Nota de Falecimento

Cáceres perde Manoel Vicente Batista Filgueira, aos 75 anos

publicidade

Na tarde deste domingo, 29, Cáceres perdeu um de seus filhos de família tradicional. Manoel Vicente Batista Filgueira, conhecido carinhosamente como Mané, faleceu no Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes, após uma batalha contra a Síndrome de Fournier. Internado desde setembro, Manoel sofreu uma parada cardíaca às 15h30, vindo a óbito.

Nascido em 30 de março de 1949, Manoel era o filho de Vicente Evaristo Filgueira e Tereza Batista Filgueira. Ele cresceu em uma família numerosa com oito irmãos: Ivan Nei, João Batista, Zezito, Everaldo, Zenir, Zeneide, Aparecida e Sérgio (in memorian). A família era conhecida por administrar a Casa São Vicente, uma das mais renomadas lojas de ferragens de Cáceres. Após o falecimento do patriarca, Manoel e seus irmãos mantiveram o legado da família por muitos anos.

Manoel era mais do que um comerciante; ele era um craque nos campos de futebol, onde ganhou o apelido de “Mané Sapo”. Entre amigos e familiares, era também conhecido como “Irmãos Metralhas” e, mais recentemente, no hospital, como “Fênix da UTI”, devido à sua capacidade de enfrentar adversidades com um sorriso no rosto. Mesmo durante o tratamento, Manoel não perdeu o humor, encantando as equipes do hospital com sua alegria de viver.

Casado com Aldaise de Moraes Vaz, a querida Dazinha (in memorian), Manoel teve uma única filha, Daza de Moraes Vas Batista Filgueira. Ele era um pai amoroso e um amigo de muitos, conhecido por suas tardes passadas na calçada da Rua Marechal Deodoro, onde cumprimentava todos que passavam. Sua presença iluminava o ambiente e sua ausência será profundamente sentida.

Daza, em nome da família, expressou sua eterna gratidão às primas Camila e Graziela, que, na sua ausência, estiveram ao lado de Manoel durante o tempo de internação, e aos funcionários do hospital que cuidaram dele com dedicação. “Uma gratidão eterna às primas e aos funcionários do hospital que acompanharam ele todo esse tempo”, declarou Daza.

O velório de Manoel acontecerá às 20h na Capela da Pax Silva, na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento está marcado para segunda-feira, dia 30, às 16h, no Cemitério São João Batista. Cáceres se despede de Manoel Vicente Batista Filgueira, mas seu legado de alegria e amor à vida permanecerá vivo nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

63 respostas

  1. Jamais esquecerei seu contagiante sorriso meu companheiro Mane Bora. Que Deus o receba de braços abertos. Eu arrumei uma namorada chamada Tereza que trabalhava no BCentral pra ele. Quando ela falou em casar ele fugiu pra Caceres e nunca mais voltou! Coisas do Manoel. Era só alegria

  2. Mane Bora, como eu e Bodao Rampsay o chamava-mos. Jamais consigo esquecer a contagiante alegria em seu rosto. Que Deus o receba de braços abertos nos céu. Saudades infinitas

  3. Foi um dos bons amigo que tive na República de Cacerenses na 404SQS Asa sul em Brasília.DF. ele era chegado numa branquinha e eu não conseguia acompanha-lo. Pensa num poço de alegria e felicidade era Manoel Bora, como era chamado pelos amigos. Deus o tenha nos braços de Abraão. Saudades Helio Boiadeiro Garcia.

  4. Um bom amigo. Onde encontrava era um abraço apertado e um beijo no rosto. Sempre animado, feliz, fazendo piada. A última vez que nos vimos o levei para casa pois estava com um andador. Vai deixar saudades. Sempre dizia: gosto de todos vocês, mas você eu amo. Vai com Deus meu amigo, um grande abraço.

  5. O conheci em Brasília, havia duas repúblicas de cacerenses, estudantes sim, “pero no mucho”, nosso negócio era fazer festa. Festa nunca faltou toda vez que nos reencontravamos, eu ainda em Brasília e ele já morando em Cáceres. Me aposentei,voltei pra terra e um dos maiores prazeres era ir ao Jubinha, era uma certeza encontra-lo lá pela manhã, sempre com um sorriso no rosto, o bom humor, a fina ironia e o excelente bate papo. Vai fazer muita falta. Vá em paz meu amigo, que eu só chamava de Mané Pouso, tu vai fazer bem ao céu!

