03/11/2015 - 13:16

Por: Assessoria

Cáceres é polo do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz do TCE-MT


Web

   O Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza o Ciclo Gestão Eficaz em Cáceres entre os dias 5 e 6 de novembro (quinta e sexta-feira). O evento trata de capacitação da gestão pública em Mato Grosso em temas como Controle Interno, Nova Contabilidade aplicada ao setor público e Fiscalização de Contratos e ocorre no Hospital Regional de Cáceres “Dr Antonio Fontes”, Av. Getúlio Vargas, n.º 1.670 – Santa Izabel, das 8h às 18h com intervalo para almoço.

   São palestrantes do Ciclo o conselheiro Antonio Joaquim, o secretário Chefe da Consultoria Técnica, Bruno Anselmo Bandeira, o consultor de Orientação ao Jurisdicionado, Emerson Augusto de Campos e o assessor Adjunto à Consultoria Técnica, Edicarlos Lima Silva.

   Dentre os temas abordados estão discussões sobre a transparência da máquina pública e o papel do controle social frente à administração dos recursos trazidos pelo conselheiro Antonio Joaquim. Igualmente, os gestores serão orientados sobre planejamento, contratação e fiscalização de obras e serviços de engenharia municipais.

   Além de Cáceres, os municípios que compõem o polo regional são: Araputanga, Comodoro, Conquista D'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade.

   Em 2015 são ao todo oito edições para a Administração Municipal e três Edições Especiais do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, a primeira voltada aos servidores estaduais com 245 participantes, a segunda aos responsáveis peça área contábil e teve como tema a Nova Contabilidade aplicada ao setor público, com 668 participantes, e a terceira voltada aos servidores da Assembleia Legislativa (AL), da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e do Centro de Processamento de Dados do Governo do Estado (Cepromat) com 91 participantes.

   O TCE-MT desenvolve atividades de capacitação para fiscalizados desde 2001. A partir de 2010, a atividade passou a ser organizada de maneira sistêmica pela Escola Superior de Contas, em parceria com as unidades técnicas e surgiu o Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz. Já foram capacitados mais de 16.000 membros da administração pública desde o início das atividades. 

   Desde 2014 o Ciclo fez inovações, incluindo novos temas como as palestras do conselheiro Antonio Joaquim a respeito da Lei de Acesso à Informação e ainda especialistas em Direito Administrativo ligados à Consultoria Técnica do TCE-MT que abordam questões relativas às maiores dificuldades na gestão das prefeituras e Câmaras Municipais. Em 2014, o Gestão Eficaz aconteceu nas cidades polos de Mato Grosso, contemplando os 141 municípios que capacitou cerca de 1800 servidores públicos. São elas: Araputanga, Rondonópolis, Barra do Garças, Sorriso, Cuiabá, São Félix do Araguaia e Juína.

As palestras são voltadas a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, contadores, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contratos e responsáveis pelo patrimônio, além de representantes dos conselhos municipais.

 

   Próximas edições

  

   Cáceres – Entre os dias 5 e 6 de novembro, no Hospital Regional de Cáceres “Dr Antonio Fontes” Av. Getúlio Vargas, n.º 1.670 – Santa Izabel. Os municípios que compõem o polo regional são: Cáceres, Araputanga, Comodoro, Conquista D'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale do São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade.

   Cuiabá -  Entre os dias 12 e 13 de novembro 2015, ocorre no Auditório da Escola Superior de Contas, das 8h às 18h com intervalo para almoço. Os municípios que compõem o polo regional são: Cuiabá, Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Itiquira, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Santo Antonio do Leverger, Várzea Grande, Rondonópolis e Rosário Oeste .

 

   Edições do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz já realizadas nos municípios

  

   Sinop - Foram capacitados 370 agentes públicos de 32 municípios da região de Sinop nos dias 19 e 20 de março. Sinop é polo dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

   Primavera do Leste - A cidade de Primavera do Leste foi polo do Gestão Eficaz e reuniu 160 participantes de 19 municípios da região entre os dias 16 e 17 de abril. O município de Primavera do Leste é polo para os municípios de Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Novo São Joaquim, Paranatinga, Planalto da Serra, Ponte Branca, Poxoréo, Primavera do Leste, Ribeirãozinho, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Santo Antônio do Leste, Tesouro, Torixoréu.

   Água Boa - No polo de Água Boa o evento reuniu 118 agentes públicos de outros nove municípios, que receberam membros do TCE-MT entre os dias 21 e 22 de maio. O evento contou com uma apresentação do juiz de Direito, Anderson Junqueira sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuação dos conselhos Tutelares em Mato Grosso. O município de Água Boa é polo para os municípios de Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira.

   Confresa - Em Confresa foram capacitados 144 agentes públicos de 15 municípios por meio do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, entre os dias 18 e 19 de junho. O município é polo para os municípios de Alto Boa Vista, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

   Aripuanã – Reuniu cerca de 170 participantes entre os dias 16 e 17 de setembro, na Universidade Aberta de Aripuanã(UAB), Rua Pastor Alfredo Nogueira, Nº 607.Os municípios que compõem o polo regional são: Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.

   Tangará da Serra – Ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto. Os municípios que compõem o polo regional são: Tangará da Serra, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Denise, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Nova Marilândia, Nova Olímpia.

 


Por FolhaMax

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Cáceres é polo do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz do TCE-MT

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.