27/09/2013 - 10:30

Por: Clarice Diório

Saúde no Parque: parceiros desenvolvem ações preventivas durante a Expocáceres


   A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres é parceira na realização da 48ª Expocáceres, que acontece no período de 02 a 06 de outubro. Além de dar apoio com uma ambulância, enfermeiro e técnico, a SMS participa através do Centro de Testagem e Aconselhamento/DST/Aids. Durante o evento, a equipe do CTA/SAE, estará ofertando testes rápido para diagnóstico do HIV e triagem para Sífilis e Hepatites B e C.

   "Estaremos com uma equipe ampliada para que possamos atender a demanda dos testes bem como intensificando a distribuição dos preservativos masculinos e femininos durante todos os dias de realização da festa"-informa a coordenadora, Wanderly Muniz. A SMS estará trabalhando em parceria com a equipe da Cruz Vermelha e também com a equipe de Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso/Núcelo de Cáceres (Cáceres Mama/Amor que salva). Esta equipe estará distribuindo panfletos, distribuirá laços de lapela cor rosa, transmitirá mensagens através do Rádio Parque e outros meios de comunicação em funcionamento dentro do Parque de Exposições e Eventos. E durante o rodeio, algumas vezes o canhão de luz será na cor rosa. Tudo iso porque a campanha de prevenção ao câncer de mama acontece agora em outubro e é denominada de "Outubro Rosa". Aqui, o núcleo de apoio funciona nas dependências do Rotary Clube de Cáceres e realiza reuniões no último sábado de cada mês, para dar apoio a mulheres acometidas com a doença. Atualmente, dados oficiais apontam 14 pacientes em tratamento com quimioterapia no município. Cinco delas participam das reuniões. "O número no entanto não expressa a realidade, pois muitas fazem tratamento fora"-afirmam as voluntárias do grupo.

   O folheto que será distribuído durante a Expocáceres fala sobre o grupo de apoio, sua função, as ações que desenvolve, e informa sobre os sinais da doença e os cuidados que a mulher deve tomar. Os telefones para contato com o Cáceres Mama são os celulares 9924=0630 e o 9956-0222.

   A diretoria do Sindicato Rural de Cáceres abriu espaço para as ações de prevenção a saúde dentro do evento. Para Marcio Lacerda, são ações fundamentais que, devido ao grande número de pessoas circulando no parque, atingirão um grande público.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Saúde no Parque: parceiros desenvolvem ações preventivas durante a Expocáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.