SHIMBUN

Critério Técnico

   A 3ª suplente de vereadora Luciana Crepaldi (PSD) foi nomeada coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Ela vai substituir, até julho/2013, a professora Maria Ângela Cardoso de Oliveira durante seu período de férias e licenças a que tem direito. Maria Ângela vem ocupando o cargo de coordenadora desde 2009 quando o órgão estava sob comando da Silvia Fernandes (PT).   Luciana, que na Eleições de 2012 obteve 693 votos, fez parte da coligação Cáceres Forte (PSD/PSB) que elegeu três vereadores: Valdeníria Dutra Ferreira, Felix Alvares e Tarcísio Paulino. Segundo a secretária Neucy Longhi, Luciana teve a seu favor, todos os requisitos técnicos e foi acatada pelo prefeito Francis.

[ 1 Comentário ]

Arimatéia faz cobrança pelo Empa

 Antes de cada sessão ordinária da Câmara de Cáceres, acontece um espaço destinado a pessoas previamente inscrita para usar a “Tribuna Livre”. Nesta semana o 7º suplente de vereador José de Arimatéia Gomes dos Santos (PPS), que nas eleições do ano passado obteve 291 votos, fez uso da palavra e cobrou das autoridades para que olhem com carinho para o bairro Jardim das Oliveiras. Segundo Arimatéia, está uma calamidade. A situação está ficando insuportável e as vias intransitável.

[ 1 Comentário ]

Dia Internacional do Consumidor

 O Procon de Cáceres em parceria com a Subseção da OAB de Cáceres, o Poder Judiciário, Defensoria Pública, estão promovendo durante todo o dia de hoje (15) uma atividade na Praça Barão do Rio Branco em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. A ação consiste em orientar as pessoas sobre os direitos e deveres que cada cidadão tem enquanto consumidor. É importante que cada pessoa se manifeste ao sentir lesado ou prejudicado.

[ 0 Comentário ]

Conquista Indefinida?

Depois de longos anos, os Procuradores Municipais tiveram sua vitória em julho/2012, com a aprovação da Lei Complementar 96/2012, que de fato, criou a Procuradoria Geral do Município, antes vinculada à Secretaria de Governo. Ganharam do então prefeito Túlio Fontes, estrutura de um órgão da prefeitura e regulamentou a carreira de procuradores municipais. A LC entrou em vigor na sua publicação e os efeitos financeiros incidentes a quem de direito, só entrou em vigor a partir de janeiro deste ano. É nesse ponto que  tem deixado o prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) encucado e mais enrolado com o gasto de pessoal. Francis pretende revogar essa lei complemantar 96, por considerar que gera um impacto na folha de pessoal.

A primeira tentativa foi na segunda-feira (4) passada. O projeto chegou à Câmara após o horário de expediente e não houve como colocar na pauta da sessão daquele dia. A expectativa é que na sessão desta semana, o projeto seja, pelo menos, lido e encaminhado às Comissões permanentes para emitir pareceres. O procurador do município Gilberto Costa esteve presente na última sessão e conversou longamente com o secretário de governo Neto Gouveia. O assunto foi no pé de ouvido, mas com certeza falava sobre a pretensão do prefeito.

[ 4 Comentário ]

Insistência que deu certo

   Com relação ao projeto de extinção da Codec, Túlio Fontes só conseguiu concretizar na terceira tentativa de aprovação pelos vereadores da gestão anterior. Nas duas primeiras, o projeto foi rejeitado pela maioria dos vereadores. O  prefeito não se conteve e insistiu em encaminhar aos vereadores, no mês de dezembro, aproveitando da situação negativa recebida dos vereadores que foram reprovados nas urnas, salvando-se apenas Alvasir Alencar (PP). Estranhamente, os vereadores que reprovaram nas tentativas anteriores, mudaram de ideia e resolveram aprovar a extinção.

[ 0 Comentário ]

Articulação II

   Para ajudar na consolidação do nome, ou dos nomes, Adriano Silva encontrou no meio de comunicação a maneira mais rápida para divulgar seu nome. O reitor faz parte da equipe, como comentarista de um programa de rádio que vai ao ar todos os dias pela Difusora. Enquanto isso, o vereador Félix Alvares está ultimando os preparativos para lançar um site pessoal para divulgar suas ações na Câmara de Cáceres. 

