19/04/2021 - 07:00

Por: Antonio Costa / Zakinews

Conheça a trajetória de vida do ex-prefeito Walter Fidelis


Walter Fernandes Fidelis - Acervo de Nestor Fidelis


Antonio Costa, EXCLUSIVO ao Zakinews


Na matéria que abre a semana, Zakinews traz como enfoque principal a trajetória de trabalho e luta do cidadão Walter Fernandes Fidelis, que nasceu no interior de São Paulo, mas que, no entanto, tornou-se filho adotivo de Cáceres, e por esta cidade devotou enorme atenção e carinho, ganhando assim, uma legião de amigos e admiradores que por ele tinham respeito e consideração.

Walter Fidelis, político, advogado, professor, grande amigo de Cáceres e do seu povo, elegeu-se prefeito de Cáceres no período de 1989/1992. Antes, foi vereador (1963-1967) e deputado estadual, 1982.

A síntese de sua história é agora contada, graças a disponibilidade das informações que foram repassadas ao site pelo seu filho, Nestor Fidelis, cacerense, advogado atuante no estado.

Após o casamento em Cáceres, em 09.05.59, passaram a lua-de-mel em Santos/SP  - Acervo de Nestor Fidelis


Walter Fernandes Fidelis nasceu no dia 12 de agosto de 1936, na cidade de Ibitinga/SP. Filho de Geraldo Fidelis e Isaura Mendonça Fidelis, teve uma irmã, Voleide. Casou-se em Cáceres, com a cacerense Maria da Conceição, mais conhecida como dona Mary, com quem viveu mais de 50 anos. Dessa união nasceram os dois filhos, o primogênito Geraldo Fidelis Neto (casado, pai de cinco filhos), que é Juiz de Direito, e o caçula, Nestor Fidelis (casado, pai de dois filhos), que é advogado, já foi coordenador jurídico da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, secretário adjunto de Justiça do Estado e Procurador Geral da Prefeitura de Cuiabá. Ambos os filhos herdaram de Walter Fidelis a vocação para trazer a questão social para seus focos de ação.

Quando criança, Walter Fidelis morou com seus pais, em Valparaiso, Pacaembu e Irapuru, no estado de São Paulo, depois, na adolescência, viveu em Campo Grande, quando ainda havia um só Mato Grosso, onde começou o, então, curso ginasial, no Colégio Adventista em Santo Amaro/SP, concluindo no Colégio Marçal, na cidade de Santos-SP, cuja cidade cursou o chamado 2º grau. Transferiu-se definitivamente para Cáceres no mês de junho de 1956.

Chegada em Cáceres

A vinda para Mato Grosso com a família, quando ainda era solteiro, tinha o objetivo de abrir fazenda e fundar uma cidade. Hoje ela é uma realidade: Lambari D’Oeste.

Em Cáceres, pertenceu aos quadros da Loja Maçônica União e Força; presidiu o Rotary Clube; e fundou CAMC, uma cooperativa que agregava quase mil pequenos produtores rurais da região. Vocacionado, ingressou na vida pública, tendo optado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (o PTB, de Getúlio Vargas), pelo qual se elegeu vereador e honrou o, então, Presidente João Goulart, com o Título de Cidadão Cacerense.

Réveillon, 31.12.60 no Esporte Clube Humaitá, com sua esposa Mari e cunhado Estefano Simon  - Acervo de Nestor Fidelis


Em seguida, já era candidato a deputado estadual, porém, com o advento do golpe militar de 1964, foi aconselhado pelo comandante do 2º Batalhão de Fronteira, General Austragésilo Homem de Melo (o saudoso amigo Barão) a fazer uma retirada estratégica do cenário político, ocasião que aproveitou para voltar aos estudos e realizar o curso de Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, em São Paulo, onde foi discípulo de grandes mestres, entre os quais Ulysses Guimarães, Nelson Carneiro, Rogério Tucci, Sergio Sales e outros.

