11/10/2021 - 06:00

Por: Antonio Costa / Zakinews

Livro traz os 20 anos da história peregrina de Mariano Leal


Mariano Leal de Paula, um apaixonado por Cáceres

Antonio Costa, EXCLUSIVO ao Zakinews

 

A atividade física de várias maneiras preenche o dia a dia das pessoas e assegura comprovadamente uma melhor condição de vida das mesmas. Assim que a reportagem buscou nesta oportunidade revelar a intensa atividade vivida pelo aposentado da Secretaria de Administração de Mato Grosso, Mariano Leal de Paula, que na caminhada de longas distância ele se tornou um peregrino da paz em suas andanças por várias partes principalmente do mundo.

MARIANO LEAL DE PAULA

Natural de: Rio Verde/MS
Data Nascimento: 19/02/1955
Pai: Mariano Francisco de Paula
Mãe: Joanita Leal de Paula
Esposa: Joana d'Arc Teixeira Leal de Paula
Filho: Orienth Leal de Paula
Profissão: Economista e Servidor Público Estadual (aposentado)

 
O homenageado da semana: Mariano Leal - Foto: Wilson Kishi

"Mariano, nasceu em Rio Verde de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. É peregrino apaixonado por caminhos e caminhadas, se considera um cacerense de rio abaixo e rio acima, de coração e alma pela sua eterna Princesinha do Paraguai, a linda Cáceres, para onde mudou-se bem criança, cidade raiz de toda a sua família materna e paterna".

O breve resumo faz parte de uma das orelhas do seu livro, (Com passos e abraços peregrinos) que foi lançado na última sexta-feira, 8, com a renda da venda sendo destinada integralmente à Apae de Cáceres.

Mariano Leal, revela que começou essa vida peregrina, em caminhadas de longas distâncias a partir de janeiro de 2003, nos 420 km, do Caminho da Fé, de Tambaú-SP ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. Foram 15 dias com hospedagem em pousadas simples dentro das cidades e algumas residências dos moradores.

Caminho João Luiz Pozzobon - Rio Grande do Sul
Foto: Mariano Leal de Paula

Após estrear pelos caminhos da vida, Mariano não parou mais, e, ele tem uma explicação para continuar sempre disposto e motivado para ir vencendo os quilômetros que vão se apresentando e o desafiando.

“O que me levou talvez tenha alguma relação com a minha rotina diária de criança caminhando pelas ruas de Cáceres, já na luta para ajudar a minha família quer, vendendo doces, pães, picolés e até mesmo como um bom engraxate”, revela.

“Nos caminhos – prossegue – veio o amadurecimento dessa busca incessante que temos pela paz, fé e conhecimentos para se tornar uma pessoa melhor. Muito embora já temos tantos conceitos enraizados e cabe a cada um ir lapidando”, filosofa o peregrino.

Sítio arqueológico da São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul
Foto: Mariano Leal de Paula


O livro...

Com Passos e Abraços Peregrinos, momentos e aprendizados nos caminhos, é o livro que Mariano Leal brinda familiares e amigos, principalmente aqueles que ganhou ao longo desses anos de peregrinação. A princípio, segundo ele, não tinha intenção alguma em escrever, mas, eis que de repente, a obra surgiu.

“Nunca tive a pretensão ou um objetivo em publicar um livro.  Sempre ao finalizar um caminho percorrido, embora o caminho nunca acaba, por gostar de escrever ao meu jeito, faço pequenos relatos aos amigos através das redes sociais. E os bons amigos, sempre vieram com pedidos/cobranças para que fizesse isso. E até ousei em dizer na minha apresentação tratar-se de um “pretenso livro”.

Caminho da Paz - Bahia
Foto: Mariano Leal de Paula

Ele continua a explicar e tenta justificar a obra: “Não fiz qualquer programação, planejamento, projeto ou patrocínio para esse livro.  No começo deste ano fiz várias postagens de pequenos textos que eu chamei de contrapontos e momentos que acabaram na verdade sendo aprendizados, e mesmo na estória que acaba em história vira um aprendizado”.

Foi assim, que segundo ele, saiu de uma forma espontânea e rápida a partir do mês de junho.

Ele explica também o porquê da escolha ter recaído sobre a Apae de Cáceres: “quando tomei a decisão de publicar, de pronto entendi que teria que ser transformado num propósito, na mente vieram quatro instituições, a Apae e outras de fora que eu já acompanho.  Acabei decidindo por focar apenas na entidade desta cidade, por ser Cáceres a portadora de toda história e fazer parte da minha vida”.

