01/03/2021 - 07:00

Por: Antonio Costa / Zakinews

Valdir Lima de Andrade, metade da vida dedicada ao movimento comunitário


 
Valdir Lima de Andrade por mais de 30 anos de dedicação ao Bairro Cidade Nova

 Antonio Costa, EXCLUSIVO ao Zakinews

A dedicação ao trabalho comunitário de Cáceres, tornou-se parte da vida do cidadão que o site Zakinews tem o prazer de apresentar nesta oportunidade, como exemplo de servir ao próximo, à comunidade a qual está inserido, independentemente de ser remunerado. Faz-se isso com amor e abnegação a uma causa de que é de todos: lutar ferrenhamente pelo bairro que escolheu para morar. Assim tem sido nos últimos 32 anos o cotidiano desse humilde e admirado ex-servidor público municipal, hoje merecidamente aposentado; seu nome:

Valdir Lima de Andrade, um dos primeiros presidentes de bairros em Cáceres - Foto: Wilson Kishi


VALDIR LIMA DE ANDRADE (Valdirzinho)


Pai: Sidnei Lima de Andrade
Mãe: Joaquina Antônia Fortunata
Natural de: Ecoporanga-ES
Data de Nascimento: 07 de setembro de 1953
Filhos: Orlei Massai de Andrade, Lucilene Pires de Andrade, Eliane Massai

 

Com oito anos de idade Valdir deixa a pequena Ecoporanga no Espírito Santo e muda com os pais e demais irmãos para Mato Grosso, mas precisamente a região de Lambari Doeste, Córrego São Pedro.

Teve uma infância dura no trabalho de secar café e a de plantar roça. Morou durante três anos num barraco coberto de sape, isso já na região da outrora chamada Grande Cáceres.

Posteriormente a humilde família muda-se para Salto do Céu, Quinta Seção, e passa a explorar a terra doada pelo governo Júlio Campos. A família plantava um pouco de tudo - feijão, milho, arroz, café - além de criar porcos e galinhas para a manutenção do pequeno sítio.

Em terras capixaba, Valdirzinho interrompeu os estudos para poder ajudar o pai na lavoura de café. Posteriormente, concluiu o Ensino Fundamental num “provão” do qual participou no Ceja professor Milton Curvo, isso já radicado em Cáceres.

Ao voltar ao período da adolescência, Valdir Andrade revela que sempre esteve ao lado dos pais, principalmente quando os outros irmãos deixaram o convívio familiar para alçar outros voos. Coube a ele ajudar o pai Sidnei a plantar roça e no trabalho principalmente na limpeza de pastos nas fazendas quando eles eram chamados para as empreitadas.

Com isso conta Valdir, ele acabou não servindo ao exército. “Fui dispensado pois era eu que cuidada de meus pais. Meu pai ficou doente e morreu cedo”...A mãe veio a falecer tempos depois em Cuiabá.

Valdirzinho nos anos 70/80/90 - Álbum de família

Ajuda a eleger vereador José Vieira dos Santos, e muda-se para Cáceres

Valdirzinho, o grande homenageado da semana, revela que foi nos anos de 1979/1980 que a sua vida mudou como da água para o vinho. Ele revela que foi procurado pelo ex-pastor o saudoso e combativo, José Vieira dos Santos, que estava com o nome lançado para concorrer a uma das vagas de vereador na Câmara Municipal de Cáceres.

Zé Vieira como era conhecido, pediu que Valdir o ajudasse nessas eleições. Primeiramente deveria pedir o voto para todos os membros da família...posteriormente para a vizinhança, e, finalmente, para os amigos mais chegados. Em troca, se eleito, ele, Zé Vieira, o traria para Cáceres para trabalhar na prefeitura.

Valdir pediu os votos e ajudou na eleição do representante de Salto do Céu na Câmara de Cáceres. José Vieira foi eleito pelo PDS.

Valdirzinho guarda com carinho sua Identidade Funcional da Prefeitura Municipal de Cáceres. Abaixo o Contrato de Trabalho registrado no dia 1º de Abril de 1980 na prefeitura de Cáceres


Passados alguns dias, o então pastor agora vereador, deixou recado para Valdir com um dos seus irmãos, que deveria vir para Cáceres e procura-lo na prefeitura, que funcionava onde hoje está passando por reformas o antigo prédio do Governo Municipal que vai sediar a Biblioteca Leonídia Avelina de Morais.

O nosso homenageado não pestanejou. Veio imediatamente e foi direto no endereço citado pelo vereador, ou seja, a prefeitura. Ele chegou cedo no local e passou grande parte do dia sentado na escada de acesso ao histórico prédio. Lá pelas quatro horas da tarde, aparece o vereador Zé Vieira e leva-o para o gabinete do então prefeito Ernani Martins.

