Zaki News

20/11/2013 - 16:06

Por: Midia News

Escritor e poeta mato-grossense recebe homenagem


Evento acontece na quinta-feira (21), a partir das 21h, na Casa do Parque

Divulgação

   Considerado “O poeta bem comportado”, Ivens Scaff é tema de documentário que vai ser exibido nesta quinta-feira (21), às 20h, em homenagem ao cuiabano que fez história e representa a cultura mato-grossense. A Trupe Circo Leite de Pedras vai receber o público na “A Casa do Parque”, com entrada franca, além de veicular uma vídeo com Poesia Animada, o grafite de Babu Seteoito, os Bonecos Gigantes de Carlos Gattas, Sarau de Poesia com Wanda Marchetti, performance do Grupo Tibanaré e show musical com Estela Ceregatti e Jhon Stuart.

   A direção do documentário é de João Manteufel e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura de (SEC-MT), pelo edital do Programa de Apoio à Cultura (PROAC -2013). Segundo Janete Gomes Riva, secretária de Estado de Cultura, “é muito bom ver o resultado das ações de fomento. O ‘Biografias’ tende a ser um projeto que vai registrar para a história da nossa cultura nomes que realmente não devem ser esquecidos. Após o belo resultado com nosso poeta Ivens Scaff, esperamos que nesta trilha venham muitos outros”.

   O projeto Biografias tem como objetivo registrar a trajetória e obras dos artistas mato-grossenses em todos os seguimentos culturais, dando destaque para aqueles que marcaram a história cultural do estado. Para o diretor João Manteufel, este documentário é uma homenagem à cultura mato-grossense por meio da história de um dos mais queridos artistas de Mato Grosso.

Ivens Cuiabano Scaff - O poeta bem comportado

   O documentário "Ivens Cuiabano Scaff - O poeta bem comportado" é o primeiro da série e conta um pouco sobre a vida, obras, as influências e histórias deste escritor, médico, verseiro e poeta mato-grossense. A trajetória literária de Ivens é rica e, segundo ele, teve início na infância com a forte influência dos pais. “Isso me fez tão bem que quero passar adiante através dos livros que escrevo”, explica.

   Ivens publicou as obras “Mamãe sonhei que era um menino de rua”, “Fábula do quase frito”, “Papagaio besteirento e a velha cabulosa”, “Bugrinho”, “Uma maneira simples de voar”, “O Menino órfão e o menino rei”, "A mamãe das cavernas e a mamãe loba", “Nova poesia de Mato Grosso” e “Mil Mangueiras”. Ele também participou da coletânea “Fragmentos da Alma Mato-grossense”, com Ricardo Guilherme Dicke, Lucinda Persona e outros grandes nomes regionais.

   Se perguntar de onde vem tanta inspiração, Scaff responde com muita clareza as influencias de seu repertório. Detentor de momentos riquíssimos da Cuiabá antiga, em especial do bairro do Porto, onde foi criado, suas memórias são algumas das referências na composição de suas obras: partidas e chegadas de lanchas que iam para lugares tão longe como Corumbá e Montevidéu; boiadas que estouravam em frente de casa e tios que chegavam, de repente, dos céus em pequenos teco-tecos, entre outras histórias, ouvidas ou inventadas, todas fontes inspiradoras para serem 'contadas' e 'recontadas' em suas obras.

   A produção do documentário é de Keiko Okamura e conta com o patrocínio da SEC-MT por meio do Proac. Também tem o apoio cultural da Casa do Parque e a realização de Donalola Produção Criativa.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Escritor e poeta mato-grossense recebe homenagem

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.