07/01/2014 - 10:22

Por: Wilson Kishi

Nove nomes agitam pré-candidaturas de deputado estadual por Cáceres


Wilson Kishi
Leonardo Albuquerque (PDT)
Adriano Silva (PP)
Marcinho Lacerda (PMDB)
Walter Sais e Manoel Leiteiro (PSDB)
Josias Modesto (PTB)
Sebastião Moraes (PSB)
José Brandão (DEM) e Leomar Mota (PSD)

   Passado o agito daquele período do troca-troca de partidos, visando às eleições de 2014, agora as articulações tem foco na consolidação de candidaturas pelos pretensos candidatos a deputado estadual e federal. Nessa disputa para ver quem sai candidato e brigar por uma eleição representando Cáceres na Assembleia Legislativa, estão Leonardo Albuquerque (PDT), Adriano Silva (PP), Leomar Mota (PSD), Josias Modesto (PTB), Walter Sais ou o vereador Manoel Leiteiro (PSDB) e ainda com possibilidade de ter uma candidatura do PT.

   Daqueles que optaram por mudanças de sigla partidária está o médico Leonardo Albuquerque, que deixou o PSD para ingressar no PDT. Leonardo ampliou suas possibilidades de conquistar uma das 24 cadeiras de deputado estadual e é considerado o maior favorito para representar Cáceres na Assembleia Legislativa, fato que não ocorre desde as eleições de 1994, quando da eleição de José Lacerda. O médico vem liderando todas as pesquisas de intensão de votos já realizadas com previsão de obter mais de 20 mil votos somente em Cáceres.

   Outro que agitou com a troca de partido foi o reitor da Unemat, Adriano Silva que deixou o partido do governador Silval Barbosa e do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, ambos do PMDB e foi ingressar no PP do deputado Ezequiel Fonseca. Adriano acredita que no PP, possa estar entre os possíveis eleitos do partido. Apesar da mudança, Adriano continua com o apoio do prefeito Francis.

   O ex-vereador Leomar Mota, de forma silenciosa e ágil, trocou o PP e foi parar no PSD, aproveitando a saída de Adriano Silva. Leomar não confirma, mas membro do PSD garante que ele se filiou com a garantia de sair novamente candidato. Por enquanto o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cáceres tem dado uma sumida dos meios políticos.

   Já o vereador Salmo Silva, ex-PRTB que se filiou no novato PROS, do deputado federal Valtenir Pereira, havia demonstrado sua vontade de ser candidato a deputado estadual desde o período da campanha de 2012, mas essa vontade vai ser adiada devido ao compromisso firmado com o reitor Adriano para apoiá-lo.

   Com a desfiliação do reitor e a decisão do secretário de Estado de Meio Ambiente – SEMA, José Esteves de Lacerda Filho ter desistido de disputar eleição, sobrou para o vereador de primeiro mandato, Marcinho Lacerda ser o candidato do PMDB na disputa por vaga na AL. Marcinho já articula para que a direção do partido homologue o seu nome o mais breve possível para iniciar as articulações na região. Mas, uma das primeiras ações que o vereador peemedebista terá que administrar é, remover a ideia do prefeito Francis Maris em apoiar Adriano e puxar para si a uniformidade partidária.

   O ex-vereador Walter Sais (PSDB) e o atual vereador do partido Manoel Leiteiro, são pré-candidatos a deputado estadual. Ambos confirmaram, nos últimos meses do ano passado, que se colocaram a disposição do partido para eventual disputa atendendo o planejamento da sigla em ter candidatura em todas as regiões e cidades polos do Estado. Sais, desde que deixou a vereança, está atuando comercialmente nas cidades da região oeste, de Curvelândia até Jauru, e isso pode favorecer numa eventual confirmação de candidatura. Leiteiro também oficializou sua pré-candidatura durante o Encontro Regional do PSDB realizado em Cáceres no final de outubro passado.

