Zaki News

29/05/2013 - 11:11

Por: Thiago Almeida/Ascom

Cáceres será um dos avaliados pelo Índice de Competitividade


   O município de Cáceres será um dos avaliados pelo Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A ação, desenvolvida pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o SEBRAE e a Fundação Getúlio Vargas existe desde 2008 e tem como objetivo estabelecer um relatório das potencialidades turísticas dos 65 destinos indutores do turismo no país, do qual Cáceres faz parte. 

   São informações sobre como os municípios atuam em relação a marketing, infraestrutura, sustentabilidade e outros pontos. Em cada localidade, os pesquisadores irão ouvir de 20 a 40 pessoas envolvidas com o segmento. Em reunião no Gabinete do Prefeito realizada nesta terça-feira (28.05), o prefeito Francis Maris Crus, acompanhado do secretariado, recebeu explicações do estudo apresentados pelo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Claudionor Duarte, e pela representante do Conselho Gestor de Turismo do Município indutor Cáceres/MT (Comtur), Rosangela Lazarin.

   De acordo com eles, os resultados do estudo vão planejar ações de desenvolvimento socioeconômico regional e dos pequenos negócios. O material também servirá de subsídio para criação de um prêmio de reconhecimento às melhores práticas adotadas por destinos turísticos. O SEBRAE participa da iniciativa com recursos financeiros e técnicos e suas unidades estaduais vão contribuir com informações e articulação junto aos agentes locais, como prefeituras e entidades ligadas a empresários.

   No início do mês de junho, uma equipe da Fundação Getúlio Vargas estará em
Cáceres fara fazer um levantamento dos potenciais turísticos do município, além de consultar os Secretários Municipais de várias áreas com o objetivo de extrair um diagnóstico das ações desenvolvidas no âmbito político e sistêmico. O resultado deste trabalho vai avaliar o potencial de comércio e de ‘venda’ do turismo no município.

   O nível de evolução dos destinos é medido a partir da avaliação de condições de infraestrutura, políticas públicas, marketing, acesso, aspectos culturais, ambientais, sociais, entre outros. Aumentar a nota média de competitividade dos destinos nacionais, hoje em 06, é uma das metas do Plano Nacional de Turismo. Para isso, o Ministério do Turismo vai criar um prêmio para reconhecimento das melhores práticas adotadas pelos municípios para estruturar e impulsionar o desenvolvimento do turismo.

                                                                                                    Thiago Almeida/Ascom

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Cáceres será um dos avaliados pelo Índice de Competitividade

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.