01/10/2015 - 15:25

Por: Nataniel Zanferrari

Jornada Científica tem início com mais de mil alunos inscritos


 

   A 6ª edição da Jornada Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a abertura oficial do evento ontem (30), na Cidade Universitária de Cáceres. Com 1.041 estudantes inscritos de todos os campi da Instituição, o evento é organizado pelo Comitê Científico Específico, das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

   Compuseram a mesa de autoridades da solenidade a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo; o vice-reitor, Ariel Lopes Torres; o diretor técnico e representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Flávio Telles; o diretor político-pedagógico e financeiro do Campus de Cáceres, Antônio Malheiros; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Lúcia da Rocha Maquêa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Gonçalves Porto; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Marques do Amaral; o pró-reitor de Amdinistração, Valter Gustavo Danzer; e o servidor Júlio Cezar de Lara, representando a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI).

   A 6ª Jornada Científica da Unemat tem por objetivo trabalhar os três pilares da Instituição: ensino, pesquisa e extensão. Trata-se do compartilhamento de experiências acadêmicas vivenciadas entre professores e alunos dos diversos cursos de todos os 13 campi da Universidade. A Jornada ainda divide-se em cinco eventos distintos: a 6ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), a 5ª edição do Seminário de Extensão Universitária (Semex), a 3ª edição do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a 1ª edição do Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) e a 1ª edição do Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau). Também ocorrerá uma oficina para a construção da edição 2015 do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

   “A importância de um evento como este é que, além da união, interação e interlocução que gera entre os estudantes, este também é um momento de darmos visibilidade a um grande investimento que fazemos: a formação do professor, e o momento em que eles mostram o retorno deste investimento, através de seus bolsistas, sejam eles no ensino, pesquisa ou extensão”, afirma a reitora Ana Di Renzo.

   “É com muita honra que o Campus de Cáceres recebe mais uma vez a Jornada Científica”, afirmou o diretor do campus, Antônio Malheiros. “Para nós é uma satisfação mostrar para a sociedade a produção dos nossos acadêmicos e professores. Isso mostra que é possível fazer educação de qualidade no interior deste Estado”, disse o diretor político-pedagógico e financeiro.

 “Este é um momento de Universidade viva, mostrando o seu potencial, o que ela é capaz de fazer e isso, sobretudo, alimenta o desejo de podermos continuar fazendo o trabalho que estamos fazendo, que é o investimento na infraestrutura”, explica Ana Di Renzo. “Para que estes estudantes dêem este retorno, precisamos realizar este investimento. A qualificação docente está em nível ótimo, mas hoje nos falta isto para darmos um retorno ainda maior”, conclui a reitora.

 

   Eventos

 

   O 6º Congresso de Iniciação Científica (Conic) tem por objetivo fomentar a pesquisa científica de forma ética e sustentável, divulgar os programas e projetos de pesquisa na Unemat, incentivar a inovação tecnológica, bem como abrir caminho para os acadêmicos rumo à pós-graduação.

   O objetivo do 5º Seminário de Extensão Universitária (Semex) é difundir as diversas práticas extensionistas que buscam a mobilização e participarão na formação profissional, política, cultural e acadêmica.

   O 3º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) reúne os bolsistas do programa que visa incentivar a formação de professores para a Educação Básica, além de valorizar o magistério, motivando os estudantes pela carreira docente.

   O 1º Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) reúne os participantes do programa, que tem por objetivo aumentar a taxa de permanência e aprovação nos cursos de graduação. As atividades do Focco vêm sendo desenvolvidas por meio das células de aprendizagem cooperativa em todos os campi da Unemat.

   O objetivo do 1º Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau) é criar um canal de comunicação entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e os acadêmicos, fomentar a organização das instâncias de representação estudantis e realizar um levantamento de demandas para elaboração do Pnaest.

   O 6º Conic tem 363 trabalhos inscritos, enquanto o Semex conta com 98. Já o Seminário do Pibid terá a apresentação de 99 trabalhos, e 15 estudantes inscreveram trabalhos para o Encontro do Focco.

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Jornada Científica tem início com mais de mil alunos inscritos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.