08/07/2015 - 12:02

Por: Assessoria TJMT

Juvam de Rondonópolis retira 300t de lixo de rio


   Trezentas toneladas de lixo retiradas do Ribeirão Arareau, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Este é o resultado do mutirão de limpeza realizado no sábado (4 de julho), no principal afluente do Rio Vermelho, o maior da cidade. A iniciativa faz parte do projeto socioambiental realizado pelo Juizado Volante Ambiental da comarca (Juvam) e pelo Ministério Público do Estado. 

   O projeto, denominado “O Rio é Nosso”, contou com a participação de mais de 400 pessoas de 32 entidades. De acordo com informações do Juvam, durante a ação coletiva todo tipo de lixo foi recolhido, incluindo sofás, máquinas de lavar, geladeiras, bicicletas, garrafas pets, pneus e outros materiais que poluem o meio ambiente. 

   O lixo recolhido no córrego foi acondicionado em sacos e depositado em caçambas, para posteriormente ser encaminhado para o lixão na mata grande. Ao todo, foram 13 caçambas com lixo, distribuídas em pontos estratégicos dos trechos de limpeza. 

   Paralelo ao mutirão de limpeza foi realizado um “pit stop” educativo por acadêmicos, alunos da rede pública estadual e do Programa Educacional Agente Ambiental Mirim (Proem), alertando sobre uso consciente da água. 

  De acordo com a juíza Milene Beltramini, da Terceira Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, o objetivo é entregar para a cidade, a médio prazo, um Ribeirão Arareau mais revitalizado. “Não sei se vamos conseguir o ribeirão Arareau que Rondonópolis conheceu no passado, mas a população terá um rio melhor. Foi muito bom ver a sociedade vir participar dessa ação em prol do meio ambiente. É gratificante ver que as pessoas estão acordando para as questões ambientais”, destacou a magistrada. 

  Ela ressalta que o projeto não para por aqui, até porque revitalizar o Arareau demanda tempo, “mas é nossa pretensão, tanto do Judiciário quanto do Ministério Público. Todas as ações que visem o bem do Arareau serão bem-vindas no Juvam e os projetos apresentados serão acolhidos. Todas as informações necessárias quanto ao Arareau também serão bem-vindas, até para que nós possamos fazer dessa iniciativa um projeto ainda maior”.

  Participaram do projeto: Juizado Volante Ambiental (Juvam), Ministério Público do Estado, Ong Cantinho de Proteção Animal, Semma, Sema, Ibama, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal, Defesa Civil Municipal, Coder, Procon, Setrat, Sanear, Exército Brasileiro 18º GAC, Polícia Militar, Bombeiro Civil, Bombeiro Militar, Marinha Brasileira, Rotary, UNIC, UFMT, Escola Estadual Sebastiana Rodrigues de Souza, TEC RIO, América Reciclagem Coopercicla, Cooperativa de Reciclagem, Rede Sócio Ambiental, Ong Arareau, Centro-Oeste Ambiental, Jr Achievment, ARPA, Bio Resíduos Ambiental, Colônia Z3, Cervejaria Petrópolis, Água Mineral Puríssima, Distribuidora Mutum, Climar, Nilsão Caçambas, Ideal Locações, Loca Tudo e voluntários da comunidade local.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Juvam de Rondonópolis retira 300t de lixo de rio

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.