Apoio parlamentar

Franco Valério impulsiona resgate histórico da historiadora Maria de Lourdes Fanaia

publicidade

Em um gesto que reforça a vital importância da memória e da pesquisa histórica para a identidade de um município, o vereador Franco Valério (PSB) destaca-se ao apoiar a publicação de uma obra fundamental sobre os primórdios da vida legislativa cacerense. O lançamento do livro, que aprofunda a pesquisa da historiadora Maria de Lourdes Fanaia sobre os vereadores da antiga Vila Maria do Paraguai, ecoa um legado de valorização histórica iniciado por figuras como o saudoso Dr. Hênio Maldonado.

O Plenário da Câmara Municipal de Cáceres leva o nome do “Vereador nº 01 do Brasil”, Dr. Hênio Maldonado, uma homenagem merecida ao parlamentar que dedicou seu tempo a uma pesquisa minuciosa, no mundo todo, sobre as atividades dos legisladores, ao longo dos séculos. Seu trabalho incansável não apenas evidenciou a riqueza dos registros históricos, mas também inspirou o Senador Passos Porto a apresentar um projeto de lei no Senado Federal, instituindo o 1º de Outubro como o Dia Nacional do Vereador, pela Lei Federal nº 7.212/1984 – uma data que, simbolicamente, precede o lançamento da nova obra.

Dr. Hênio Maldonado (foto) e dados da secretaria do Senado Federal sobre o registro da propositura do
senador Passos Porto sobre o Dia Nacional do Vereador

O Dr. Hênio, vereador por três legislaturas (1970/1973, 1973/1977 e 1977/1983), já demonstrava a importância da preservação documental. Em junho de 1972, ele indicou ao então prefeito Dr. Luiz Marques Ambrósio a contratação do professor Natalino Ferreira Mendes, um notório pesquisador, para compilar a história da cidade. Desse esforço nasceu a obra “História de Cáceres”, publicada em 1973, que se tornou um pilar para a compreensão do passado local.

Professor Natalino Ferreira Mendes registra as principais ações das Administrações municipais no livro “História de Cáceres”

A professora e doutora em História, Maria de Lourdes Fanaia, segue essa trilha investigativa, através de pesquisa. Desde 2005, quando seu trabalho preliminar “Um esboço sobre a Câmara Municipal de Vila Maria do Paraguai 1859-1889” foi publicado com o apoio do então presidente da Câmara, vereador Wilson Kishi, Malu, como carinhosamente é chamada pelos amigos, tem se dedicado a desvendar a atuação dos vereadores desde a época em que Cáceres era conhecida como Vila Maria do Paraguai. Sua pesquisa inicial abordou o Poder da Câmara Municipal de Vila Maria do Paraguai entre 1859 e 1889, revelando a função primordial dos edis na administração e legislação do espaço urbano e de sua população. As Atas da Câmara daquele período, como ela ressalta, são documentos de “valor imensurável”, registrando as ações e políticas dos legisladores.

Em 09/05/2005, então presidente Wilson Kishi levanta o banner de divilgação do livro da Malu – Foto: Marcelo Parragas

Passados pouco mais de vinte anos daquele primeiro lançamento, ainda preliminar, a história do legislativo cacerense ganha um novo capítulo. O vereador Franco Valério (PSB) tomou para si a missão de dar continuidade e impulsionar a complementação do trabalho de Maria de Lourdes Fanaia. “Sensibilizei com o trabalho de pesquisa desenvolvido pela historiadora Maria de Lourdes Fanaia, sobre os vereadores de Cáceres nos primeiros trabalhos legislativos da década dos anos 50 do século XIX”, afirmou Franco.

A iniciativa de Valério foi além: ele próprio contatou a historiadora para oferecer apoio e, por meio do deputado estadual Beto Dois a Um, garantiu que a obra completa fosse publicada e entregue à comunidade cacerense. “O Deputado Beto Dois a Um, sabendo da importância de que é uma pesquisa e sobre a história do parlamento de uma cidade do interior do Estado, mas de grande importância por registrar fatos que marcaram a história de Cáceres, não pensou duas vezes em colaborar para a publicação do livro”, agradeceu Franco, evidenciando a parceria que viabilizou este importante projeto.

A conexão de Franco com a história de sua cidade é ainda mais profunda e pessoal: “Olha que, lendo o que a Maria de Lourdes captou na sua pesquisa, descobri que o primo do meu bisavô (Salvador Jorge da Cunha) foi um dos seis primeiros vereadores do município.” Essa descoberta pessoal ressalta a relevância da pesquisa para a compreensão da própria genealogia e do papel de suas famílias na construção de Cáceres.

O Lançamento acontece nesta quinta-feira, 02, no Plenário Dr. Hênio Maldonado

A Dra. Maria de Lourdes Fanaia, cacerense de coração e professora doutora na Universidade de Cuiabá (UNIC), está prestes a lançar a versão completa de sua pesquisa de mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O livro mergulha nos documentos dos vereadores do século XIX, trazendo à luz detalhes inéditos sobre o funcionamento da Câmara Municipal, as intervenções dos legisladores na vida dos moradores, as propostas políticas da época e os desafios para sua concretização. A obra revela, ainda, como era a cidade e como seus habitantes se relacionavam com as prerrogativas instituídas pela Câmara.