Posse no cargo de deputado estadual, em fevereiro se 1983, com sua esposa e filho Nestor - Acervo de Nestor Fidelis

Junho de 2009, discursando na tribuna da Assembleia Legislativa na qual recebeu o título Cidadão Mato-grossense  - Acervo de Nestor Fidelis


Deputado Estadual

Enfrentando a ditadura, foi candidato e se elegeu deputado estadual, para a legislatura 1982/1986, pelo partido da oposição, o histórico MDB, hoje PMDB. Tinha reeleição praticamente garantida, porém, acatando a determinação partidária, concorreu a deputado federal e, embora bem votado, sendo o quinto candidato que mais recebeu votos, com o dobro de votos de outros que se elegeram, deixou de ser deputado constituinte.

Porém, aproveitado pelo Governo Carlos Bezerra como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, que coordenava também o setor ambiental em Mato Grosso, tornou-se um mito no combate ao uso do mercúrio nas atividades de garimpagem, mormente na cabeceira do Pantanal (Poconé).

Edição do Jornal Correio Cacerense do dia 20 de novembro de 1988, após o pleito eleitoral de 15/11/1988 - Acervo: Arquivo Público de Cáceres

O ex-prefeito recebido pelo então presidente José Sarney. Na pauta importantes reivindicações para Cáceres. Caic, Hospital Regional, etc - Acervo de Nestor Fidelis


Prefeito de Cáceres

Seu último mandato eletivo foi como prefeito de Cáceres, em cujos destaques administrativos pouco divulgados inclui-se a viabilização de obras vultosas como o Hospital Regional, o CAIC, o Centro de Estudos Supletivos, a implantação da área hortifrutigranjeira do Facão, além da instalação da Secretaria Municipal de Saúde, total apoio para ampliação do Fórum e suporte logístico para a instalação e manutenção da, então, Junta de Conciliação e Julgamento e Juizado de Pequenas Causas, isso sem se falar no grande avanço na área social, notadamente a saúde.

Nos últimos anos de sua vida, presidiu o PMDB de Cáceres, sempre afirmando sentir-se realizado como político.

Uma das maiores emoções de sua trajetória foi receber o Título de Cidadão Cacerense, outorgado pela Câmara Municipal em 2008. E em junho de 2009 teve a feliz surpresa de ter sido agraciado com o Título de Cidadão Mato-grossense, pela Assembleia Legislativa. Para Walter Fidelis, isso foi uma glória.

Junho de 2009, discursando na tribuna da Assembleia Legislativa na qual recebeu o título Cidadão Mato-grossense  - Acervo de Nestor Fidelis


Walter Fidelis, advogado e professor de direito na Unemat, instituição pela qual tanto lutou para que fosse criada e instalada em Cáceres, desde os tempos em que exerceu o cargo de vereador, o início da década de 60, deixou esse mundo no dia dos pais de 2016, dois dias após ter completado 80 anos de vida. 

Em 2019, o juiz Dr. Geraldo Fidelis e dona Mari Fidelis ao lado da placa do Residencial Walter Fidelis, um conjunto habitacional com 490 casas construídas no baiirro Vila Real. A denominação em homenagem ao ex-prefeito, foi de autoria vereador Rubens Macedo


Residencial leva seu nome no bairro Vila Real

O residencial de 490 casas construído no bairro Vila Real em Cáceres, entregue dentro das comemorações dos 239º (2017) aniversário de Cáceres, ganhou o nome do prefeito Walter Fidelis.

A iniciativa partiu do vereador Rubens Macedo (PTB), foi acatada pelo então prefeito Francis Maris. Residencial Walter Fidelis foi construído através do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Walter Fidelis faz pose para a foto de Wilson Kishi, em 25/02/2013, na Câmara Municipal de Cáceres - Foto: Wilson Kishi


Se despediu de todos num vídeo

Um fato curioso é que no seu funeral foi descoberto um vídeo que ele havia gravado dois meses antes, no qual se despede de todos, agradece por tudo, pede perdão por algo que tenha feito e assume já haver perdoado os que foram seus inimigos por algum motivo qualquer. Foi um momento de grande emoção quando esse vídeo foi reproduzido naquela ocasião.

