07/09/2020 - 08:15

Por: Jânio Batista

Mensagem de Segunda-feira (7)


 

BOM DIA...!

Num dos livros que li do Mia Couto, escritor e biólogo moçambicano - ele narra o quanto se entristece pelo fato de que fomos deixando de “escutar”. Deixamos de escutar as vozes que são diferentes, os silêncios que são diversos. E deixamos de escutar não porque nos rodeasse o silêncio. Ficamos surdos pelo excesso de palavras, ficamos deficientes pelo excesso de informação. A natureza converteu-se em retórica, num emblema, num anúncio de televisão...! Falamos dela, não a vivemos. A natureza, ela própria, tem que voltar a nascer. Ou que, se calhar, fomos feitos para ter todas as naturezas.

O escritor moçambicano vai dizendo: "...A vida ensinou-me coisas fundamentais, uma  delas foi a humildade. E estudar a ciência me ajudou a entender outras linguagens, a fala das árvores, a fala dos que não falam.  A Biologia me serviu de ponte para outros saberes. Com ela entendi a vida como uma história, uma narrativa perpétua que se escreve não em letras mas em vidas.  O maior problema do nosso mundo é as pessoas não SABEREM ESCUTAR, o que dá origem a tantas guerras e outros conflitos..." Escutar é ouvir com o coração...! Saber ouvir é uma arte, é terapêutico para quem deseja ser escutado...!

Na verdade na vida temos que exercitar a ter paciência, saber ouvir e a colocar-se no lugar do outro, por pior que este seja, pois quem ouve e compreende tem o dom de se colocar na mesma situação, entende o problema, e dá força para juntos encontrem a solução...! É isso aí...! Desejo-lhe uma ótima semana, um excelente dia de feriado vamos seguindo em frente sempre. Cuide-se...!

(Prof.Jânio Batista de Macedo)

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Mensagem de Segunda-feira (7)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.