22/12/2013 - 11:10

Por: Wilson Kishi

Cáceres comemorou 100 anos da Resolução nº 67 que instituiu feriado em 6 de outubro



A coluna (esquerda) está o texto do professor Natalino Ferreira Mendes

   Há exatos 100 anos era instituída, em Cáceres-MT, a Resolução nº 67 de 6 de Outubro de 1913, declarando feriado municipal o dia 6 de Outubro, dia em que se comemora o aniversário de fundação da cidade no ano de 1778 pelo Capitão General Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres.

   Esse registro foi dado publicidade pelo professor e historiador Natalino Ferreira Mendes que publicou uma coluna na edição especial do jornal “O Jornal”, de propriedade de ACS Publicidade, circulado no dia 6 e 7 de outubro de 1979, que tinha como diretor responsável o senhor Vinícius Danin e diretor comercial Wilson Evangelista Souza.

   Portanto, apesar do atraso, no dia 6 de outubro deste ano, Cáceres comemorou o Centenário da Resolução 67 que instituiu como “dia de festa” em comemoração a data de fundação.

   Os vereadores daquela época foram: General Antônio Aníbal da Motta, presidente da Câmara, e Manoel Pedroso da Silva Rondon, Antônio Corrêa do Couto, Rodolpho Pito de Arruda e José Maria Curvo, que em sessão solene no dia 6/10/1913, aprovou a Resolução e nesse mesmo dia, foi sancionado pelo Primeiro Vice Intendente em Exercício, José da Costa Garcia que recebeu o número 67.

   Veja abaixo o inteiro teor da nota do professor Natalino Ferreira Mendes publicada no "O Jornal" de 6 e 7 de outubro de 1979:

Cáceres

Efeméride - 6 de Outubro de 1913

   Pela primeira vez, realiza-se em Cáceres, no dia 6 de outubro de 1913 comemoração oficial da data da fundação desta cidade.

   A Câmara Municipal, naquele dia, reuniu-se em sessão extraordinária sob a Presidência do General Antônio Aníbal da Motta e com a presença dos vereadores Manoel Pedroso da Silva Rondon, Antônio Corrêa do Couto, Rodolpho Pito de Arruda e José Maria Curvo.

   Aberta a sessão, o Sr. Presidente disse “que convocara esta sessão extraordinária em comemoração a grande data de fundação desta cidade, fato que, conforme é sabido, teve lugar a seis de outubro de 1.778, na operosa administração do governador e Capitão General Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, sendo executor de suas ordens o tenente de Dragões Antônio Pinto do Rego e Carvalho e concluiu o Sr. Presidente dizendo que considerava justificado o seu ato, atento o exposto e a circunstância de não ser lícito ao Legislativo Municipal considerar-se indiferente diante das manifestações espontâneas que estão sendo feitas na cidade em homenagem ao seu aniversário de fundação”.

   Usando da palavra o vereador Antônio Corrêa do Couto “em uma eloquente alocução fundamentou a Resolução seguinte: ‘A Câmara Municipal da cidade de São Luiz de Cáceres, resolve: Artigo Primeiro – É considerado dia de festa no Município e como tal feriado nas respectivas repartições públicas, o dia 6 de outubro, aniversário da fundação desta cidade. Artigo segundo – Revogam-se as disposições em contrário. Sala das sessões da Câmara Municipal de São Luiz de Cáceres, 6 de outubro de 1.913”.

   Encaminhado à Comissão de Legislação e Justiça, recebeu o Projeto o seguinte parecer: “A Comissão de Legislação e Justiça, considerando que o Projeto de Resolução oferecido pelo vereador Antônio Corrêa do Couto, declarando o dia de festa municipal o dia 6 de outubro, aniversário da fundação desta cidade, obedece ao louvável intuito de comemorar uma das maiores datas municipais, qual a da fundação desta cidade, é de parecer que o dito projeto acha-se em condições de ser convertido em Resolução”. Posto em votação, foi o Projeto aprovado por unanimidade tal como foi redigido pelo seu autor.

   Assinado o autógrafo por todos os vereadores, foi ele remetido ao Primeiro Vice Intendente em Exercício para publicação.

   Ao encerrar-se a sessão extraordinária, mandou o Sr. Presidente lavrar a ata e respectiva “para todo tempo constar tudo quanto ocorreu”.

   Nesse mesmo dia, o Primeiro Vice Intendente em Exercício, Sr. José da Costa Garcia, sancionou a Resolução, que recebeu o nº 67, considerando feriado municipal a data de 6 de outubro.

   Festejamos, hoje, o 66º ano da instituição oficial das comemorações do 6 de outubro nesta Terra. A Câmara Municipal de 1913 sensibilizou-se diante das manifestações espontâneas do povo em homenagem ao aniversário da sua cidade.

Natalino Ferreira Mendes

Este artigo foi publicado no jornal impresso O JORNAL, órgão de propriedade de ACS Publicidade – Edição Especial – Ano I, nº 16 – Cáceres, 6 e 7 de outubro de 1979.

Diretor Responsável: Vinícius Danin

Diretor Comercial: Wilson Evangelista Souza

   

Wilson Kishi
Wilson Kishi

Comentários: ( 1 ) cadastrados.
Por: Orlando
Cáceres
boa essa informação do Zakinews. parabéns pelo registro.
22/12/2013 19:50:09

Faça o comentário para a noticia: Cáceres comemorou 100 anos da Resolução nº 67 que instituiu feriado em 6 de outubro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.