23/10/2015 - 11:35

Por: Redação Zakinews

Casos de dengue dobram de 2014 a 2015 no Mato Grosso


Foto: Claudio Fachel

   A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve especialmente nas áreas tropicais e subtropicais. Embora pareça pouco agressiva, a doença possui níveis de gravidade e pode evoluir para dengue hemorrágica, a mais grave de todas, a qual a pessoa sofre sangramento e queda da pressão arterial, podendo ir a óbito.

   Um dos principais problemas de saúde pública, a dengue pode ser evitada de forma fácil, mas infelizmente poucos têm a consciência da prevenção. As larvas do aedes aegypti se criam em água parada, por isso é importante a preocupação da população em relação à limpeza dos seus terrenos, como por exemplo: jogar fora pneus velhos, virar para baixo qualquer recipiente que acumule água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas e limpeza das calhas.

   O estado do Mato Grosso tem registrado alto índice de casos da doença, do dia 1º de janeiro até 16 de outubro de 2015 foram 23.168 infectados, mais que o dobro de casos do ano passado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Devido a grande incidência, a SES determina que todas as secretarias municipais de saúde mantenham a atenção para o caso, promovendo inspeção domiciliar a fim de evitar a proliferação da larva e que o órgão também se atente para o diagnóstico precoce da doença.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Casos de dengue dobram de 2014 a 2015 no Mato Grosso

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.