31/10/2015 - 16:50

Por: Correio Cacerense

Milhares visitam os cemitérios no final de semana em Cáceres


   Nesta segunda feira (2), a comunidade Cristã, reverencia seus mortos e como este ano o feriado cai num inicio de semana com dois dias de recesso normal para muitas pessoas, a maioria se antecipou nos últimos arranjos, limpeza, pintura e decoração de lápides, notando-se já na última sexta feira, uma relativa movimentação nos cemitérios de Cáceres.

   Assim como em anos anteriores, a semana antecedente ao Dia de Finados, aqueceu o comercio local, notadamente as floriculturas com vendas, coroas e arranjos florais de palmas e crisântemos, e velas (maços e 7 dias) nos mercados e mercearias. Hoje, amanhã e no dia específico, familiares devem encontrar nas proximidades das necrópoles, os objetos afins à venda em barracas de comerciantes e camelôs.

   Por se tratar de um feriado Cristão, em todos os cemitérios do município, a cúria diocesana programou missas pela manhã para as almas, orientando calma aos visitantes, devido ao calor e possibilidade de chuvas no decorrer do período, pois as necrópoles estarão abertas à visitação o dia todo. Também se aconselha a evitar colocar água em vasos, como prevenção a criadouros do mosquito da dengue.

   Como bem assevera o Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres, Dom Emidio Vilar, para a Igreja Católica, não se trata apenas de um feriado comum, mas um momento de orar por aqueles que buscam a plenitude da vida diante de Deus. Complementa Sua Reverendíssima Dom Vilar, que nesse dia, os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu.

   Este ano a programação das missas tem inicio às 7h00 na Capela de Santo Antonio, no Distrito do Caramujo com a missa celebrada pelo Pe. João Paulo e simultaneamente, Pe Haroldo Quintilliano, ministra o ato clérigo  no Cemitério do Junco. O cemitério São João Batista, um dos mais antigos da cidade, construído às próprias expensas pelo pioneiro Senhor Feudal Major João Carlos Pereira Leite e onde existe o maior número de sepulturas, será aberto a partir das 7h da manhã e a missa campal está prevista para as 8h, oficiada pelo Pe. Orlando.

   Os demais cemitérios de Cáceres, Pax Silva, São Francisco (Vila Aparecida) e Park dos Ipês têm previsão de receber milhares de pessoas para a missa matinal das 8h.

   Enquanto não chega segunda feira, os derradeiros preparativos para o Dia dos Mortos continua neste final de semana, com os últimos  detalhes em sepulturas, como aparo de gramas, limpeza de alamedas, troca de vasos danificados, enfim, tudo aquilo para demonstrar o respeito às almas dos antepassados no repouso eterno.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Milhares visitam os cemitérios no final de semana em Cáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.