  6. Por onde passou deixou alegria e tenho a certeza que o mesmo está fazendo agora junto de Jesus na casa do Pai Celestial e meus sentimentos à família, amigos e simpatizantes!

  7. Grande Mané tive o privilégio de conhecê-lo
    Era cliente da conveniência carretão onde o conheci,sua alegria era extraordinário contagiava a todos com suas histórias.
    Descanse em paz amigo.

  8. Meu amigo Mané, muito triste com o seu passamento, tivemos uma convivência alegre com muitos encontros nos botecos de Cáceres, muitas histórias bonitas e até um samba enredo fizemos juntos sentados num balcão de bar. Possuía uma memória brilhante, conversava qualquer assunto sempre com muito humor e sabedoria.
    Deus te receba, meu amigo!

  9. Estou muito TRISTE pois não vou poder despedir pessoalmente do MANÉ, estou no Rio Grande do Sul, com minha família. Aos meus 17 anos trabalhei com esses irmãos, na famosa Casa São Vicente dos “IRMÃOS METRALHAS” foi o meu primeiro emprego, aprendi e diverti muito com esses irmãos, mas o “MANÉ” era o que alegrava a todos com suas piadas, apelidos e os sarros que ele fazia com todos, mas sempre carinhosamente, depois que virei ARTISTA o MANÉ sempre me ligava e eu sempre que podia sentava com ele na calçada em frente o seu apto, na rua Mal. Deodoro, OBRIGADO por tudo que me ensinou e me divertiu e vai em PAZ meu GRANDE AMIGO “MANÉ”

  10. A morte é uma ilusão, é somente uma longa viagem para o céu. Nós estudamos juntos no ginásio, Eu, Zezito e o Mané Sapo e também jogamos muita bola juntos no time Mixto. Ele era ponta esquerda, Zezito ponta direita e Eu centro avante. Fiz vários gol recebendo a bola deles. Sai de Cáceres em 1969 e nunca mais encontrei com eles. Hoje o meu coração chorou por lembrar desse fato. Vai com Deus meu amigo.

  11. Meu querido tio Mel, quando criança o chamava assim, sua alegria era contagiante, era sábio, conversava a respeito de tudo com excelência. Lembro dele cantando para mim “…seus olhos são rasgadinhos igual boneca japonesa…” consegui visitá-lo na UTI, ele não podia falar, mas reagiu as conversas que tive com ele. Siga seu caminho em paz, querido tio.

  12. Vá em paz, Mané!
    Meu amigo de muitos anos e colega de república em Brasília no anos 1970, onde tinha o apelido (todos tinham e se chamavam pelo apelido) de Clodovil, em referência ao estilista de moda famoso.
    Convivência boa, cheia de casos e de alegres recordações. Já em Cáceres, sempre que nos encontrávamos riamos dessa convivência de república de jovens cacerenses que marcou as nossas vidas, daqueles que ainda estão por aqui e daqueles que se foram.
    Adeus, meu amigo!

  13. O FÊNIX DESCANSOU E FOI MORAR COM DEUS E QUE ELE TIO MANE DÊ UM BOM LUGAR AO SENHOR AÍ NO CÉU PORQUÊ ELE SABE QUE VC MERECE E OBRIGADO ZAKINEWS PELA BRILHANTE MATÉRIA SOBRE O MEU TIO

  14. Mané é foda. Nós deixa justamente quando eu iria comentar com ele o Show de Caetano. E. Bethânia. Ah mané….. Homem letrado. Inteligente. Ele. Tinha por mim o carinho especial. Última vez que encontrei ele ele reclamou. Professor como assim.? Meu neto a professora de Geografia está pedindo sobre plano diretor dae cidadene plano de mobilidade urbana? Kkkkkk
    Foi um amigo.
    Uma pessoaais idosa que eu mas que desde os tempos do Bar da Promoção do Djla já tínhamos muitas conversas sobre História
    Música. Cultura. Geografia e política. Ele diferente dos outros era um progressista de esquerda não militante mas que tinha análises interessantes e que a juventude hoje precisava ouvir.

  15. Mané Sapo, camarada alegre, sempre brincalhão… jogamos uma bolinha em Brasília…Rua Marechal Deodoro, que Deus o receba com todo carinho!

