15/08/2013 - 09:39

Por: Wilson Kishi

Empresários organizam retomada do Projeto de Integração


Empresário Geraldo Leão

Na véspera da realização do Fórum de Desenvolvimento da Região de Cáceres, organizado pelo Governo do Estado, que acontecerá amanhã (16) no Sesi Clube de Cáceres, para discutir as viabilidades de desenvolvimento da região com foco específico na modernização da malha logística para o escoamento da produção de Mato Grosso, o ZAKINEWS entrevista o empresário cacerense Geraldo Leão, do segmento de turismo. Geraldo é natural de São João - PE e está à frente de um importante projeto, em andamento, que diz respeito da retomada das ações de integração comercial sul-americana.

Zakinews: Como surgiu a ideia da viagem e da retomada das ações de integração?

Geraldo Leão: Somos um grupo de amigos que viajamos juntos através da nossa Empresa e sempre que realizamos uma viagem elegemos um novo destino e desta feita, o destino escolhido foi Santiago no Chile. Aproveitei para convidar companheiros rotarianos para participarem da viagem e tivemos a adesão de 11 companheiros do Rotary Clube de Cáceres-MT a qual sou associado. Esta viagem acontecerá em Outubro próximo.  

Google Maps

 

Zakinews: No Chile, esse projeto de integração deverá ser discutido em Santiago, o que podemos esperar dessa reunião?

Geraldo Leão: Sim, com a presença expressiva dos rotarianos de Cáceres, veio à ideia de nos reunirmos com rotarianos do Chile, para a retomada de um projeto que está adormecido desde o ano de 1993, quando aconteceu a primeira viagem de integração capitaneada na época pelo Rotary Clube de Cáceres em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), através do rotariano Serafim Carvalho Melo. Na época, Serafim era assessor do Comércio Exterior da Secretária de Indústria, Comercio, Minas e Energia (SICME) que liderou uma equipe de pessoas constituídas dentre tantas, de rotarianos, empresários mato-grossenses e autoridades em torno de um projeto comum denominado Integração Sul-Americano.

Zakinews: O que aconteceu na época

Geraldo Leão: Imbuídos do mesmo propósito, todos empreenderam viagem partindo de Cáceres, passando pela Bolívia e com destino aos portos do Chile, nas cidades de Iquiqui e Arica, com a finalidade de conhecer a infraestrutura rodoviária e portuária e, face ao estreitamento dos laços de amizade, entre os companheiros rotarianos, aproveitamos para fomentar uma efetiva integração comercial mediante a exportação de produtos do Estado de Mato Grosso ao mercado asiático por meio dos portos chilenos.

Zakinews: Será possível acontecer essa integração baseado em quê?

Geraldo Leão: Diante da viabilidade econômica e da logística que originou o projeto da integração tomou proporções de modo que hoje, 20 anos depois, o Rotary Club de Cáceres o aviventa para a retomada das discussões e sua efetiva implementação com a finalidade de expandir os negócios das empresas do Estado de Mato Grosso e, por conseguinte, alavancar a arrecadação do Estado.

Zakinews: Então o senhor crê que é possível a materialização do tão sonhado projeto? Quais serão os encaminhamentos?

Geraldo Leão: Neste sentido, o Rotary Club de Cáceres tem retomado as discussões acerca do referido projeto ao Distrito 4340 do Rotary International, que agrega diversas cidades do Chile, sendo uma delas a de Santiago com o objetivo de, nesta fase, obter seu apoio para envolver o empresariado e as autoridades chilenas para implantação do projeto de integração comercial sendo que posteriormente, numa segunda etapa, serão realizadas ações para envolver o empresariado e autoridades bolivianas por meio do Rotary International.

Zakinews: Existe data para esta reunião?

Geraldo Leão: Sim. A nossa reunião já está agendada no dia 21 de outubro de 2013 na cidade de Santiago, Capital Federal do Chile. Na ocasião estarão presentes autoridades do Rotary International e do governo chileno, além de mais catorze pessoas de Cáceres, perfazendo um total de vinte e cinco pessoas, entre rotarianos e não rotarianos para tratar sobre diversas questões relacionadas ao comércio de produtos brasileiros mediante ações de importação e de exportação, notadamente de grãos e matérias primas, vegetal, mineral e animal, com vistas a demonstrar a viabilidade da expansão de negócios utilizando-se como corredor de exportação e importação desde a cidade de Cáceres, passando pela Bolívia até a chegada aos portos chilenos.

