09/07/2015 - 11:39

Por: Esdras Crepaldi

Secretário de Saúde e Presidente do Conselho Municipal fazem gestão em Brasília


   O Secretário de Saúde Roger Alessandro Pereira e o Presidente do Conselho  Municipal de Saúde, Douglas Milton da Silva Oliveira, estiveram em Brasília nesta semana, realizando gestão de planejamento, financiamento e monitoramento junto  a vários órgãos federais. Os dois foram ao  Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e no Senado Federal. O objetivo desse trabalho foi de buscar alternativas para atender as necessidades da população de Cáceres. O Secretário Roger, avalia que atendendo os usuários da saúde pública com eficiência e efetividade, e acima de tudo focado na construção coletiva e solidária junto às Políticas do Sistema Único de Saúde - SUS, o município avança para um melhor atendimento e relação com os que buscam esses serviços.

   “O Prefeito Francis tem como meta, melhorar a cada dia a saúde da população, entendemos que organizar a saúde municipal é o maior investimento que devemos realizar, e começamos essa organização também pelo ente federativo de maior financiamento do SUS, o Ministério da Saúde”, avalia Roger.

   O secretário ainda informa que na visita junto ao Ministério da Saúde, o município buscou a regularização de recursos financeiros em atrasos e pôde ainda fazer gestão a outros serviços como, verificar os indicadores obrigatórios de metas municipais.

   Pereira enaltece que a visita dele e do  Presidente do Conselho Municipal de Saúde, foi muito produtiva.  “Aproveitamos a estada na capital federal para buscar por emendas parlamentares , com bons resultados”,  avalia. O secretário anuncia ainda, como   conquista, a regularização do bloco de investimentos destinados ao Requalifica/SUS- obras na saúde - em atraso com o município. 

   Cáceres assumiu o compromisso de dar continuidade no Projeto de melhorias na Central de Regulação, iniciado no ano de 2009, e não finalizado até o presente momento. O município vai receber o valor de R$417 mil para a conclusão da Central de Regulação, além do custeio dessas ações pelo Ministério da Saúde. “Esse é outro órgão da saúde municipal que o prefeito determinou total ação para humanizar ainda mais o atendimento e estrutura”, comunica.

   Outro retorno da viagem foi à liberação do investimento e previsão financeira para a Rede de Urgência e Emergência. “A prefeitura está trabalhando muito  para  atender as expectativas da nossa população, são conquistas importantes para a saúde pública municipal, a partir do estreitamento de relações com  o Estado e agora com o Ministério da Saúde, tudo em prol das Políticas Públicas “, destaca.

   O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Douglas Milton da Silva Oliveira, cita, que como representante da sociedade, tem a consciência do seu papel, que é o de fiscalizar e acompanhar os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) . “ Fico feliz por ter acompanhado estas visitas e  efetivado o controle social na  busca de recursos  e na fiscalização do orçamento público, que também é dever do Conselho”, finaliza Douglas.

 

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Secretário de Saúde e Presidente do Conselho Municipal fazem gestão em Brasília

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.