Pronto! Valdir estava contratado. Data: 01 de abril de 1980.

Por determinação do prefeito Ernani Martins ele passou a ser responsável pela administração do Centro Comunitário do Salto do Céu. Só uma vez ao mês vinha a Cáceres, isso é, para receber o salário.

Foi assim durante a gestão de Ernani. Posteriormente o prefeito indicado foi Ivo Cuiabano Scaff. Nesse período Salto do Céu já tinha o seu prefeito eleito, Benildo. Este tentou determinar funções a Valdir que reagiu contrariamente e veio falar com Ivo Scaff. Ivo o atendeu e determinou que ele viesse recolhido para Cáceres para assumir funções na secretaria de Obras, comandada pelo engenheiro Walter Pedroso. A Obras funcionava na Rua Costa Marques.

Em Cáceres, Valdir Andrade desempenhou função de Varredor de Rua durante bom tempo. Somente mais tarde já na gestão Antonio Fontes foi que ele mudou de função, passou a ser o responsável pela entrega das documentações escolares, da Câmara, etc.

Aposentou após trinta e sete anos de serviço público

Conforme já foi dito, o nosso homenageado da semana começou no serviço público no ano de 1980 na gestão do prefeito Ernani Martins. Para completar 37 anos de serviço e ganhar a merecida aposentadoria, Valdirzinho passou pelas gestões Ivo Scaff, Nana Faria, Antonio Fontes, Walter

Fidélis, Túlio Fontes, Aloísio de Barros, Ricardo Henry, Francis Maris Cruz, foi quando se aposentou no ano de 2017.

O líder do bairro Cidade Nova mostra vasto documentos encaminhados aos prefeitos em busca de melhorias para sua comunidade          Foto Wilson Kishi

Considera ter sido durante todos esses anos de jornada de trabalho, “amigo de todos os prefeitos”. Mesmo quando foi demitido após quinze anos de trabalho, “sem justa causa” pelo prefeito Antonio Fontes e a participação de outros próximos dele... Valdir revela que procurou o então prefeito para saber “o por quê” do CAIC deixar de ser construído em Cáceres e ser transferido para Quatro Marcos. Houve um mal-entendido, e, segundo ele, o prefeito não gostou de ser interpelado. Valdir recorreu ao advogado Bruno, do Centro de Direitos Humanos, com toda a juntada de documentos, inclusive a folha de pontos de vários anos que atestava a sua assiduidade com o serviço. Imediatamente foi reconduzido as suas funções inclusive, recebendo o salário retroativo. Fora esse inconveniente, ele deixou o serviço público com a consciência tranquila de ter dado o melhor de si em prol da prefeitura.

Valdir passa a contar a sua trajetória como líder comunitário ao longo de 32 anos de serviços. Vários e seguidos anos ocupou a presidência da Associação de Moradores do Bairro Jardim Cidade Nova. Ele foi inserido no movimento comunitário justamente pelo prefeito Antonio Fontes, o criador do movimento comunitário em Cáceres.

Sempre se dispôs trabalhar pelo Movimento Comunitário

Lá se vão 32 anos de trabalho dedicados ao Bairro Jardim Cidade Nova. Valdir Andrade é morador no bairro fazem 40 anos. Ele lembra que a primeira reunião de trabalho ocorreu na residência do dentista aposentado Rubens Alt com a presença do então prefeito Antonio Fontes que na oportunidade praticamente exigiu que ele, Valdir, fosse o líder daquele novo bairro que estava surgindo. O Cidade Nova era parte integrante do Bairro do Junco.


A reunião de posse da diretoria eleita ocorreu em 29 de junho de 1986 tendo como local o aconchegante Restaurante da Japonesa. Para comemorar, a Dona Conceição Kurossaki, proprietária, ofereceu um lauto jantar. Ela, segundo o entrevistado, foi uma das que ergueu a bandeira junto da diretoria eleita, reivindicando o asfalto para o recém criado bairro. “Nós sofríamos muito com a poeira e a lama principalmente na Avenida Afonso Pena que demandava desde então muito movimento”.

Através do esforço conjunto do prefeito, das lideranças comunitárias, e, principalmente do deputado Pedro Henry, que inseriu vários bairros num pacotão por ele formulado e apresentado em Brasília, o asfalto acabou por tornar-se uma realidade no desejado benefício que veio propiciar uma melhor qualidade de vida ao povo de Cáceres.

Ainda pelo Bairro Cidade Nova, ele cita outras melhorias que aconteceram graças a determinação dos moradores e da associação que presidiu. A água tratada, energia elétrica, Centro Comunitário, Creche, o Caic, etc.