   Da mesma forma e com o mesmo objetivo traçado para 2014 está o PTB. O ex-vereador Josias Modesto está animado com a sua condição de pré-candidato a deputado estadual. Modesto acredita que pode brigar por uma vaga já que o partido deve fazer parte de uma coligação denominada de “Frentinha”, sem grandes nomes e com projeção de eleição em torno de 10 mil votos. Modesto acredita que pode surpreender.

   Um nome que vem trabalhando não só na região oeste, mas no Araguaia também é Sebastião Moraes (PSB). Apesar de algum meio de comunicação não o considerar como representante de Cáceres, Moraes vem atuando nos bastidores e agindo, segundo ele, de forma planejada as ações políticas para garantir apoio de lideranças em várias cidades do Estado. Ele recebeu carta branca da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) para trabalhar sua pré-candidatura a deputado estadual.

   E por último, o ex-vereador José de Souza Brandão (DEM) aproveitou a saída do ex-prefeito Túlio Fontes (hoje no PSB) e se articulou junto aos eternos caciques dos Democratas, Júlio e Jaime Campos para ser o representante do partido nas eleições de 2014. Brandão disse que tem aval também do presidente DEM municipal, o ex-vereador por Cáceres na década de 60, Sidnei Garcia Maia.

Comentários: ( 25 ) cadastrados.
Por: Rubens
eleitor de Cáceres
O melhor nome é o Moraes. Jovem, oriundo do movimento estudantil, graduado em direito... Como é possível ser um legislador sem ser da área? Se para quem é da área já é complicado, imagina para quem não é. Estamos fartos de caciques e aventureiros.
07/01/2014 10:34:55

Por: ivaldo barros
Nova Xavantina
Nós Xavantinenses apoiamos Sebastião Moraes!!!!
07/01/2014 10:59:28

Por: Juliano Ferreira Souza
Jaurú
Parabens ao amigo Moraes! estamos com vc, pessoa trabalhadora q representará muito bem nossa regiao!
07/01/2014 11:06:07

Por: Elias Rocha
Cáceres
Cáceres para a sua sobrevivência necessita urgentemente de um Dep. Estadual, enquanto isso nomes sem nenhuma força a esse nível se apresentam como candidatos, fazendo, com isso, o esfarelamento dos votos desta cidade. Quando necessitamos de unidade esses aparecem como divisores. Cacerenses dêem seu voto a quem pode realmente vencer esse certame. Não aos oportunistas.
07/01/2014 12:07:40

Por: Luiz Henrique Magnani
Sinop-MT
Morei em Caceres e tenho muitos amigos ai, por esse vinculo de amor a cidade sabemos a necessidade de eleger um deputado estadual, nesse intento acredito que o Sebastião de Moraes seja o nome mais forte a ocupar a cadeira na AL, pois, é um nome bem aceito em todo o estado. Aqui em Sinop, mesmo tendo possíveis candidatos, estou firme para trabalhar na eleição Moraisinho, por acreditar nele.
07/01/2014 12:32:23

Por: Flavio Tiellet
Cáceres
O nosso representante será sem dúvida o jovem Sebastião de Moraes, o nosso Moraizinho, personalidade forte e com compromisso com a nossa cidade e região, ele fará a diferença, vamos Moraes, estamos contigo, abração.
07/01/2014 15:17:30

Por: joão batista cardoso
Cáceres
Acredito que somente teremos representante na Assembléia Legislativa se houver um consenso, não é necessário e nem viável que todos os partidos tenham um candidato. Cacerenses, temos condições de eleger dois deputados, mas precisamos deixar de lotear votos.
07/01/2014 16:43:04

Por: Rosalia
Brasilia
muito bom, certamente será um ótimo representante, dos mais humilde.
07/01/2014 13:15:29

Por: joão batista cardoso
Cáceres
Acredito que somente teremos representante na Assembléia Legislativa se houver um consenso, não é necessário e nem viável que todos os partidos tenham um candidato. Cacerenses, temos condições de eleger dois deputados, mas precisamos deixar de lotear votos.
07/01/2014 16:51:05

