Zaki News

06/04/2016 - 16:27

Por: Assessoria

Prefeitura de Cáceres adquire bafômetro para fiscalização no trânsito



   Nesta terça (05), o Prefeito Francis Maris, junto com a Coordenadoria Executiva de Trânsito e agentes, receberam 02 (dois) bafômetros na prefeitura, aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente. A Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria de Fazenda, adquiriu os equipamentos através de recursos próprios no valor de R$ 21 mil.

   O objetivo dos aparelhos é detectar o consumo de álcool nos condutores a partir da respiração e diminuir o índice de acidentes no município.

   Conforme o Coordenador Executivo de Trânsito Lauro Alcântara, os agentes de trânsito passarão por treinamentos antes de iniciarem as fiscalizações nas ruas, “logo os agentes de trânsito estarão preparados para manusear o equipamento, com apoio da Policia Militar, é importante os condutores terem consciência que álcool e direção não combinam e cooperarem com os agentes durante a fiscalização”, diz Lauro.

   Para o Secretário de Fazenda Junior César Trindade, essa é uma grande conquista da Prefeitura e melhorará a segurança no trânsito de Cáceres “muitos motoristas abusam da bebida e colocam em risco a vida de várias pessoas, com o aparelho teremos uma diminuição dessas ações e um trânsito mais seguro”, diz Junior.

   A Resolução 432/2013 determina que quem for pego dirigindo com nível de álcool acima do permitido de 0,05 mg/l de sangue, enquadra-se ao art. 165 CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com punição em multa gravíssima agravada 10X (R$ 1.915,40) suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da CNH e retenção do veículo. Níveis acima de 0,34 mg/l o condutor enquadra-se no art. 306 CTB, que prevê pena de 06 meses a 03 anos de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir veículo automotor.

 

Por Assessoria

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Prefeitura de Cáceres adquire bafômetro para fiscalização no trânsito

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.