06/08/2013 - 08:50

Por: Lygia Lima

Capes abre edital para bolsas de Iniciação a Docência (Pibid)


   A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulga edital para o preenchimento de bolsas Pibid (Programa de Iniciação a Docência). Ao todo são 72 mil bolsas em todo o país, sendo 62 mil para instituições públicas. A Universidade do Estado de Mato Grosso espera aumentar de 29 para 38 subprojetos nesse edital.

   A pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, professora Ana Di Renzo, explica que o Pibid representa o intercâmbio e a interlocução necessária para a mudança de processos de formação de professores. “Ou seja, é a aproximação da universidade com a educação básica que promoverá transformações nas matrizes curriculares das licenciaturas”, diz.

   Os professores interessados em concorrer as bolsas do Pibid devem submeter as subpropostas a Proeg (Pró-reitoria de Ensino e Graduação) até o dia 03 de setembro. Os projetos devem ser enviados em formulário específico que estará disponível no link:http://pibid.unemat.br/ até a próxima sexta-feira (09/08).

   A Proeg vai analisar por meio de uma comissão específica as propostas submetidas e encaminhar sugestões para os autores até o dia 17 de setembro. Os projetos finais devem ser encaminhados a Unemat até o dia 23 de setembro, já que a Capes estabeleceu o prazo final para a submissão dos projetos pelas Instituições de Ensino Superior até o dia 04 de outubro.

   A professora Ana Di Renzo espera contar com a participação efetiva e maciça dos cursos de licenciatura da Unemat em todas as suas modalidades. Cada subprojeto pode ser de cinco (05) a 80 bolsistas e tem duração de dois anos, podendo ser renovados por mais dois anos.

   Atualmente a Unemat conta com 578 bolsistas do Pibid cujas bolsas e projetos terminam no dia 31 de dezembro deste ano. As bolsas do Pibid se destinam a acadêmicos de cursos de licenciatura e aos professores da rede pública de ensino, aos professores da Unemat nas funções de coordenador de área,  gestão e coordenador institucional.

   O edital do Pibid pode ser acessado em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid . Mais informações devem  ser encaminhadas por e-mail: pibid@unemat.br

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Capes abre edital para bolsas de Iniciação a Docência (Pibid)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.