[ 4 Comentário ]

Articulação I

   Os partidos políticos começam a se movimentar visando às eleições de 2014. Enquanto o PMDB do governador Silval Barbosa e do prefeito Francis Maris Cruz já conta com Adriano Silva, reitor da Unemat e declarado pré-candidato a deputado estadual, O PSB do deputado Valtenir Pereira, hoje com dois vereadores na Câmara de Cáceres, tem no parlamentar de primeiro mandato, Dr. Felix Alvares se organizando para lançar seu nome como pré-candidato a deputado federal.

[ 0 Comentário ]

Retorno?

   Bem próximo do torcedor Wilson Português, que leu a matéria (cinco vezes durante o jogo) da possível saída da secretária de saúde, Arlene Alcântara, estava o Dr. Luiz Landin e sua esposa Dra Claudia Landin, ontem (3) no Geraldão. Foi a oportunidade para que este articulista perguntasse quando ficou marcada  a data do retorno de Landin na saúde do município? Ele respondeu rápido, "tá louco?, não vou ser secretário nada", e confirmou que tinha encontrado com o prefeito Francis e teve conversa sobre as dificuldades da prefeitura de resolver os problemas da saúde pública. Sobre mudança, Landin falou que não haverá, pelo menos por enquanto...

[ 5 Comentário ]

Jogo com Expressão ou sem expressão

   Falando ainda do Cacerense que fez o seu dever de casa vencendo a fraca equipe do Sinop pela contagem mínima, mostrou mais uma vez que falta muito futebol ainda para trazer de volta os torcedores ao Geraldão. Num jogo de vida ou morte para o Cacerense, poucos torcedores compareceram para incentivar o time. O jogo em si, mais uma vez foi fraco. Um dos poucos torcedores que compareceram no estádio, como Wilson Português, preferiu ler matéria de jornal. A possível mudança no secretariado do prefeito Francis, estava mais interessante que a partida.

[ 4 Comentário ]

Corneteiros

   Em jogos do Cacerense no Estádio Geraldão, tem espaços nas arquibancadas que já tem dono ou donos (no bom sentido). Abaixo da cabine de imprensa, no setor descoberto, Alex Cuiabano e José Bento, rodeados de amigos encontrou o lugar ideal para "cornetear" o árbitro, bandeirinha, assistente, regra três e adversários. A brincadeira de forma saudável é mais uma atração, além do jogo, para quem ao lado esteja. Neste último domingo (3), o time do Cacerense ganhou de 1x0 do Sinop em jogo fraco de emoção, mas, quem esteve ao lado dessa dupla, não perdeu o ingresso.

[ 6 Comentário ]

Rumores

Já que o assunto entrou no rol de primeiro escalão, vamos dar uma pincelada sobre os últimos "bastidores" da prefeitura. Por mais que esteja satisfeito com os secretariados e Francis faz questão de mostrar isso publicamente, por trás da cortina as coisas não andam assim na água mansa. Há rumores que já houve sondagens de nomes para ocupar um dos órgãos mais importantes da prefeitura. A divulgação desses nomes, neste momento, é desnecessária até porque, esta coluna não está para atrapalhar e/ou prejudicar ninguém. Enquanto for só rumores....

[ 4 Comentário ]

Secretariado

Com 38 dias no ar, Zakinews faz sua primeira entrevista, de forma inédita, com o prefeito Francis Maris Cruz (PMDB). Questionado sobre seus secretariados, Francis considera que acertou nos nomes e se diz extremamente satisfeito com o trabalho da equipe. Mas, pra quem acompanha o dia-a-dia da prefeitura percebe claramente que tem um(a) dos(as) secretário(a), que anda bastante cabisbaixo e aparentemente está sem ambiente, inclusive com o próprio Chefe do Executivo. <o entre parênteses é pra deixar na dúvida, se é secretário ou secretária>

[ 1 Comentário ]

Reclamação Geral

 Esta coluna esteve na prefeitura de Cáceres, no final da tarde de ontem, quinta-feira, ouvidos pelos funcionários indignados com a medida do prefeito Francis Cruz (PMDB) de mudar o expediente da prefeitura a partir de primeiro de março, eis algumas das reclamações:
1 -  Não houve diálogo com servidores e nem com o sindicato;
2 - Tem funcionário que vai pagar pra trabalhar;
3 - Tem servidor que vai ficar sem almoço, porque não valeria a pena ir na sua casa e retornar após;
4 - O prefeito comunicou com dois dias de antecedência, foi arbitrário;
5 - Não deu nenhum prazo para adaptação de quem exerce alguma atividade na parte da manhã.
6 - Ele foi corajoso em mudar no momento em que a prefeitura está com salário atrasado.