Também revela a grande luta empreendida para impedir que a área destinada a construção da escola (Caic) e ao setor esportivo do bairro, fosse transferida para propriedade particular como teve a intenção a ex-prefeita Ana Maria Costa e Faria (Nana).

Valdir conta que a então prefeita negociou com Alfredo de Oliveira Garcia (Bugre Garcia) a área onde foi construído o Frigorífico Vicarne. Bugre cedeu ao município para a construção do complexo, e, em troca, receberia área no então Bairro do Junco. Mas o referido terreno já tinha destino definido que seria a construção da escola, o que realmente veio acontecer anos depois com edificação do Caic no local. A luta foi “grande, mas graças a Deus e a nossa união, conseguimos impedir o desvio da finalidade para aquela área”, comemora Valdirzinho.


Outra bandeira de luta encabeçada pelo referido líder comunitário, foi a demarcação da linha divisória dos bairros do Junco e o recém criado Cidade Nova. À época o então vereador Alcy Silva tinha outro entendimento, contrário ao aquele desejado pela liderança e seus parceiros de diretoria. Após reuniões e algumas discussões prevaleceu a vontade popular. A linha demarcatória ficou na Rua Carlos Luz/Juscelino Kubistchek de Oliveira/Washington Luiz, como justamente desejavam os moradores.

Nunca perdeu uma eleição de presidente de bairro

O que o motiva em trabalhar gratuitamente para os moradores do Bairro Cidade Nova?

“A minha vontade e disposição em ajudar os amigos do bairro. Aqueles menos esclarecidos que não sabem o caminho que os leva para alcançar uma determinada melhoria, desde a substituição de uma lâmpada queimada, a construção de uma creche, uma praça, quadra esportiva, patrolamento de ruas. Enfim, todas as melhorias que às famílias necessitam”, resume o entrevistado.

Valdir Andrade nunca perdeu uma eleição para presidente de bairro. Ele revela que já disputou inclusive com quatro candidatos e saiu vencedor. “Procuramos dar o melhor de sí. Temos o respaldo necessário para comandar a associação. Sabemos o caminho que temos a percorrer”, ressalta.

Decepcionado com a votação para vereador

Se o mesmo consegue manter-se sempre vencedor na eleição de presidente de bairro, o mesmo não acontece - já por duas vezes – com a eleição para vereador a qual colocou o nome para apreciação.

A primeira vez ocorreu no ano 2000 na chapa do Dr. Araújo e Adilson dos Reis. Ele concorreu pelo PSB e obteve 184 votos.

Passados vinte anos resolve ajudar na eleição da prefeita Eliene Liberato, e se lança candidato. A sua decepção foi ainda maior: teve a inexpressiva soma de 44 votos. Agora pensa definitivamente não testar mais o “pulso” nas urnas.

Valdirzinho concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador nas Eleições de 2000 pelo PSB  apoiando Dr. Araújo e Adilson Reis, e depois, voltou a disputar nas Eleições de 2020 pelo mesmo partido, na Chapa Eliene Liberato e Dr. Odenilson 

Algumas realizações elencadas

Cidadão Cacerense. Cidadania de autoria do vereador Professor Domingos.

Trabalhou na função de guarda nas escolas municipais Nova Era, Guanabara, Isabel Campos, Vila Real, Duque de Caxias, Fazendo Arte, Buscando o Saber.

Preencheu fichas de pacientes no antigo Pronto Socorro da Cavalhada.

Compôs o quadro da Vigilância Sanitária, recolhendo mercadorias vencidas no comércio.

Trabalhou na Vaca Mecânica que produzia leite de soja para a merenda escolar.

Integrou o Conselho Fiscal da 1ª. Diretoria da UCAM, sob a presidência de Antonio de Souza Brandão.

Vice presidente da UCAM por duas vezes.

Conselheiro da Femab.

Conselheiro Municipal de Saúde

Defendeu a carteirinha para os aposentados andar gratuitamente nos coletivos.

Buscou e conseguiu junto ao diretor Roosevelt Barros (Transjaó) que os ônibus coletivos passassem para atender o Cidade Nova.

Com o apoio do vereador Wilson Kishi conseguiu a implantação de quatro orelhões para o bairro Cidade Nova.

Conseguiu a doação de lenha por vários anos junto à direção da Serraria Bandeirantes. O que possibilitou a preparação de alimentos para as crianças carentes do bairro.

Foi a responsável pela distribuição do kit do leite em Cáceres no Governo Sarney.

Coordenou a realização de mutirões da construção nos bairros Vila Nova, Santos Dumont, Garcês, Santo Antonio.

