03/11/2015 - 11:44

Por: Lygia Lima

Unemat vai realizar Seminário de Ensino de História


   A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza na próxima semana, de 10 a 13 de novembro, em Cáceres - MT, o IX Seminário de Ensino de História com o tema: “Ensino de História da África e cultura afro-brasileira nas escolas” e o II Encontro Estadual de Ensino de História. Os interessados em participar ainda podem se inscrever.

   O evento é realizado pelo curso de História da Unemat com a organização da linha de pesquisa “Ensino de História, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural”. A proposta é que o evento seja um espaço destinado ao debate sobre o ensino de História da África e a implementação da Lei 10.639/03 (que tornou obrigatório o estudo da história africana e afro-brasileira em todas as instituições de ensino de educação básica do país). 

   O evento contará com mesas-redondas, reuniões de trabalho com a participação de professores da rede pública e privada de Cáceres, professores da área de Ensino de História da Unemat e professores convidados e acadêmicos para discussão sobre o ensino de história e a história africana na formação de professores e no ensino de História. 

   A expectativa é que cerca de 300 pessoas entre acadêmicos da graduação do curso de História da Unemat e demais cursos das áreas das Ciências Humanas, professores do ensino superior e educação básica, pesquisadores da temática africana e afro-brasileira, membros do Movimento Negro, egressos do curso de História da Unemat e professores de Cáceres e municípios vizinhos e demais interessados na temática participem do encontro. 

   A abertura do evento será no dia 10 de novembro às 19h no Auditório Edival dos Reis com a mesa-redonda: “Educação para as relações étnico-raciais, literatura africana e ensino de história”. 

   No dia 11 acontecerá a mesa-redonda com o tema: “Experiências de pesquisa, políticas públicas e ensino de história africana e afro-brasileira”. Ainda estão previstas as mesas-redondas: “A Lei 10.639/03 e suas práticas: a diversidade cultural em exercício” e “Ensino de História da África, cultura afro-brasileira e religiões de matriz africana: desafios do tempo presente”. Nos dias 11, 12 e 13 durante o dia haverá reunião de grupos de trabalho com professores da rede pública e professores da Unemat, além de roda de debates e encaminhamentos de ações sobre formação de professores e ensino de história africana e afro-brasileira. 

   Para mais informações e inscrições acesse: http://siec.unemat.br/

 

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Unemat vai realizar Seminário de Ensino de História

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.