  16. Triste notícia, conheci Mané desde minha juventude, gostava muito dos seus pais, éramos vizinhos. Que Deus e seus entes queridos o acolha em seus braços 🙏🏻🫂

  17. Meus sentimentos a Sua filha Daza, e toda a família.
    Vai em paz meu amigo, lembrarei sempre da pessoa alegre que vc era, sentiremos saudades das suas brincadeiras, e das boas conversas que tivemos.

    1. Meus sentimentos a toda família, ele sempre foi amigo do meu pai até o dia da morte Devido ao câncer e que desde de criança me chamava de Chiquinha pelo apelido do meu pai Chico. Sentiremos saudades seu mane, um dos irmãos metralhas.

  18. Cárceres perde mais um filho Ilustre. Mané grande amigo, iluminado, uma alegria contagiante. Descanse em paz meu brother. Nossos sentimentos aos familiares pela irreparável perda.

  19. Manoel, hoje é um dia triste para nós Filgueira! Você partiu para a casa do Pai . Mano, você sempre foi uma pessoa alegre, inteligente, de bem com a vida e muito brincalhão. Você nos deixou muitas lembranças boas ! Saudades, meu irmãozinho! Descanse em paz em sua nova morada. Vá com Deus!!

  20. Meus sentimentos a família e amigos e Deus em sua infinita misericórdia conforte o coração de todos nós..Abraços fraternos..
    Descanse em Paz meu amigo!!

  21. Linda homenagem dos amigos do meu primo Manoel. Não convivi com ele , mas o pouco que tive oportunidade de encontrá-lo deu pra perceber a sua alegria e jeito ímpar de ser.
    Voltou pra casa do Pai. Que Deus o tenha no seu Reino de Paz e amor.

  22. Meus sentimentos pelo passamento do Mane , sempre alegre, contando piada e sorridente. Grande Mane. Deus te receba no seu reino. Vai deixar muitas lembranças. Descanse em paz.

    1. Sim esse carinho e amor pela vida que minha mãe Cleide Cebalho,que viveu 20 anos com ele e minha filha que teve todo amor e carinho de avô, sentimentos muito a partida dele ,que ficou as saudades dos aniversários e Natal junto a nossa família!
      Vá em paz meu velho paidastro, gratidão por tudo e me ensinar que amor e carinho não precisa ser de sangue e por ter sido um avô maravilhoso pra Lívian todos esses anos 🙏❤️

  23. Meus mais profundos e sinceros Sentimentos extensivo aos familiares e amigos…
    Que Deus conforte os vossos corações 💕 💕 💕 💕 💕 extensivo aos familiares e amigos…
    Abraços Fraternos….
    Jucyara Sortica e família

  24. Deus te acolha com amor no seu Reino Celeste, estimado Manoel. Segue em paz. De você, guardaremos boas lembranças!
    Nossos sentimentos e preces a família e familiares.

  25. Manoel era uma alegria onde passava estudamos no CE 11 de Março amigo de infância e com certeza será bem recebido por Deus meus sentimentos a família Edmar Dorado Rodrigues

  26. Manezinho , um grande amigo. Um coração de ouro. Que o Senhor lhe acolha em seus braços e que tenhas muita luz na sua passagem.
    Um grande abraço e meus sentimentos a toda família.

  27. Grande Mane Bigode, pessoa inteligente, carismática e sempre feliz. Meu amigo, que o bom Deus te receba. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e, em especial a Daza.

  28. Vc vai deixar muitas saudades Mané.
    Sua simplicidade,suas brincadeiras e gargalhadas ficarão registradas nos anais do folclore cacerense.
    Vá em paz Mané
    Cáceres agradece.

  29. Mané Vicente deixou suas marcas na familia Unematiana, através da querida Daza (Aldaise), exímia funcionária da Secretaria do IESC. Siga na luz!!

  30. Triste partida de uma pessoa tão especial em toda sua essência.
    Carinhosamente, Mané Sapo, a exemplo dos seus irmãos tinham o bom viver com trabalho e muito humor. Com eles a tristeza não chega por perto.
    Descanse em paz, bom amigo!

    1. Mane, grande amigo de república em Brasília nos anos de 73/75. Sempre que encontrávamos as recordações ganhavam vida. Eram noitadas de final de semana jogando canastra com inesquecíveis parceiros, tais como: Bodão – Márcio Torres; Rosana – Nivaldo Araújo; Pigmaleão – Reco (in memoria); Catu – Augusto Mario; Marcha Lenta – Luiz Mario; Everaldo Fontes e muitos outros. Que DEUS o receba em luz grande amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade