23/09/2013 - 06:35

Por: Edna Pedro

IFMT Cáceres implanta sistema de clonagem de eucalipto


Assessoria

   Com o objetivo de constituir ferramenta didático-pedagógica para formação no eixo tecnológico de recursos naturais e tecnologia para produção de mudas para reflorestamento, o IFMT Campus Cáceres por meio da coordenação do Curso de Engenharia Florestal implantou este mês na área do Campus um sistema de controle de manejo denominado Mini Jardim Clonal com plantio de mudas clonadas de eucalipto. As mudas plantadas são clones de híbridos de eucaliptos que serão matrizes para gerarem outros clones da árvore.

   Coordenado pelo professor Arthur Schirmbeck Chaves, mestre em Ciências Florestais e Ambientais com pesquisas em Silvicultura e Manejo de Florestas Plantadas, o Mini Jardim Clonal consiste no plantio de mudas dentro de canaletas suspensas em alvenaria, com práticas e controle de manejo que envolvem aspectos nutricionais, hídricos e fitossanitários específicos. As mudas serão podadas e os ramos retirados serão cultivados e se constituirão em mudas para reflorestamento.

   Segundo o coordenador de Engenharia Florestal, José Renato Maurício da Rocha, o Mini Jardim Clonal além de instrumento didático pedagógico para a formação dos alunos, tem condição de garantir uma produção anual de 20 mil mudas para reflorestamento do eucalipto.

   “Além da produção de mudas clonadas, o espaço possibilita aos alunos acompanharem toda cadeia produtiva de mudas clonadas do eucalipto, por meio de um processo chamado miniestaquia que consiste na retirada de cepas ou ramos das matrizes”, explica.

   Segundo o coordenador, outra ação projetada para o próximo ano letivo é a implementação do Jardim Clonal com área de aproximadamente 2.500 m² para produção de clones de médio porte de eucalipto.

Parceria

   A estrutura física do Mini Jardim Clonal foi construída pelos alunos do 3º semestre de Engenharia Florestal Carlos Alberto Oliveira Cunha, Lobato Pouzo e Valteir Siani. Os alunos já são técnicos em Florestas formados pelo IFMT Campus Cáceres e participam de projeto de extensão coordenado pelo professor Wagner da Cunha Siqueira, doutor em Engenharia Agrícola.

   A implementação contou com a parceria da empresa Mogno Africano Investimentos Florestais que doou 2.500 mudas clonais de eucaliptos além de material e suporte para produção das mudas. O contato com a empresa se deu a partir de uma visita técnica com os alunos do curso de Engenharia Florestal ao viveiro da empresa em Várzea Grande, oportunidade em que os alunos acompanharam o processo de produção de mudas seminais e clonadas. O plantio do Minijardim Clonal foi desenvolvido em atividade prática com a turma do 7º semestre de Engenharia Florestal.

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: IFMT Cáceres implanta sistema de clonagem de eucalipto

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.