Zaki News

22/02/2013 - 14:30

Por: Zakinews

Revista de Francis diz que a ÁGUA é prioridade número 1


Revista foi distribuída na última semana das Eleições 2012
    O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PMDB) nunca imaginou que teria um início de mandato com tantos problemas, cheio de dívidas e pouca arrecadação. Se não bastasse as dívidas que recebeu das mãos do ex-prefeito Túlio Aurélio Campos Fontes (DEM) números que ultrapassam os R$ 33 milhões, incluindo a folha de dezembro, ele tem um abacaxi pra descascar e pouco tempo pra decidir sobre qual o melhor modelo de gestão para administrar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água no município.

   No momento a empresa Nortec, contratada pela gestão anterior, vem gerenciando a água de Cáceres, sem nenhum compromisso de investimento e melhoria do sistema que é arcaico e não acompanhou o crescimento populacional e de consumo. O contrato vence no próximo dia 28. O assunto água e Nortec tomou conta das três primeiras sessões da Câmara de Vereadores e, além da falta d´água em vários bairros, onde chega, vem com coloração barrenta, o que aumenta a reclamação dos consumidores. O Ministério Público se envolve e tem denúncia de que a qualidade da água é péssima com indícios de presença de coliformes fecais nos exames realizados.

   Na última semana da campanha eleitoral de 2012, o então candidato Francis Maris, distribuiu 25 mil exemplares de uma revista de excelente qualidade, cujo título estampava na capa: “Cáceres com água, emprego, saúde, educação e turismo” e nas primeiras páginas da revista, já mostram os compromissos de Francis e Eliene com a água. Naquele momento, o candidato compromete que a água terá prioridade número 1 e promete água dia e noite além de buscar recursos para a construção de uma nova estação de tratamento.

Nas primeiras páginas da revista Francis fez estes compromissos com a população

   Faltando seis dias para vencer o contrato com a Nortec, Francis foi orientado pela Controladora do município, Karine Mazetti, que é inviável a prefeitura assumir, neste momento, o sistema de água de Cáceres. Por mais garantia que o prefeito fez ao empresário Claudio Oliveira, de assumir o controle da água no dia primeiro de março, a prorrogação por um ou mais meses é certo. Com isso, a nomeação de Oliveira vai ser prorrogada. O gasto com pessoal é o principal fator que impede o encerramento do contrato com a Nortec, diz trecho do documento enviado pela Controladoria.

   Enquanto isso, a população sofre com a falta d´água em alguns bairros e quando chega a água está com a coloração escura que impede donas de casas lavar roupa branca e utilizar a água na cozinha. Outra consequência grave começa a atingir o sistema de saúde. Na última terça-feira (19) o prefeito recebeu notícia de um hospital da cidade que a hemodiálises parou pela péssima qualidade da água.

O prefeito Francis terá muito trabalho e habilidade política para conduzir esse processo que já foi tema de grandes embates políticos entre Aloísio Barros x Pedro Henry; Ricardo Henry x Wilson Kishi (motivo que resultou no rompimento político entre Henry e Kishi); Túlio Fontes x Pedro Henry e agora, com tantos exemplos, Francis pode tirar proveito de tudo e evitar que erros do passado não se repitam e colocar de fato o assunto "água" como prioridade número um.

Comentários: ( 5 ) cadastrados.
Por: roberto
caceres
mais uma vez nos cacerense fomos enganado com promessa de campanha e se arrependimento matasse eu ja tava morto de votar nesse francis e so mentira sera q nao tem o dedo do tulio pois sua mulher e secretaria de planejamento aonde a controladoria e subordinada
23/02/2013 22:01:13

Por: Vargas
Cáceres
A água de Cáceres será privatizada em breve, para uma empresa de Cuiabá, AGUARDEM.
24/02/2013 08:56:26

Por: NELSON SINZATO
Cáceres (MT)
O problema é por demais complexo. Acredito se Francis conseguir cumprir essa promessa de campanha será a longo prazo. Não se pode exigir milagre com menos de 2 meses. Veja que R Henry mesmo com alinhamento político e com irmão dep federal não avançou nada.
24/02/2013 13:20:51

Por: Israel
Cáceres
Quem mandou votar no "EMPRESÁRIO"...
24/02/2013 15:04:45

Por: belzayr
caceres
é que o ilustrissimo sr. prefeito esqueceu de divulgar um pequeno detalhe. " A água terá prioridade nº 1" mas na casa dele.kkkkkkkkkkk
27/02/2013 08:31:11

Faça o comentário para a noticia: Revista de Francis diz que a ÁGUA é prioridade número 1

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.