Zaki News

25/09/2015 - 14:19

Por: Gabriele Schimanoski

Artista de Primavera do Leste cria bonecas que "imitam" bebês


   Bonecas que parecem reais. Esse trabalho cheio de delicadeza e, com muitos detalhes, já pode ser encontrado em Mato Grosso, em Primavera do Leste. Os “bebês” nascem das mãos da artista Patrícia Regina Mussi Bertollo que, há três anos, conheceu a técnica e se apaixonou pelo trabalho.

   A técnica chegou ao Brasil timidamente no início dos anos 2000 e ficou conhecida como“Reborn”, que em inglês significa renascedores ou refazedores. Quanto à origem, no entanto, existem diferentes versões, uma delas é de que teria surgido na Inglaterra no período pós-guerra. Na época, muitas mães queriam presentear suas filhas, mas não tinham condições e, por isso, reformavam bonecas velhas, pintando e até implantando cabelos.

   A arte Reborn cria bebês quase reais a partir de bonecas antigas ou de kits com peças de vinil. Para Patrícia, a arte chegou pela internet e, após muitas pesquisas, foi se especializando e participou de cursos no Paraná, Goiás e São Paulo. “Também participei de um curso com uma artista inglesa, referência na técnica”.

   Ao todo, Patrícia acredita já ter produzido 30 bonecas e leva em média cerca de 15 dias para fazer cada peça. A artista também desenvolve trabalhos exclusivos para alguns clientes mais exigentes que solicitam, por exemplo, um “bebê” semelhante ao filho. “Por meio de fotos tento recriar e deixar a boneca ou o boneco mais semelhante possível ao bebê real. Isso pode demorar, pois eu preciso encontrar um molde que tenha as expressões mais semelhantes ao bebê da foto. Não é um réplica, mas o resultado é surpreendente”.

   De acordo com Patrícia, hoje o maior desafio dessa arte e trazer a perfeição para os implantes de cabelos, que é realizado fio a fio. Além disso, o trabalho consiste na pintura de micro-veias e vasos sanguíneos, unhas, sobrancelha, cílios e até babinha ou brotoejas, caso o cliente solicite.

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Artista de Primavera do Leste cria bonecas que "imitam" bebês

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.