Os passos de Anchieta - Espírito Santo
Foto: Mariano Leal de Paula

Gratidão

Feliz e contente com o significativo momento que passa a marcar grandemente a sua vida, Mariano Leal reflete que, mais do que caminhar, “precisamos estar atentos com o nosso próximo e esse “propósito” é toda minha gratidão a Deus, minha família, amigos e os caminhos que me oportunizaram essas singelas histórias. 

“Com Passos e Abraços Peregrinos!”.

Caminho Lagunar - Alagoas
Foto: Mariano Leal de Paula


Pelo mundo afora

Nos anos de estrada, este cacerense tem inúmeras e marcantes emoções. As andanças pelo mundo afora, todas custeadas pelo próprio bolso, sendo ele mesmo o seu patrocinador, algumas poucas vezes tem a companhia da mulher Joana Darc. Mas, na maioria das vezes, os companheiros peregrinos vão surgindo e o leque de amizades vai só ampliando. Ele cita as incursões internacionais até aqui vencidas.

As rotas do Caminho de Santiago, começando pelo Caminho Francês, posteriormente Caminho Inglês, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Caminho Lebaniego todos em território da Espanha.

Este roteiro teve a duração de 33 dias e um percurso de 800 km, é, para Leal, um dos caminhos mais longo desde que ele está no trecho.

Caminho da Luz - Minas Gerais
Foto: Mariano Leal de Paula

Caminho de Le Puy e Caminho do Piemonte, em território Francês; Caminho Português - Central, do Porto a Santiago de Compostela; Caminho de São Francisco de Assis, de La Verna, na Toscana, atravessando a região da Umbria pela cidade de Assis até chegar a Poggio Bustone; e o trecho final na Itália da Via Francigena, de Bolsena a Roma.

Durante todos esses anos de caminhada, Mariano carrega consigo bolhas nos pés e inúmeros ensinamentos adquiridos em cada viagem peregrina.

Sua linda e marcante história de superação o leitor poderá encontrar nos 54 textos peregrinos da personagem principal do livro, a exemplo dos caminhos brasileiros: Caminho da Fé, Caminho da Paz, Caminho de João Luiz Pozzobom, Caminho das Missões, os passos de Anchieta entre outros.

Na Oração Caminhos do Brasil, Mariano deixa a mensagem: “Acredito que cada contraponto, cada momento relatado, às vezes saindo de uma simples estória acabou se transformando numa história que no fundo serviu para o meu aprendizado, e quem sabe nessa simplicidade que foi colocada para o interessado ou interessada que adquirir o meu pretenso livro”. Finaliza.

Catedral de Santiago de Campostela - Espanha
Foto: Mariano Leal de Paula

Lançamento

Na noite da última sexta-feira, 8, na sede da Apae de Cáceres, o autor recebeu familiares, amigos, pais dos assistidos pela entidade, oportunidade que autografou exemplares da rica obra que traz as andanças peregrina deste ilustre cacerense.


Capa do Livro: "Com passos e abraços peregrinos", momentos e aprendizados nos caminhos

Coube aos religiosos Padre Jair Fante e Irmã Leila da Silva Leal, procederem as orações de bênçãos na ocasião, com lindas palavras de exaltação à fé e a esperança. Principalmente ao desapego de Mariano com o atual mundo capitalista onde a maioria visa obter lucros, mas o autor demonstra o amor do peregrino em relação aos menos favorecidos, haja vista que toda a renda obtida com a venda dos exemplares será revertida totalmente para a Apae.

Por sua vez, o presidente da entidade beneficiada, empresário Cláudio Oliveira, aproveitou para revelar que nos dias atuais o órgão de assistência aos excepcionais está totalmente livre de qualquer trâmite burocrático no que se refere ao recolhimento de taxas e impostos, apta assim para celebrar convênios que garantam sua sobrevivência de atuação no cenário local.

Na oportunidade foi inaugurado o auditório onde o evento foi realizado. Salão refrigerado que passará a ser mais um bem em prol dos trabalhos e serviços assistenciais da Apae Cáceres.

O presidente Cláudio disponibilizou aos interessados, carnês de contribuição que visa a obtenção de arrecadação para a manutenção da entidade.

