24/11/2014 - 07:14

Por: Lauro Nazário

Em uma semana, Sema apreende cerca de uma tonelada de pescado irregular


Assessoria SEMA

   Em menos de 30 dias, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apreendeu cerca de uma tonelada de pescado irregular entre as regiões de Santo Antônio de Leverger e Barão do Melgaço, municípios da baixada cuiabana.

   Desde o início do mês de novembro que a pesca está proibida no Estado, devido o período de piracema na região, época da desova da maioria das espécies de peixe que vem nesta bacia.

   Segundo informações dos agentes da Sema, o flagra no município de Santo Antônio foi realizado em uma operação de fiscalização de rotina, que são realizadas nessas épocas, onde encontraram cerca de 500kg de pescado, a maioria sendo das espécies do Pintado, Cachara e Dourado. O que mais chamou atenção dos ficais é a forma como os pescadores ilegais estão guardando os peixes, dentro secos plásticos com água, no fundo do rio, amarado nas vegetações dos barrancos, assim a maioria dos peixes permanecem vivos até a comercialização, porém, como foram encontrados pelos ficais, todos os peixes vivos foram soltos no rio.

   Na cidade de Barão de Melgaço a apreensão dos mais de 300kg de pescado irregular foi feita na manhã desta sexta-feira (21), com comerciantes da região, que além de terem os peixes levados pelos ficais, foram autuados em flagrante e multados.

   A piracema que teve início neste mês de novembro vai até o dia 28 de fevereiro de 2015, período que é proibida a pesca profissional e embarcada, apenas os ribeiros podem pescar e forma artesanal, do contrário o infrator fica sujeito a ter o material de pesca apreendido, juntamente com o pescado, e a receber multas que podem chegar a R$100 mil.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Em uma semana, Sema apreende cerca de uma tonelada de pescado irregular

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.