04/11/2015 - 14:28

Por: Redação Zakinews

PF prende mais um garimpeiro em Pontes e Lacerda e o encaminha para delegacia de Cáceres


   A história do ouro na fazenda da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda, que teve repercussão nacional, continua sofrendo com problemas de exploração ilegal. A Polícia Federal está atuando dentro da propriedade e também nas barreiras próximas, a fim de desocupar o local e realizar as prisões daqueles que não estão cumprindo com as determinações judiciais.

   A PF prendeu ontem (3) mais um garimpeiro que carregava com ele cerca de R$6 mil reais em gramas de ouro. O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, localizada a 227km de Pontes e Lacerda. Esta já é a nona prisão desde que a justiça interviu no garimpo.

   A exploração de minérios é ilegal porque, na maioria das vezes, ela é feita por meios que depredam a natureza, como por exemplo, utilizando o mercúrio, um metal altamente tóxico que forma uma liga líquida com o ouro (amálgama), facilitando a extração. Essa técnica é extremamente prejudicial tanto para os garimpeiros, quanto para o meio ambiente.

   Essa atividade pode ser considerada legal, desde que atenda a determinadas regras e obrigações. O aproveitamento de substâncias minerais só pode ser feito mediante autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e dentro da lei será verificado o direito sobre aquilo.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: PF prende mais um garimpeiro em Pontes e Lacerda e o encaminha para delegacia de Cáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.