Em síntese a trajetória de vida do líder comunitário Valdir Lima de Andrade. Trabalha voluntariamente e gratuitamente em prol dos moradores do bairro que escolheu para viver: Jardim Cidade Nova. Simples, humilde e vencedor!

Matéria do Jornal Oeste, registrando a homenagem que Valdirzinho recebeu do Legislativo Cacerense 
Valdirzinho mostrando os documentos pessoais e de trabalho à frente da Associação do Bairro Cidade Nova - Foto: Wilson Kishi

 

Comentários: ( 13 ) cadastrados.
Por: Maria Cristina Soares De Barros Cris
Caceres
Conheço seu Valdir, pessoa humilde, bom caráter exemplo de cidaao, tive o prazer de ser vizinha e amiga , com ele aprendemos a importância do trabalho voluntário dedicado a sua comunidade, sempre trabalhou pelo próximo, merece todo nosso respeito e justa homenagem. Poderia fazer mais como vereador, mas nem todos conhecem o seu trabalho. Parabéns Senhor Valdir. Merece toda homenagem .
04/03/2021 01:27:54

Por: Julia Cristine Massay
Cáceres MT
parabéns vô, o senhor merece isso e muito mais
03/03/2021 01:59:58

Por: Orlei Massai De Andrade
Cuiabá
É com imenso prazer que parabenizo esse grande homem,um homem de lutas e de um coração muito bom tenho muito orgulho do senhor meu pai PARABÉNS...LINDA HOMENAGEM 👏👏
02/03/2021 21:18:26

Por: Eliane Massai

Parabéns pai , o senhor merece isso é muito mais ! Sempre humilde e de um grande coração passou parte da vida se.dedicando a comunidade👏👏👏👏👏👏👏❤🤩🤩🤩
02/03/2021 20:46:37

Por: Rosália das Graças Maciel
Cáceres Mt
Fico imensamente feliz quando vejo pessoas como o meu amigo VALDIR serem lembradas com carinho mediante a uma vasta folha de serviços prestados na nossa grande CACERES.
VALDIRZINHO como é carinhosamente chamado sempre será reconhecido e amado pelo povo cacerence.
Sua simplicidade e honestidade fez com que este cidadão ficasse as raízes no solo da princesinha colaborando assim com o progresso desta cidade.
PARABÉNS VALDIRZINHO
02/03/2021 14:32:41

Por: Dilaine penha Deluqui
Cuiabá
Parabéns meu sogro o senhor merece.
02/03/2021 13:11:21

Por: Elvis Jean
Cáceres
Homenagem mais que merecida ao Valdirzinho. Uma pessoas humilde e um exemplo para a sociedade. Parabéns pelas lutas.
02/03/2021 12:48:42

Por: AROLDO FANAIA T FILHO
CUIABA
Tive a satisfação de ter trabalhado por muito tempo com o Valdirzinho na prefeitura. Pessoa de um caráter exemplar, humilde e educado. Sua luta, como representante do Jardim Cidade Nova, com certeza, é um exemplo a ser seguido por muitos. Um abração, Valdir.
01/03/2021 16:01:56

Por: Nair Gonçalves
Cáceres
Parabéns pela matéria...precisamos ter conhecimento da historia de pessoas como seu Valdir
01/03/2021 13:42:25

Por: Rosa
Cáceres
Mais uma homenagem merecida. Que seu Valdir possa continuar escrevendo muitas histórias...
01/03/2021 13:25:05

Por: Jose guaresqui
Cuiaba
A história de vida do Valdirzinho, foi construída com humildade, trabalho e perseverança. Parabéns Valdir, você merece todo reconhecimento.
Grande abraço.
01/03/2021 09:54:16

Por: ROOSEVELT RAMSAY TORRES
Cáceres MT
Esse é mais Cacerense fique muitos nascido aqui. Valdirzinho é nota 1000. Parabéns Amigo Cáceres te agradece pelo que vc faz pelo povo mais umilde
01/03/2021 08:25:34

Por: Maria José Serrao
Cáceres MT
Que homenagem linda e merecidamente para seu Valdirzinho!!!! Uma pessoa extremamente educada, responsável, trabalhador, parceiro, amigo, muito competente em tudo que fazia, tive o prazer e o privilégio de trabalharmos juntos por décadas na Prefeitura de Cáceres. Parabéns seu Valdirzinho pela homenagem pela pessoa que és e Parabéns aos responsáveis pela bela reportagem.
01/03/2021 07:24:00

Faça o comentário para a noticia: Valdir Lima de Andrade, metade da vida dedicada ao movimento comunitário

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.