25/09/2014 - 19:10

Por: TCE-MT

TCE-MT realiza auditorias operacionais em 31 unidades de básicas de saúde em 12 municípios


   A equipe da Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais está realizando auditoria operacional na área da atenção básica em saúde. O trabalho ocorre em 31 Unidades Básicas de Saúde de 12 municípios do Estado e o objetivo é verificar os principais fatores que influenciam nos indicadores sociais de políticas públicas. Segundo a secretária do TCE-MT responsável pela coordenação das auditorias especiais, Lidiane dos Anjos Santos, "a equipe busca mais do que identificar os erros e dificuldades, mas também verificar as boas práticas a fim de levar os cases de sucesso para aqueles municípios com indicadores mais baixos".

   A auditoria ocorre nos municípios de: Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Poconé, Cáceres, Nova Ubiratã, Alto Garças, São José do Povo, Mirassol d´Oeste, Paranatinga, Nova Brasilândia e Campinápolis. A metodologia para coleta de informações consiste nas observações em uma das unidades quanto ao funcionamento e atendimento, no exame da infraestrutura física e em entrevistas estruturadas ao secretário Estadual de Saúde/Gestor Estadual da Atenção Básica, membros das equipes de monitoramento e avaliação das Secretaria Estadual, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, membros do Conselho Estadual de Saúde e dos Conselhos Municipais de Saúde.

   Foram encaminhados ainda questionários estruturados aos 141 Secretários Municipais de Saúde e 16 escritórios regionais de saúde. A execução e concepção do trabalho conta com o apoio do Tribunal de Contas de União.

   Será avaliada a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde, no que se refere à resolutividade, ao acesso, ao atendimento e à estrutura disponibilizada, assim como identificar oportunidades de melhoria no acesso da população às ações e serviços da Atenção Básica.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: TCE-MT realiza auditorias operacionais em 31 unidades de básicas de saúde em 12 municípios

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.