A Prefeitura de Cáceres continua avançando no programa de substituição de pontes de madeira por aduelas de concreto em diversas comunidades da zona rural. A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança, melhorar a mobilidade e facilitar o escoamento da produção agrícola, beneficiando produtores e famílias que dependem diariamente das estradas vicinais.
Desta vez, o distrito de Nova Cáceres foi novamente contemplado com a instalação de novas aduelas, agora na estrada do Primeiro Linhão. O serviço integra uma série de intervenções realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística – SMIL, que vem intensificando o trabalho de melhoria e manutenção das vias rurais em todo o território cacerense.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Demis Rogério, a substituição das antigas pontes de madeira representa um avanço importante na durabilidade das estruturas e na segurança da população rural. “As aduelas proporcionam um fluxo mais seguro, reduzem riscos de acidentes e diminuem significativamente os custos de manutenção ao longo do tempo”, destacou o secretário.
A prefeita Eliene Liberato Dias ressaltou que a utilização de aduelas de concreto traz economia e eficiência à gestão pública. “As pontes de madeira sempre necessitam de manutenção. As aduelas de concreto são definitivas, duradouras e trazem segurança aos condutores de veículos que precisam transitar pelas estradas para chegar às suas propriedades, garantir o escoamento da produção e o transporte escolar”, afirmou Liberato.
Com quase 25 mil quilômetros quadrados, Cáceres é o quarto maior município em extensão territorial de Mato Grosso, o que exige atenção constante e investimentos em infraestrutura rural para garantir o acesso a todas as regiões.
Os recursos para as obras, segundo a prefeita Eliene, são oriundos do programa estadual Mais MT, do Governo de Mato Grosso, que fornece as peças de concreto. Já o município entra com a mão de obra e o maquinário necessários para a instalação dos bueiros celulares e construção das alas de concreto, estruturas que formam as paredes de entrada e saída das aduelas.
O Coordenador da Zona Rural, Emerson Mendonça, destaca que com esse trabalho contínuo, a Prefeitura de Cáceres reafirma o compromisso com o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades do interior.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT



