No último ano de vida, já acometido de um câncer no cérebro, enquanto fazia parte do tratamento em São Paulo ou Cuiabá, Walter Fidelis foi claro para sua família no sentido e que desejava que, quando chegasse o momento, seu corpo fosse sepultado em Cáceres, terra que tanto amou e se dedicou. E assim foi feito.

“Walter Fidelis, a generosidade em pessoa, deixou pegadas luminosas para os que com ele conviveram e podem seguir seu roteiro de trabalho, justiça social, amor à natureza, ao próximo e a Deus”.

 REGISTROS 
Confraternização na Loja Maçônica União e Força, em 1962 - Acervo de Nestor Fidelis
Com a família de sua esposa, os Cardoso Leal, por ocasião da despedida da Irmã Leila, que estava se dirigindo ao convento em São Paulo - Acervo de Nestor Fidelis
Primeira entrevista como prefeito, em janeiro de 1989 - Acervo de Nestor Fidelis
Casal Walter e Mari em casa, 2006  - Acervo de Nestor Fidelis
Nestor, Mari, Geraldo e Walter Fidelis: 2006 - Acervo de Nestor Fidelis
Aniversário em 2014, com esposa, filhos e netos Fernando, Eduardo e João Fidelis - Acervo de Nestor Fidelis
Posse no cargo de prefeito de Cáceres, em janeiro de 1989 - Acervo de Nestor Fidelis
Em 2014, em sustentação oral no plenário do TCE/MT - Acervo de Nestor Fidelis

Uma das últimas fotos em família, registrada com a presença de Walter Fidelis e dona Mari
Walter com sua esposa Mari, sua irmã Voleide, seu filho Geraldo e nora Jaque Fidelis - Acervo de Nestor Fidelis
Manchete do Jornal Correio Cacerense após vitória nas urnas do candidato do PMDB, Walter Fidelis









Comentários: ( 18 ) cadastrados.
Por: Ageo Villanova
Cáceres
Parabéns Kishi, pelo belo trabalho que você faz, resgatando as pessoas que fizeram por essa Cáceres que Amo tanto, e escolhi para viver depois da minha aposentadoria, terra de meu pai Francisco Villanova Filho (Pancho)👏👏👏👏👏👏👏
21/04/2021 05:15:57

Por: Everaldo
Óbidos
Parabéns a matéria relatado um grande homem digno dessa homenagem.
20/04/2021 22:42:10

Por: Olga Maria Castrillon Mendes
Caceres
Um homem de grandes realizações. Seu nome é parte da memória histórica e social de Cáceres. Parabens pela bela homenagem!!
20/04/2021 21:20:42

Por: Rubens Macedo, vereador -Caceres-Mt.
Caceres
E com muito orgulho e satisfação q deixo aqui registrado q Walter Fidelis, deixou um legado na minha cidade, um grande amigo, tive o prazer e a honra de ter sido vereador qdo ele democraticamente pelo voto popular foi eleito PREFEITO em 1988, eu já era vereador, finado BATICA era Presidente da Câmara, tempos bons, Caceres era uma cidade tranquila, hospitaleira, Bezerra era o Governador de MT. MDB, mesmo partido de Walter,q pediu ao Gov.um Hospital p/Cáceres Hospital Regional, pelo menos uma vez por semana tomava café da manhã com ele e minha querida amiga dona Mary, pessoas maravilhosas.Saudade e Gratidão pelos 4 anos de boa convivência. Nestor e Geraldo, seus pais teve muito orgulho de vcs.Walter foi um grande político , prefeito e Deputado .
20/04/2021 20:40:54

Por: Everton
Caceres
Amigo do povo, lider, competente, Walter foi um nome de peso em nossa política e mais cacerense que muitos nativos. Parabéns pelo importante reconhecimento que o site deu a ele...
19/04/2021 18:27:50

