10/07/2015 - 10:28

Por: Mirassol Online

Friboi é proibida pela Justiça de demitir funcionários nos frigoríficos de Araputanga e Quatro Marcos


   A JBS, dona da Friboi, está proibida pela Justiça de demitir funcionários nos frigoríficos de Araputanga e São José dos Quatro Marcos, ambos no Mato Grosso, sob pena de multa de 10 milhões de reais. A decisão foi tomada em caráter liminar pelo juiz André Araújo Molina, da Vara do Trabalho de Mirassol D'Oeste, e visa impedir desligamentos em massa sem negociação coletiva.

   Segundo o Ministério Público do Trabalho do estado (MPT-MT), a empresa dispensou de forma inadequada 650 trabalhadores da unidade de São José dos Quatro Marcos e o objetivo é evitar que isso se repita. A proibição deve ser mantida pelo menos até o dia 12 junho, para quando está marcada uma conciliação entre as partes. Na ação, o MPT-MT pede ainda que a JBS desembolse 62 milhões de reais.

   Desse total, 30 milhões de reais seriam usados para pagar danos morais coletivos e 32 milhões de reais para indenizar os empregados que já foram desligados. De acordo com o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, as demissões seriam preocupantes porque a companhia é o maior empregador privado em ambos os municípios e a mão de obra que ficaria disponível não poderia ser absorvida.

   Procurada, a JBS não se posicionou até a publicação desta matéria.

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Friboi é proibida pela Justiça de demitir funcionários nos frigoríficos de Araputanga e Quatro Marcos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.