Por: Edson Silva
Diamantino-Mt
Vejo vários bons nomes e torço e voto para meu ex-professor que é o Brandão, desses todos o melhor currículo sem dúvida, quatro vezes vereador, presidente da Câmara de Cáceres por duas vezes, foi secretário de Educação e faz um brilhante trabalho com os alunos em Cáceres em especial do Mário Motta e outra, não faz muito barulho e não puxa saco da imprensa e nem corre atrás de emprego público igual à alguns. Prof. Brandão, conte comigo.
07/01/2014 16:47:39

Por: Regivaldo Gonçalves
Campinápolis
Conheço Sebastião Moraes, ou melhor, MOAREZINHO. Meu amigo desde dos tempos de UNEMAT. Jovem lutador, busca sempre melhorias sociais, na AL lutará por melhorias em todo MT. Estamos juntos velho amigo.
07/01/2014 17:08:42

Por: machado
indiavai
Meu amigo Moraes com certeza e o melhor nome para representar e trabalhar por nossa região, temos um novo nome para nos representar na assembleia SEBASTIAO DE MORAES!!!!!!!!!!
07/01/2014 20:44:32

Por: Ralfo
Caceres
Primeiramente respeito a todos que se propuseram a se candidatar, mas com algumas ressalvas: - O que esse Leomar Mota quer como candidato???? Não obteve votos nem para se eleger como vereador, imagina como deputado? Vai ser um fiasco só... Ou melhor é o único modo de para tirar o voto de legenda. Manoel Leiteiro, esse sem comentário acha que foi eleito e já pode conquistar o mundo, faz um trabalho razoável, mas não há possibilidade nenhuma de conseguir votos suficientes para eleger deputado. Apenas para tirar votos dos candidatos que podem sim fazer a diferença. Josias, na mesma barca do Leomar Mota, não conseguiu se eleger vereador... Ta mais queimado que arroz de quinta. Marcinho, esse graças ao nome da família pode ser eleito, caso contrário será um tiro no pé... Jose Brandão, é outro do grupo de Modesto e Leomar. Leonardo, esse deve firma conforme pesquisas, lembrando que vai ser dificil se eleger, mas não é impossível candidatura a prefeito é uma coisa, deputado é outra, mas possui grandes chances de ser eleito. Adriano deve se eleger conforme for realizado as coligações, apesar estar trabalhando em todo MT com abertura de Campus da UNEMAT, são grandes as chances. Podemos mais uma vez sofrer pela ganância de alguns pessoas em fazer seu pé de meia, e prejudicando a candidatura de alguns colegas.
07/01/2014 22:18:47

Por: Lindalva
Cáceres
Somente o Leonardo tem condições de ser o eleito por Cáceres. É ele quem está liderando todas as pesquisas e é com ele que o povo tem que estar. Vamos somar com ele. O resto é só para atrapalhar... até o reitor atrapalha, porque não tem voto em lugar nenhum.
08/01/2014 01:51:42

Por: Luzia
Cuiabá
Boa noite. Leomar Mota um nome forte para deputado estadual, lembramos de todas as benfeitorias que ele fez para Cáceres e para as demais cidades vizinhas, cidades estas esquecidas por demais políticos. Novos eleitores não conseguem lembrar, mas Leomar Mota já foi eleito 3 vezes para vereador e a ultima vez, chegou bem perto de ser eleito para deputado. Contamos com candidatos assim, que valorizam o nosso voto, e querem sempre mais! S
08/01/2014 00:33:06

Por: Wilson
Cáceres
Somente Adriano Silva e Leonardo estão no páreo. Os demais estão lançando candidatura para ajudar na legenda dos partidos a que pertencem. Entre Adriano e Leonardo penso que será eleito quem tiver voto fora de Cáceres e neste quesito o Prof. Adriano Silva leva ampla vantagem.
08/01/2014 08:56:02

Por: Xa Rufa
Cáceres Mt
Vá em frente Brandão, voce tem o melhor currículo de todos, vc só não tem dinheiro e cargos para negociar, mas tem trabalho prestado.A democracia é isso aí, todos tem o direito de concorrer.
08/01/2014 09:17:03