[ 3 Comentário ]

Desencontro

   Estava previsto para acontecer na noite de ontem, mais uma reunião entre prefeitura, câmara de vereadores e promotoria pública para discutir o problema da água e a situaçao da Nortec. Quem informou dessa reunião ao Zakinews foi a vereadora Valdeníria e Edmilson Campos. Por questões de contra-tempo e desencontros, não houve reunião. Enquanto isso, os consumidores continuam indignados com o estado das águas que chegam nas torneiras de suas residências: sujas, barrentas... O futuro do sistema, em Cáceres, está indefinido. A prefeitura, por orientação da Controladoria, não tem condições legais de assumir o controle.

[ 0 Comentário ]

Bom Início

   Pra quem assiste as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores, tem percebido a preocupação do vereador Dr. Félix Alvares em conhecer os caminhos e atalhos que um parlamentar enfrenta durante uma sessão do legislativo. O Regimento Interno é companheiro inseparável do vereador durante as sessões. Alvares tem questionado muito o presidente Alencar sobre situações que parece ser corriqueiras mas que chama a atenção do nobre vereador por considerar que fere determinado dispositivo regimental. Alencar tem saído pela tangente, sempre dizendo que o plenário é soberano e pode decidir com a decisão da maioria. Fica o registro da atuação parlamentar do vereador de primeiro mandato Dr. Félix Alvares.

[ 6 Comentário ]

Vivo... Vivo?

   Uma das operadoras de telefonia celular tem deixado seus usuários de orelha quente e com a cabeça pegando fogo de tanta raiva que tem passado com o sinal. Os problemas, principalmente na semana passada, foram tantos que, por vários períodos do dia, nem sinal tinha e quando chegava o sinal, logo em seguida, desconectava, interrompendo a ligação. E assim, os consumidores que tinham a necesidade de continuar a conversa, aguardava novo sinal para nova ligação... e com isso...ligações atrás de ligações... lá se vão os créditos dos usuários.

[ 4 Comentário ]

Audiência

   Hoje (27) a vereadora Valdeníria deve receber informações sobre a data definida para uma audiência com o governador. O pedido foi protocolado no último dia 21 junto a Casa Civil. Desde a primeira sessão ordinária que a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira, sonha com audiência com o governador Silval Barbosa em conjunto com todos os vereadores e prefeito de Cáceres Francis Maris. O que a parlamentar quer é cobrar do governador uma ação mais determinada e objetiva do Estado com as necessidades de Cáceres. Para Valdeníria, somente a união de esforços poderá alcançar os objetivos.

[ 2 Comentário ]

Ideia

   Em conversa com a secretária Neuci Longhi, existe estudo sendo realizado para que, desta vez, a licitação seja feita por linhas, oferecendo oportunidades para empresas de pequeno porte ter condições de entrar na disputa. Mas há outra possibilidade de ocorrer por região, garantindo que a mesma empresa tome conta de um determinado número de linhas.

[ 3 Comentário ]

Transporte Escolar

   Em se falando do transporte escolar, até agora a secretaria de educação não deflagrou a licitação para contratação de empresa de transporte de alunos das comunidades rurais. Estima-se que há a necessidade de uma mesma empresa disponibilizar 55 ônibus para cobrir a linhas com alunos matriculados. A secretaria de educação deve firmar contrato emergencial até que seja realizado a licitação de contratação definitiva.  Pelo jeito, os alunos vão continuar sofrendo com ônibus fora dos padrões exigidos, correndo risco de sofrer acidentes.

[ 1 Comentário ]

Cobrança II

   Segundo o líder comunitário do distrito de Santo Antônio do Caramujo (como é chamado), aproximadamente 55 alunos, só do distrito, dependem desse transporte para ter acesso aos diversos cursos oferecidos pelas faculdades e Unemat. Há três anos, o então vereador Leomar Mota, presidente da Câmara, houve acordo com o Executivo e o transporte foi parcialmente resolvido naquele exercício de 2010. Esse número aumenta se somado com os acadêmicos de Horizonte D´Oeste.

[ 1 Comentário ]
Anterior   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   [14]   15    proximo »