQUI DE GASPAR . ESTÁDO DE SANTA CATARINA VIVA A AMIZADE VIVAAA O ESPORTE .
18/07/2022 18:34:40

Por: Iran Pereira Leite
São José dos Pinhais-PR
Parabéns à diretoria e aos associados do Peladão DNER por mais um ano de existência! Desejo que continue por muito tempo! E que continue desenvolvendo além da prática esportiva a parte social a qual sempre foi feito em caso de precisão! Parabéns! Aqui é o Professor Iran, conhecido também como Mirandinha!
18/07/2022 09:27:56

Por: João César
Cáceres
Maravilha! Que bacana conseguir reunir a turma que marcou o esporte de Cáceres
18/07/2022 08:37:55

Por: Domingos Sávio Lacerda Cintra
Cuiabá
Parabéns aos idealizadores desse peladão, uma forma de praticar o esporte e ajudar o próximo, a boleiragem cacerense em peso participando desse belo gesto de amor ao próximo, isso nos mostra que o esporte só agrega e uni as pessoas, vida longa ao peladão do DNER e que os participantes possam cada vez mais estar unidos praticando o seu esporte preferido e em prol dos mais carentes.
18/07/2022 07:06:38

Faça o comentário para a noticia: Peladão do DNER completa 20 anos de amizade, companheirismo e amor ao próximo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.