Por: Luciano Cardoso
Pontes e Lacerda
Esperamos que com tantos nomes, alguns tenham a coerência de desistir e apoiar pessoas da região e candidatos que pensam em benefício a região a não só ao município, porque uma andorinha só não faz verão, candidatos que pensam e um coletivo e não apenas no próprio futuro político, então aos eleitores bastam analisar bem e tentar escolher com perfil de coletividade e de trabalho a região da grande Cáceres e não no próprio umbigo como muito eleitos fizeram e e fazem digam NÂO A REELEIÇÂO.
08/01/2014 16:02:37

Por: Ralfo
Caceres
Meu Jesus, quem disse que Leomar tem potencial??? Para, o cara não conseguiu se eleger como vereador, que é o minimo, imagina deputado. Vamos ser franco deve ter sido iludido por partidários da grande Cuiabá que tem potencial. Respeito em colocar seu nome para apreciação, mas depois da refugada do povo cacerense para vereador, é bom pensar... O tiro no pé mais uma vez não vai faltar!!! As urnas não mentem e isso vai ser provado em outubro.
08/01/2014 19:14:02

Por: Marcelo Renato
Cáceres - MT
Hoje,Cáceres conta com 45 mil eleitres em media,teremos que fortalecer cadidaturas da nossa região(voto util), que tenham reprezentatividade adiministrativa e esperiência com a gestão publica. No senario que se apresenta, faremos 2(dois) deputados e o Profº Adriano silva é um nome forte em Cáceres e os demais municipios do Estado...Não podemos perder essa oportunidade...
08/01/2014 19:17:17

Por: Pedro Rubens
Cáceres-Mt
Concordo com o Xa Rufa, quando fala do Professor Brandão, tem o melhor currículo de todos os candidatos apresentados, o homem já foi de tudo, professor, vereador de quatro mandatos, presidente da Câmara, o melhor secretário de educação que Cáceres já teve na época do Sr.Aloísio Barros, o maior incentivador de esportes em Cáceres e por isso acho que merece uma chance sim, a Lei é clara, democracia é isto, todos podem votar e ser votados, vá firme professor, eu e minha família votaremos no senhor sem medo de errar, não tem dinheiro porque é muito honesto.
08/01/2014 20:07:43

Por: Maria Clara
Mirassol-Mt
Conheço um desses candidatos que é o PROFESSOR BRANDÃO,pessoa que nunca trabalhou para candidato à estadual de fora da região, nunca se candidatou a deputado, sempre respeitou quem estava melhor, agora acho que é a vez dele, torço, rezo e voto porque o conheço. Professor vai firme, são quatro votos que você tem aqui em casa, já fui tua aluna e agora sou professora.Beijão.
08/01/2014 20:15:10

Por: Joaquim A. Guedes
Cuiaba
Meus amigos, temos que eleger gente nova, gente que nao esta ligado a uns mensaleiros da vida como é o caso de um candidato ai de caceres. Moraes é gente descente, conheco a varios anos. Minha familia e meus funcionarios estara com ele em cuiaba e Barra do Garças. Esse tem uma historia de vida muito bonita. Moraes é humildade, capacidade e vitória! conte conosco amigo...
09/01/2014 09:42:42

Por: Davi
Cuiabá
Sebastião Moraes com certeza é o melhor nome dentre os apresentados. Graduado em Direito, amplo conhecimento jurídico, muito bem preparado para trabalhar em prol da sociedade. Possui uma perspectiva inovadora e livre de vícios. Conte com meu apoio!
09/01/2014 09:57:06

Por: Ricardo Alberto Escher
Araucária-PR
Acredito que Sebastião Francisco de Moraes tem todas as condições de representar a cidade de Cáceres-MT, na Assembléia. Um líder nato. Pessoa que atende todos os requisitos de um político íntegro. Vem de origem simples e fala a língua do povo. Sabe a necessidade que o povo passa e possui condições de desenvolver projetos, junto ao Governo do Estado, em prol da população. Tenho certeza que as lideranças que o apoiarem estarão elegendo um grande homem, o qual fará história como um dos grandes legisladores do MT.
09/01/2014 17:11:21