Zaki News

08/09/2013 - 18:42

Por: Wilson Kishi e Clarice Diório

Sindicato Rural inaugura Tatersal e homenageia José Esteves de Lacerda


Wilson Kishi

   O "Tatersal José Esteves de Lacerda" foi inaugurado na manhã de ontem (7), no Parque de Exposições e Eventos do Sindicato Rural de Cáceres. A inauguração marcou o início do funcionamento do curral, um espaço de 3 mil metros quadrados, com 63 divisórias e capacidade para 1000 animais. José Esteves de Lacerda, falecido em 2010, empresta o nome a um projeto que se inicia com a construção do curral, mas que tem uma dimensão bem maior. O Tatersal, quando concluído, será um espaço para leilão e eventos. Seu início - o curral - já impulsiona o setor da pecuária.

   Na visão do proprietário da Estância Bahia, Maurício Tonhá, o Tatersal construído pelo Sindicato Rural de Cáceres “é uma das melhores estruturas para leilão do Estado e isso permite a Cáceres voltar ao cenário regional e estadual do circuito de grandes leilões”, avalia. Tonhá é considerado o maior leiloeiro do Brasil e transmite seus eventos “ao vivo” pela emissora Terra Viva.

Wilson Kishi

   Durante a cerimônia de inauguração, o secretário José Lacerda, ao falar do pai, lembrou que ele sempre foi um campesino. O amor a terra e ao pantanal fizeram dele um grande pecuarista. Mas também um idealista, que militou politicamente, sendo vereador e prefeito de Cáceres. "Há fatos interessantes e poucos conhecidos. A madeira usada na construção da Catedral de São Luiz saiu da Fazenda Lagoa, de meu pai, sendo transportado pelo rio Paraguai até o cais da Praça Barão. Dele herdamos o caráter, a honra, a missão de servir ao próximo. E o gosto pela política, na qual estamos há cinquenta anos com a graça de Deus, sem nenhum arranhão”, falou o secretário, mostrando emocionado.

Wilson Kishi

   O ex-senador Márcio Lacerda também falou do pai, afirmando que “ver a estruturação e o crescimento do Sindicato Rural sempre foi seu sonho”, disse. E emocionou a todos quando, ao terminar a fala, pediu para que todos ouvissem uma música. Era o pai cantando. A música foi gravada por ele mesmo, um mês antes de sua morte. O filho Jordão a encontrou num fita em um velho gravador. Foi um momento de grande emoção para toda a família.

   Além de lideranças de segmentos comunitários, clubes de serviço e outros segmentos, a solenidade contou com a presença do prefeito Francis Maris Cruz, do deputado estadual Ezequiel Fonseca, do presidente da Aproleite e vice-presidente da Famato, Alessandro Casado, do secretário de Estado José Lacerda (Secretário de Estado de Meio Ambiente), do vereador Manoel Leiteiro, do comandante da PM de Cáceres, Major Adalberto Gonçalves, da vice-prefeita Eliene Liberato, da secretária de Educação Nelci Longui, do ex-prefeito de Pontes e Lacerda, Nilton Miotto, dos ex-vice-prefeito de Cáceres José da Silva Araújo e ex-prefeito Walter Fernandes Fidelis, do juiz da Vara de Execuções Penais de Cáceres, Jorge Alexandre, e do juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidelis, do secretário de Governo do município e ex-presidente do Sindicato Rural, Neto Gouveia, assim como do também ex-presidente Amarildo Merotti, e grande parte dos associados e da diretoria da entidade, assim como dos filhos de José Esteves Lacerda: José Márcio, Pedro, Clélia e José Esteves, além de netos e bisnetos. A ausência do filho Jordão Lacerda é justificada porque o mesmo se encontra em tratamento de saúde em São Paulo. Ele foi representado por seus filhos. Também marcaram presença, autoridades bolivianas.

Wilson Kishi

   Outras autoridades que fizeram uso da palavra foram o vice-presidente do sindicato Jeremias Pereira Leite, ex-presidente da entidade Neto Gouveia, o prefeito Francis Maris Cruz, dono da Estância Bahia, Maurício Tonhá e do Juiz Jorge Alexandre.

   Logo após a inauguração do Tatersal, o Grupo Cometa inaugurou o espaço com a realização do 7º leilão de elite de propriedade do prefeito Francis Maris Cruz. As edições anteriores foram realizadas em Mirassol D' Oeste porque Cáceres não tinha um local apropriado. “Agora, com o espaço edificado, o Sindicato Rural poderá manter durante todo o ano uma agenda de leilões atendendo a produtores de toda a região”, disse Marcinho Lacerda, neto do homenageado. "É a concretização de um sonho de todos os associados, dos ex-presidentes e principalmente das parcerias firmadas”, reconheceu Marcinho.

Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi
Wilson Kishi

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Sindicato Rural inaugura Tatersal e homenageia José Esteves de Lacerda

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.