A noite de autógrafos e um bate-papo com a autora estão marcados para o dia 02 de outubro, às 19h, no Plenário Dr. Hênio Maldonado, na Câmara Municipal de Cáceres. Este evento integra as celebrações do aniversário da cidade (06/10), e toda a comunidade cacerense e entusiastas da história local estão cordialmente convidados a prestigiar.

Baseada em documentos oficiais de arquivos públicos como APMT, APMC e ANRJ, a pesquisa de Maria de Lourdes Fanaia é pioneira ao investigar a instituição da Câmara Municipal de Cáceres no século XIX. O livro, com incentivo cultural e apoio do vereador Franco Valério e do deputado estadual Beto Dois a Um, não é apenas um registro histórico, mas uma “excelente ferramenta pedagógica para alunos do ensino fundamental e médio”, como destaca a autora, inspirada pelo saudoso professor Natalino Ferreira Mendes, que a encorajou a desvendar a vastidão dos registros oficiais, desde orçamentos e despesas até a curiosa prática dos “pregões públicos” para obras e serviços, como a alimentação da cadeia.

Ao valorizar e apoiar a pesquisa histórica, o vereador Franco Valério não apenas homenageia o passado de Cáceres, mas pavimenta o caminho para um futuro onde a compreensão das raízes fortalece a identidade e o senso cívico de seus cidadãos. Sua atuação é um lembrete de que a história não é apenas um registro, mas uma bússola para a gestão pública e o desenvolvimento social.

8 respostas

  1. NOSSOS APLAUSOS AO ILUSTRE AMIGO CONTERRÂNEO VEREAFOR ATUANTE Jornalista FRANCO VALERIO QUE NOS ORGULHA E REPRESENTA Valorizando O PATRIMONIO IMATERIAL E CULTURAL HISTÓRIA DE LUTA DO NOSSO NAO DEIXANDO FICAR NO ANONIMATO EM APOIAR ESSA FILHA Ilustre DE CÁCERES . DRA. Maria DE Lourdes FANAIA CARINHOSAMENTE CHAMADA POPULARMENTE MALU FANAIA DEUS ABENÇOE VOCÊS VIVA A CULTURA PARABÉNS E NOSSOS AGRADECIMENTOS Curitiba 1 DE OUTUBRO DE 2025 PARABÉNS VEREADORES .

  2. Parabenizo a Professora Maria de Lourdes e o Vereador Franco Valério pelas felizes iniciativas.
    Um povo que não conhece e não preserva sua História, jamais será um povo livre.

  3. Sem dúvida sua pesquisa e o lançamento de seu livro incentiva os graduandos em história, estimulando a investigação dos estudos historiográficos no campo local e regional. É o dialogo entre o geral e o específico, o local e o nacional. Meus parabéns.

    1. Sinto um imenso orgulho por ter sido seu aluno e uma grande honra tê-la como nossa paraninfa na formatura de 2003. A sua dedicação, sabedoria e exemplo foram fundamentais para a minha formação e deixaram uma marca inesquecível em minha trajetória. Sou grato por todo o aprendizado e inspiração que recebi de sua parte. Parabéns Dra Malu.

  4. Penso que o momento que estamos aqui é a grande oportunidade de podermos evoluir pra melhor em nossas atitudes,a história é fundamental pra podermos entender um pouco mais os trajetos da vida. Obrigado Kishi, Maria de Lurdes fanaia, Olga, Paulo Fanaia e a todas as resistentes famílias de Cáceres que ajudaram na construção de nossa Cidade. Essa semana é especial, Cáceres tem festa do aniversário da nossa amada cidade. Bjo a todos

  5. Parabéns Dra. Malu, por tão importante pesquisa e obra. É um resgate. Parabéns vereador Franco Valério agora e, parabéns ex vereador e confrade Wilson Kishi pelo apoio no passado próximo. Parabéns Cáceres, nos seus 247 anos

  6. Gostaria de parabenizar a professora Malu por mais esta obra, que sem dúvida traz uma importância histórica imensa para a cidade de Cáceres. Ela resgata a memória dos esforços da câmara de vereadores em benefício da população. Trata-se de um trabalho exemplar, como bem destacou o vereador Franco Valério, cuja semente foi plantada em 2005 com o apoio do então vereador Wilson Kishi. Meus cumprimentos a Kishi e Franco Valério por acreditarem na pesquisa e por apoiarem a dedicação da professora Maria de Lourdes. Que novos projetos possam florescer!

  7. O incentivo público contribuindo para manutenção da memória da cidade. De parabéns o parlamentar Franco Valério pela sensível iniciativa e a pesquisadora Maria de Lourdes pela fecunda pesquisa. O IHGC orgulha-se de tê-la em seu quadro de Associada correspondente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade