26/09/2014 - 17:02

Por: Juliana Scardua

Rebanho mato-grossense é destaque na Expocáceres


   A rusticidade e o melhoramento genético do rebanho leiteiro de Mato Grosso terão vitrine garantida na 49a Exposição Agropecuária de Cáceres, a tradicional Expocáceres. Pecuaristas de vários pontos da região participarão da 2a Exposição Ranqueada do Gir Leiteiro de Mato Grosso durante o evento, no período de 8 a 12 de outubro.
   As inscrições estão abertas para a exposição de animais no pavilhão da Expocáceres, julgamento de pista e concurso leiteiro. O ranqueamento, instrumento que afere a qualidade da genética do plantel mato-grossense, tem o lastro da Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro (ABCGIL). A primeira edição do julgamento oficial do Gir Leiteiro aconteceu recentemente em Cuiabá,
durante a Expoagro.
   O ingresso de Cáceres no ranking nacional do Gir Leiteiro é comemorado por criadores e anima o segmento, que acredita na expansão da atividade leiteira. “Essa é uma conquista que valoriza o criador mato-grossense. Nosso Estado é, sem sombra de dúvidas, o futuro da bacia leiteira do Brasil, com amplas pastagens, clima bom e animais de ponta. E uma mostra dessa potência poderá ser conferida por todos em Cáceres”, destaca que o presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro de Mato Grosso de Mato Grosso, Getúlio Vilela.
   A lactação, as características externas de padrão da raça e outros critérios serão avaliados por jurados especializados. “É importante ressaltar a importância das provas de produção, os concursos leiteiros realizados nas exposições especializadas, onde os animais são submetidos a desafios nutricionais e de manejo para produção, exigindo a máxima expressão de sua genética.

   São nestas provas que podemos constatar de forma mais significativa à evolução da raça”, posiciona a ABCGIL. Pecuaristas interessados em expor os animais podem manter contato direto com a associação, por meio dos telefones (65) 3027-3327 e (65) 9637-9418 ou via Sindicato Rural de Cáceres - (65) 3223-2111 ou 3223-0717.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Rebanho mato-grossense é destaque na Expocáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.