Zakinews: Como será esta reunião?

Geraldo Leão: Iremos nesta oportunidade em nome do Rotary Club de Cáceres apresentar aos companheiros e autoridades chilenas a importância geoeconômica que Mato Grosso se apresenta pelas potencialidades naturais, que fazem dele um grande produtor, além do que o Estado geograficamente deverá se transformar no grande entroncamento sul-americano, exatamente no centro geodésico da América do Sul. A saída para o Pacífico, via terrestre, a partir de Mato Grosso será uma realidade aos Andes, não serão as barreiras que nos separam dos portos do Pacífico e, sim, o caminho mais viável para os produtos chegarem com preços competitivos e mais rápidos ao mercado do leste asiático e da costa oeste norte-americana.

Geraldo Leão, associado representativo do Rotary Club de Cáceres e Coordenador da viagem de Integração Comercial.

E-mail: leaoturismo@top.com.br

 

Comentários: ( 10 ) cadastrados.
Por: ANDRÉ LUIZ
CACERES
PORQUE A SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CÁCERES, NÃO TOMA FRENTE OU SEJA PARCEIRO DESSE PROJETO?
15/08/2013 11:21:39

Por: Cacerense Duvidoso
Cáceres
O Sebrae poderia estar junto e subsidiar parte do custa das passagens, não? Ou o Rotary vai ajudar? Ou o Leão Turismo vai patrocinar tudo? Tá faltando mais detalhes. E o Serafim ainda tá vivo?
15/08/2013 13:53:29

Por: Irineu Santos
Cáceres
Geraldo Leão, será que daqui a 20 anos vai ter a terceira viagem de Integração? Isso acontece a cada 20 anos?
15/08/2013 11:45:08

Por: CARLOS SANTOS
CACERES
PODERIA JUNTAR AS SECRETARIAS DE INDUSTRIA E COMERCIO E TAMBÉM A DE TURISMO. DEVE TER MUITAS ATRAÇÕES NO TRECHO ENTRE CÁCERES, PASSANDO PELA BOLÍVIA ATÉ SANTIAGO. KISHI, PEDE PRO GERALDO LEÃO MOSTRAR A ROTA DESSE VIAGEM.
15/08/2013 12:47:11

Por: Márcia
Cáceres
É um projeto interessante, só não sei porque o Francis como prefeito e Julio Parreira como secretário não tão juntos nesse projeto. Imagino que será interessante a viagem, principalmente se for por terra.
15/08/2013 13:18:24

Por: Renata
Cáceres
Deve ter muitas paisagens pelo caminho...
15/08/2013 13:49:12

Por: Karlos Viana
Cáceres
Parabéns, Geraldo Leão. Essas ações demonstram a possibilidade de se fazer diferente e aumentar perspectivas. Parabéns ao Rotary Club por esta representatividade.
15/08/2013 13:55:57

Por: Joao alexandre
CACERES
De pessoas assim que Cáceres precisa..parabéns Geraldo Leão!
15/08/2013 15:13:10

Por: Laide Campos
Cáceres
Espero que venha com resultado concreto e não com promessas. Esse papo de integração eu conheço desde a época do Zé Lacerda, que ficou conhecido como Zé Promessa.
15/08/2013 19:13:27

Por: Fabio
sao paulo
Parabens Geraldo, a iniciativa de retomada do projeto que cria um corredor economico para exportacao, nao só cria um acesso e estreita os laços economicos entre os paises vizinhos, mas vem desafogar um dos grandes problemas em nosso pais, os gargalos logisticos que nosso governo miope nao enxerga, ainda mais em epoca de reeleiçao com a farra dos estadios e tantos outros monumentos que embriagam o povo. Torço para que este projeto siga adiante e que voce receba todo apoio que ha de necessitar para avançar. Sucesso na empreitada a voce e todos da cidade.
17/08/2013 11:05:51

Faça o comentário para a noticia: Empresários organizam retomada do Projeto de Integração

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.