Zaki News

15/12/2015 - 19:40

Por: Jânio Macedo

Custo de vida só aumenta e a inflação está sem controle


   Só não vê que é míope. É só debruçar nos números que a cabeça esquenta e podemos ver que esse governo da Dilma perdeu as rédeas da economia e assim voltamos a viver os mesmos problemas de 2003. A inflação está sem controle. Nesses 12 meses, a inflação atingiu 10,48%.Para quem lembra em 2013 ela foi de 11,02%. De lá até 2015, a inflação não passou dos 10%. Agora subiu a escada. O valor está acima do limite máximo da meta do governo; o objetivo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, podendo oscilar de 2,5% a 6,5%.Mas é bom lembrar que em 2015, no acumulado de janeiro a novembro, a alta de preços chegou a 9,62%. Considerando os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foram divulgados neste início do novembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Por exemplo, a batata subiu quase 30%. Só a inflação dos alimentos, que tem peso de 25% no IPCA, puxou a alta dos preços de novembro.

   É só analisar: alimentos e bebidas subiram 1,83%, com destaque para o aumento no preço da batata-inglesa (27,46%), do açúcar (15,11%), do tomate (24,65%).Considerando o ano de 2015, o grupo alimentação e bebidas tem alta de 10,37%, sendo 10,75% referente ao aumento de produtos consumidos em casa e 9,67% ao aumento da alimentação fora de casa.Por outro lado oscombustíveis ficaram 4,16% mais caros em novembro, e também pressionaram a inflação, pelo segundo mês seguido.O IBGE diz que a alta ainda é consequência dos reajustes nos preços dos combustíveis nas refinarias, estabelecidos pela Petrobras no final de setembro.Foi no mês no de novembro que o preço do litro da gasolina subiu 3,21%, o do etanol, 9,31%, e o do óleo diesel, 1,76%.E de acordo com a última edição do Boletim Focus, levantamento feito pelo Banco Central com instituições financeiras, já era esperada inflação de 10,44% neste ano.Economistas estimaram a inflação de 10,44% porém eles subiram a projeção de inflação no mês de outubro.Como a inflação estourou o teto da meta do governo (6,5%), o presidente do Banco Central explicou oficialmente os motivos e o vilão da inflação já sabemos que são os juros.

   A taxa de juros é um dos instrumentos mais básicos para controle da alta de preços.Quando os juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço das mercadorias cair (obedecendo à lei da oferta e procura), o que, em tese, controlaria a inflação.Na última reunião, o BC manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25%, interrompendo uma sequência de sete altas.Essa taxa de juros é a mais alta desde agosto de 2006, quando ela também estava em 14,25%. No fritar dos ovos vamos terminar o ano com a expectativa de que 2016 vai ser um ano difícil, com perspectiva nada animadora para os trabalhadores e o setor produtivo. A quebradeira vai continuar, a fila de desempregados vai crescer ainda mais. E nós aposentados e pensionistas amargaremos com a crise mesmo sabendo o índice de reajuste que vai ser anunciado dia 8 de Janeiro. Nesse caso os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo vão ter que engolir só o índice da inflação e ganho real fica no nada.

Prof. Jânio Batista de Macedo – Coordenador Estadual do SINDNAPI-MS (www.sindnapi.org.br)

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Custo de vida só aumenta e a inflação está sem controle

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.