26/09/2014 - 12:27

Por: Tarso Nunes e Patrícia Sanches

Janete vai a 1º debate, Muvuca está fora e Taques e Lúdio se enfrentam


Debate do mês de agosto, quando Riva ainda disputava as eleições.

   A nove dias da eleição, em 5 de outubro, acontece nesta sexta (26) o penúltimo debate entre os candidatos ao Governo, realizado pela tv Record, canal 10, a partir das 21h40. Este confronto, que também será retransmitido pelo RDTV, se dará num cenário eleitoral inédito, uma vez que será a primeira participação da candidata Janete Riva (PSD), em embate direto com seus adversários, após substituir o seu marido José Riva (PSD), barrado pela Lei da Ficha Limpa.

   No caso de Janete, estará em “jogo” a capacidade de desenvoltura, assim como o seu comportamento de partir para o ataque ou somente ficar no campo das propostas. Até agora, em seus programas eleitorais, a social-democrata preferiu não criar embates. Janete figura na terceira colocação com 9% da intenção de votos de acordo com a pesquisa Mark.

   Para o analista político, Alfredo da Mota Menezes, o comportamento de Janete é a grande pergunta, uma vez que a candidata nunca participou de debate. Neste sentido, Alfredo acredita que a social-democrata deve pegar leve até porque o perfil dela não é de partir para o tudo ou nada. “Pode até fazer uma pergunta capciosa para o candidato Pedro Taques (PDT), mas, em resposta, poderá vir algo mais forte pra cima dela. Então, acredito que ela vai ficar mais no campo das propostas”, prevê.

   Outro fator inédito será a participação apenas de quatro candidatos, visto que José Marcondes, o Muvuca (PHS), teve seu registro de candidatura impugnado, bem como foram suspensos seus programas eleitorais e a sua inclusão em debates. A Record ressalta, contudo, que se o humanista obtiver uma liminar, a participação dele será garantida.

Neste sentido, de acordo com Alfredo, quem ganha com a saída de Muvuca é Taques, partindo da premissa de que, nos debates e programas eleitorais, Muvuca sempre fazia fortes críticas ao pedetista. “Com isso a polarização deve ficar entre o candidato Lúdio Cabral (PT) e Taques”, acredita.

   O debate da tv Record terá duração de aproximadamente 2h e será divido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos responderão a uma mesma pergunta do mediador Antônio Carlos, a ser definido pela emissora. A partir disso, os outros três blocos serão dedicados para as perguntas entre Taques, Lúdio, Janete e José Roberto (Psol).

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Janete vai a 1º debate, Muvuca está fora e Taques e Lúdio se enfrentam

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.