Zaki News

15/02/2014 - 09:03

Por: Hemília Maia

A nomeação de quase 200 professores foi a surpresa da noite


Moisés Bandeira

   A nomeação e posse de 183 novos professores para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ao invés dos 169 previstos no edital do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de docente da educação superior realizado em 2013, foi a boa nova que o reitor, professor Adriano Silva, trouxe durante a colação de grau, ontem, 13, no ginásio de esportes da Cidade Universitária em Cáceres. O ato de nomeação nº 18.558 foi assinado pelo governador, Silval Barbosa, quinta-feira e será publicado no DOE hoje, 14.

   Os cerca de 200 acadêmicos, que tiverem seu grau conferidos pelo reitor, professor Adriano Silva, agora professores licenciandos em Letras, Pedagogia, Geografia, História, Matemática, Ciências Biológicas, Computação e Educação Física, mais os bacharelandos em Ciências Contábeis, Direito, Agronomia e Enfermagem comemoraram a notícia juntamente com seus familiares e amigos que ocupavam as arquibancadas do ginásio. A banda da Unemat conferia a solenidade ainda mais emoção.

   A data teve sabor de despedida não só para os acadêmicos que após “o rito de passagem” deixaram de ser acadêmicos para serem profissionais qualificados ao mercado de trabalho. O professor Adriano Silva, também começa a se despedir do cargo de reitor da Unemat. “Está é a última colação de grau em Cáceres como reitor”, dizia o professor e vice-reitor, Dionei Silva, que agradeceu Adriano Silva pela gestão frente à universidade desde 2010. “Você fez o possível e, às vezes, o impossível pela Unemat”, concluiu Dionei.

   Durante a solenidade a mesa foi composta pelos professores da Unemat, reitor Adriano Silva; vice-reitor, Dionei Silva; pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo; os diretores Político, Pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Anderson Amaral e do campus de Pontes e Lacerda, Osvaldo Souza; Jânio Veiga, representante do deputado federal, Ságuas Moraes, e, Arno Rieder, ex-reitor da Unemat. Além dos professores a vice-prefeita de Cáceres Eliene Liberato e o juiz, Geraldo Fidelis.

   Sentimento da noite: Para a formanda Márcia Nascimento, Pedagogia, resumia-se em “Felicidade”; Diogo Garcia, Letras, “Realização”; e, Clayton Miranda, Computação, “Missão Cumprida”.  

   Márcia disse que o curso superior de Pedagogia mudou tudo em sua vida. “Mudou meu modo de agir, de interagir com as pessoas, o modo de pensar e ampliou a visão que eu tinha da Pedagogia. Eu imaginava apenas uma relação professor, criança e me deparei com uma vasta área de conhecimento”. Para Clayton o grande diferencial é "A forma de encarar os problemas. Apesar das dificuldades é possível vencer”.  

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: A nomeação de quase 200 professores foi a surpresa da noite

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.