Fachada da sede da APAE de Cáceres
Noite de autógrafos do livro "Com passos e abraços peregrinos", de pé: Irmã Leila Cardoso, Júlio Maciel e o jornalista Toninho Costa
Foto: Wilson Kishi
A advogada da APAE, Érika Pinto de Arruda recebendo seu livro das mãos do autor, Mariano Leal de Paula - Foto: Wilson Kishi
Mariano Leal entre o presidente da APAE, Cláudio Oliveira e sua esposa Lúcia Oliveira
Foto: Wilson Kishi
A família: Mariano Leal ao lado de sua esposa Joana d'Arc Teixeira Leal de Paula e o filho Orienth Leal de Paula
Foto: Wilson Kishi
Padre Jair Fante e Mariano Leal de Paula
Foto: Wilson Kishi
Nas fotos abaixo: os convidados na solenidade de lançamento do livro no interior da APAE de Cáceres
 

  

Comentários: ( 24 ) cadastrados.
Por: Victor. Stefanello
Nova palma. R sF
Ficou muito legal. Parabens. Mariano leal
26/10/2021 20:45:06

Por: Marta Magali do Prado Ribeiro
Cuiaba-MT
Estou muito feliz pelo seu projeto e grata por nos proporcionar a oportunidade de sentir um pouco de suas experiências das peregrinações. Parabéns!




26/10/2021 19:19:45

Por: Lílian Rezende Andrade Oliveira
Lavras-MG
Sensacional!!! Parabéns pelas iniciativas de nos proporcionar e compartilhar sua história, bem como seu desapego em prol da unidade, somando amizade, experiência e caminhos.
👏🏼👏🏼🙏🙏👣👣👣
26/10/2021 14:54:13

Por: Neiva
Cuiabá
Parabéns Mariano pelo lançamento do livro!!! Foi meu vizinho, a qual recebi de presente de suas mãos um terço e um livrinho de salmos. Sucesso nessa nova caminhada de escritor. E que venham outros livros!!!
23/10/2021 08:21:51

Por: Maria Sueli Vieira Mattiello
Cáceres MT
Muito linda sua História Mariano...." Gratidão perfume da alma " -História e histórias, a alma de seu pai deve ter lhe acompanhado em todas estas suas caminhadas eis o porque APAE.- Parabéns...Parabéns pela sua vida e pelo seu exemplo.
13/10/2021 22:24:47

Por: Maria Lázara da Silva Moreira
Borda da Mata
Parabéns Mariano pelo lançamento do livro.Sua dedicação e carinho pelo próximo me encanta .Deus te abençoe nessa bela caminhada,.
13/10/2021 13:56:25

Por: Aparecida Natia Pinto de Arruda
Cuiaba
Grande homenagem prestada a esse grande amigo que tive o privilegio de conhecer. Um ser humano da mais alta dignidade, honradez, ferveroso, busca o que acredita. Um amigo extraordinario.Agradeco a Deus por te-lo como amigo e minha familia tbem. Um cacerense de coracao! Caceres e uma cidade privilegiada de te-lo como filho. Faco muita questao de ter seu livro.para le-lo e aprender mais com voce. Que lindo gesto!!!!Parabens Mariano! No mundo tinha que existir mais pessoas como voce, tenho certeza que seria um mundo melhor!
12/10/2021 11:46:57

Por: Rosely Augusta Pedrosa
Itabirito-MG
Conhecer o Mariano é saber exatamente o que é um peregrino.
Sou muito feliz pela nossa amizade. Não vejo a hora de receber o livro! Abraços!
12/10/2021 09:26:21

Por: Maria Olga alves de Oliveira.
Campo Grande/ MS
Parabéns Mariano!!! Ainda não nos encontramos nos caminhos dos peregrinos, mas com certeza um dia iremos nos esbarrar kkkk. Faço muitas caminhadas com a Anacleide Rolim (conhece né)..
Sou cacerense de coração, pois a minha juventude foi aí..ou seja, tenho o meu pezinho ai.
Parabéns e sucesso com o seu livro, pois tudo que é dado de coração, será recebido em dobro.
Abraços e um até....pelos caminhos da vida..
11/10/2021 14:10:04

Por: BRUNO HOMEM DE MELO
Cuiabá
Grande amigo mariano.. gde exemplo
11/10/2021 11:27:44

Por: Aires Rocha Pereira
Porto Alegre
Há muito tempo não tinha notícias de amigo de longa data e parceiro de minhas primeiras aventuras na vida.
Saímos de Cáceres MT para o início de nossa primeira caminhada como adultos .
Fomos morar e estudar em Rio Grande RS onde por um bom tempo dividimos a "república" como companheiros quarto. Bons tempos aqueles idos 75/79. Me declaro realmente surpreso com a notícia que acabo de ler. MARIANO UM CAMINHANTE DO MUNDO E AUTOR DE LIVRO QUE NARRA PARTE DE SUAS AVENTURAS.
Quero ter a oportunidade de ler, pois tenho certeza que me servirá de muita inspiração.
Meu abraço