Por: Antonio Carlos
Cáceres
Walter fez história na nossa querida Cáceres, uma homenagem merecida
19/04/2021 17:45:14

Por: Domingos
Caceres
Grande politico, saldoso senhor Fidelis 👏👏👏
19/04/2021 15:50:47

Por: Paulo Cesar Homem de Melo
Cuiabá
Walter Fidelis, de família de desbravadores do Oeste de Cáceres, aqui foi acolhido no seio da família de sua esposa Mari, filha de Nestor Cardoso Leal, um verdadeiro desbravador do nosso Oeste, que recebeu o General Rondon, guiou meu Pai na Fronteira e em Cáceres, tornaram-se compadres e amigos até a morte. Walter continuou a saga de sua Familia e com sua verve escreveu um belo capítulo da história de Cáceres. Meus orgulho de ter conhecido essa figura marcante , desde sua luta pelos ideais nos anos 60 , o executivo da idade adulta e a conversa plena com mais idade. Kishi e Antonio Costa , vocês fazem um bem para Cáceres e nossos jovens divulgando a vida desses heróis .
19/04/2021 15:13:45

Por: valmira
caceres
especial essa homenagem amigo...
19/04/2021 14:11:04

Por: Mario C.
Cáceres
Walter deixou grandes ensinamentos, um homem que tive o prazer de trocar muitas ideias e aprender muito com ele.
19/04/2021 13:45:30

Por: BRUNO HOMEM DE MELO
Cuiabá
inesquecível Walter fidelis.. linda homenagem
19/04/2021 13:09:48

Por: Marlene Santanna
Cuiabá
Kishi, o senhor Walter Fidelis foi realmente um grande homem que mereceu as homenagens que recebeu em vida e que continua recebendo... Cáceres tem grandes nomes que precisam ser lembrados, obrigada por contribuir para nossa memória se manter viva com tantas boas lembranças.
19/04/2021 10:37:53

Por: Marilene de Oliveira Nascimento
Cáceres-MT
Homem íntegro onesto, era Walter Fidelis para ele não tinha exceção de pessoas ele tratava todos iguaes, e o amor que ele tratava as lideranças comunitárias. Tudo que eu sou eu aprendi com ele. Parabéns Nestor pela sua Maravilhosa homenagem, pude fazer uma viagem de volta ao tempo, gratas lembranças, tenho orgulho de ter sido amiga de alguém com com tão alto gabarito e amor.
19/04/2021 10:37:47

Por: Sergio Lima
Caceres
Homem de bem, quem o conheceu sabe o quanto lutou com justiça e empatia,cumpriu com seu papel na terra deixando um legado extraordinário passado pelas suas gerações seguintes. Forte abraço a todos da familia Fidelis.
19/04/2021 09:33:20

Por: Masato Nakahara
Cáceres. Mt.
Que relato extraordinário a trajetória da vida do ex.prefeito Dr Walter Fidelis este que foi um grande Prefeito de Cáceres,honesto,humilde, amigo de todos sou eterno admirador
19/04/2021 08:58:36

Por: Lia
Cáceres-MT
Merecido reconhecimento de cidadão cacerense ao Walter Fidelis, o sentido da vida é servir as pessoas, ser um exemplo e ter histórias pra contar. Parabéns pelas tão destemida batalha e por ter formado essa familia especial. Abraço a todos.
19/04/2021 08:28:15

Por: jorge
caceres
parabens pela escolha amigo, essa homenagem é mais que merecida...
19/04/2021 08:22:24

Por: Marta Dias
Cáceres
Uma das mais tradicionais famílias da nossa cidade, muito respeito pela historia do senhor Walter, homem íntegro e de muita generosidade.
19/04/2021 08:02:55

Faça o comentário para a noticia: Conheça a trajetória de vida do ex-prefeito Walter Fidelis

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.