11/01/2022 - 07:45

Por: Jânio Macedo

Mensagem de Terça-feira (11)



BOM DIA PARA VOCÊ...!


Aprendi com Professora no eu costumava Ginásio que a minha vida demais o pode atrapalhar nossa vida
Ela segue explicando que ser sincero é uma excelente característica, mas é bom senso também na hora de usar a sinceridade. Quando em excesso, a sinceridade pode ofender e magoar o outro. Hoje como pessoas pessoais têm muita dificuldade para estabelecer-se até onde são sinceros e, por conta, acabam se tornando suas relações e preconceito no trabalho...E alguns acreditam que uma das regras da boa educação que uma pessoa educada é aquela que se mantém de boca fechada. Mas isto não é 100% verdade...! O ideal é saber controlar a língua, mas também saber fazer crítica quando necessário.Quando os pequenos, aprendemos que a sinceridade é uma virtude e que sempre devemos falar a verdade. Sem dúvida, ser sincero é ser verdadeiro e honesto...


Porém, há situações em que a honestidade acaba atrapalhando e tendo consequências.
Isto porque, às vezes, em uma relação com um amigo, pode ser honesto de trabalho ou familiar, quanto a interpretação que o outro dá ouvir ao... Para fazer a melhor escolha a ser sincero ou não, o melhor é observar com quem a gente está lidando. Há casos, também, em que simplesmente pode causar um bem o menos nefasto do que a sinceridade absoluta. E, há ainda, aqueles momentos em que, mesmo sendo difícil, a gente vai ter que ser sincero, falando a verdade, mesmo que a pessoa na hora se revolta.Mas, depois, ela vai se sentir melhor e entender que foi para o bem que agimos assim. Uma crítica sincera e honesta ajuda a melhorar não só o outro, mas a comunidade onde a gente vive. E por outro lado, o excesso de franquia significa falta de autocontrole. Por isso, nada como ter bom senso e cuidado para saber dosar com moderação os ímpetos de franqueza e sinceridade...Você é convidado para um jantar na casa de amigos. Na hora de comer, percebe que a comida está ruim. Você deve falar para os anfitriões que não gostou da comida...? Não é necessário. Coma pouco e diga que está de dieta ou que comer muito à noite não faz bem. Também não precisa dizer que está tudo uma delícia...! Não expresse nenhum julgamento sobre a comida. ..? Não é necessário. Coma pouco e diga que está de dieta ou que comer muito à noite não faz bem. Também não precisa dizer que está tudo uma delícia...! Não expresse nenhum julgamento sobre a comida. ..? Não é necessário. Coma pouco e diga que está de dieta ou que comer muito à noite não faz bem. Também não precisa dizer que está tudo uma delícia...! Não expresse nenhum julgamento sobre a comida.


Tem uma regra que sigo a risca: é preciso ter cuidados para evitar a sinceridade em excesso: elogio sempre que possível; quando for preciso, escolho bem as palavras para não ser grosseiro; na hora da crítica, escolho o momento certo e uso termoslho; ao ser perguntado sobre alguma coisa, procuro ser verdadeiro, mas sem ofender; tomo na hora de cuidado dar conselhos, não exaltar os serviços de qualidade da pessoa, mas suas suas medidas; evito fazer parte de círculos de "fofocas"... O segredo está em saber se policiar para não falar tudo o que vem à cabeça...! Saber a opinião, mas danos semper uma boa dose de cautela e sabedoria para não usar mal palavras e causar outros e para nós mesmos. Já que estamos falando em ser sincero consigo mesmo, aí não há espaço para inverdades. Por que aquele que mente para si mesmo tende a viver um conflito interno atormentador. O ser humano ser humano, reconhecendo suas verdadeiras faltas administrando internamente falhas e falhas e por si mesmo. As palavras ferem, causam mais e se a gente perceber que não é indicada uma opinião num determinado momento, o silêncio é a melhor solução. Já diz o velho ditado: "a palavra é de prata, o silêncio é de ouro". - Quando estamos esperando, sob pressão e seguros, temos uma dificuldade e uma dificuldade em melhorar bem articulados difíceis. A única coisa que é mais importante e organizada como ideias de prática mais recomendadas, com sinceridade, aquilo em que acredita. Um bom dia para você. Cuide-se...!

(Prof. Jânio Batista de Macedo)

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Mensagem de Terça-feira (11)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.