11/10/2021 10:37:15

Por: MARIA LUIZA DE LIMA
PELOTAS-RS
QUE LINDO TESTEMUNHO DE VIDA MARIANO! EMOCIONANTE, CHOREI, FELIZ POR TER RECEBIDO DO MEU MANO PAULO, ESTA REPORTAGEM DO LANÇAMENTO DO TEU LIVRO, SABES DA TUA IMPORTÃNCIA NO INICIO DE MINHA CAMINHADA POR ESTAS BANDAS DO RIO GRANDE.PARABÉNS PELO LIVRO E PELO GESTO GENEROSO COM A APAE DE CÁCERES. UM GRANDE E FRATERNO ABRAÇO. MARIA LUIZA DE LIMA
11/10/2021 10:05:12

Por: Aroldo Fanaia

Parabens, Mariano! Essa sua determinação e fé permitiram essas narrativas maravilhosas.
11/10/2021 09:54:17

Por: Jose Palma
Aguas de Sao Pedro
Ser humano com alma e coração peregrino. Deixou suas pegadas de amor ao longo dos caminhos sagrados e dos muitos caminhos brasileiros - dos quais é fã e divulgador.
Um incentivador do ato de caminhar e das caminhadas de longa distância é referência obrigatória qdo o tema é caminhada contemplativa.
Acolhe e orienta à todos que o procuram em busca de informações e divide com alegria e humildade sua experiência e seus conhecimentos.
Com certeza um livro imperdível e uma importante contribuição à este querido universo peregrino.
👏👏🥂🥂🍀🍀👣👣➡️➡️
Jose Palma
Idealizador Caminho do Sol
11/10/2021 09:49:21

Por: Neuza Zattar
Cáceres
Parabéns Marano pelo lançamento do livro no qual vc narra com muito carinho os caminhos percorridos por vcs os seus amigos peregrinos.
11/10/2021 09:45:02

Por: Mariangela Costa
Caceres
Que sentido tem a vida se não fizermos o bem? Que história bonita...PARABENS ao Mariano por buscar caminhos que o levem a evolução, sempre na simplicidade e humildade. Obrigado Zakinews por começar nossa semana com essa inspiração!
11/10/2021 09:05:09

Por: João Batista Dantas da 3
João Pessoa
Tive a honra de participar com Mariano, do caminho de João Luiz Pozzobom, RS em 2017. Naquela época com sua experiência em caminhadas, nos privilegiou com atitudes de um verdadeiro peregrino, orientando-nos com sua vivência e distribuindo calma, paz e alegria. O livro veio na hora certa, para conhecermos melhor de sua trajetória. Parabéns amigo Mariano. Sucesso e muita luz .
11/10/2021 08:34:39

Por: Djair Fernandes Santos
Rio de Janeiro
Conheci Mariano no caminho das Missões foi um colega incrível, se destacava pela solidariedade e espírito de aventura.
11/10/2021 07:57:51

Por: Nadia Cristina Lisboa Miranda
Cuiaba_mt
Mariano leal um exemplo de simplicidade e educação. Obrigada por ter me convidado conhecer uma caminha tão linda não esqueço caminha do paredão da capada mt, na aldeia e do rio coxipo que lugares lindos q não conhecia. Deus abençoe.
Parabéns pelo livro
11/10/2021 07:51:36

Por: Marionely Araújo Viegas
Caceres
Parabéns Marino!!!! Uma pena só agora saber de sua trajetória. Fé inabalável em Deus
11/10/2021 07:48:45

Por: Telma Javoski
Rio de Janeiro
Ainda não li o Livro, mas acompanhei, atentamente, os RELATOS feitos pelo Mariano no Facebook.
O Mariano é um caminhante com espírito Peregrino, solidário, generoso, sempre atento às necessidades do outro.
Parabéns, Mariano, pela publicação do Livro e pela iniciativa de reverter a renda auferida em prol da APAE.
Que este seja o primeiro de muitos livros, pois você tem muito para contar e compartilhar.
11/10/2021 07:47:07

Por: Marisa Fátima da Cunha
Goiânia/GO
Parabéns ao autor, Mariano, pela livro e pela iniciativa em contribuir com a Instituição APAE. Sucesso!
11/10/2021 07:45:17

Por: Mariano Leal de Paula
Cuiabá-MT
Dizem que a gratidão é o perfume da Alma.
Então, minha tamanha *GRATIDÃO* a você, Kishi, e Toninho Costa!🙏
11/10/2021 07:43:29

Por: Vanilda Castrillon
Cáceres
Um belo gesto do nosso conterraneo. Peço desculpas por ter faltado tão importante evento. Vou adquirir um exemplar.
11/10/2021 07:16:16

Faça o comentário para a noticia: Livro traz os 20 anos da história peregrina de Mariano Leal

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.