31/07/2020 - 09:00

Por: Wilson Kishi

Colégio dos Freis - Av. 7 de Setembro


Comentários: ( 6 ) cadastrados.
Por: Olga Castrillon
Caceres-MT
De grata memória nas histórias do meu pai! Dela me vem lembranças do saudoso Pe. Paulo. Muito bem, Kishi!!!!
03/08/2020 17:44:51

Por: Fleury Leite de Souza
Rondonópolis
Quando vejo a imagem desta instituição de ensino me recordo dos meus dois irmãos que ali estudaram contando do rigor do ensino. E sempre falavam do frei Panphilium e Giuseppe que eram duro na queda. Não deixavam passar nada.
Quando não faziam as tarefas ou não estudava a lição como tinha que ser, eles iam até a casa do aluno informar aos pais que seus filhos não tinham feito tarefa ou dado a lição. Chegavam sempre nas casas na hora do almoço. Horário de mais certeza de encontrar principalmente o pai.
Meu pai como militar sempre foi muito rigoroso. O Frei saia e já os chamava para a conversa séria. Ficava na cola deles o tempo todo. Os pais podiam acompanhar o desempenho de seus filhos como precisa de ser porque os Freis davam o feedback necessário. Praticamente funcionou neste local até 1963. Já neste mesmo ano começaram a funcionar as primeiras salas no Instituto Santa Maria, o chamado ISM. Esse Colégio amado pela maioria dos Cacerenses e que formou muitos filhos desta terra, tornando muitos deles personalidades importantes em Cáceres, em nosso estado e porque não dizer pelo Brasil a fora.
A célula mater de tudo foi o Colégio dos Freis da Av. 7 de Setembro que plantou boas sementes. Como tudo na vida a medida que a demanda vai aumentando é preciso ampliar e criar uma logística de atendimento adequado à comunidade. Creio eu que assim que foi o surgimento da tão amada e reverênciada escola ISM que sempre prosperou nas mãos dos Freis Matheus, Gumaru, Grignom e Marino. Podemos assim chamá-los de apóstolos da paz que vieram de tão longe semear o saber numa cidade tão longínqua e fizeram uma grande história que hoje podemos contar para todos.
02/08/2020 22:12:19

Por: Joana Fanaia
Caceres
A professora Nair Fanaia lecionou lá, no ano de 1960, mãe de Osíris Fanaia. Foram alunos dela Adilson dos Reis, Foadinho, Inácio Dourado, Pedro Rondon e outros.
02/08/2020 13:44:13

Por: Paulo Cesar Homem de Melo
Cuiabá
Antes de ser Colégio dos Freis,lembro-me muito bem que, ainda garoto, jogava futebol no campo que pertencia ao aos Padres, depois Colégio dos Freis, Expresso Cuiabano e posteriormente transformado no Posto Sarita e outros. Esse campo ia da Sete de Setembro à Marechal Deodoro.
01/08/2020 09:34:21

Por: Mário Figueiredo
Cáceres
Estudei lá, tomei muita Bichacha. Frei Grignon, Frei Cosme.
01/08/2020 08:28:22

Por: Jackson Oliveira
Cáceres
Saudades da que la época, agente era feliz e não sabia
01/08/2020 08:28:20

Faça o comentário para a noticia: Colégio dos Freis - Av. 7 de Setembro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.