23/07/2020 - 07:39

Por: Jânio Batista

Mensagem de Quinta-feira (23)



BOM DIA...!

Pense na última vez que você riu. Foi por alguma situação engraçada...? Ou por alguma piada...? Ou por uma sátira que viu na TV...? Talvez por nenhuma dessas razões...! Muito provavelmente não houve uma razão especial e você riu ou sorriu ao cumprimentar alguém, quando conversava com amigos ou quando brincava com alguém. O riso é universal na espécie humana e uma das coisas mais comuns que fazemos. Nós rimos muitas vezes por dia e em situações extraordinariamente diversas, mas não percebemos isso, porque raramente controlamos conscientemente o nosso riso. Estive lendo ontem, o neurobiologista americano Robert Provine, ao observar 1200 conversações em locais públicos como shopping centers, salas de aula, lanchonetes, ruas, etc, descobriu que 80% do nosso riso não tem nada a ver com humor. Nós rimos essencialmente em situações sociais e geralmente em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras, mas sabemos que ele é muito mais do que apenas uma mera manifestação de alegria...

Ele também atenua hostilidade e agressão (repare como utilizamos o riso quando queremos atenuar uma típica tensão entre estranhos ou necessitamos dizer não a alguém.) Nós frequentemente rimos quando nos desculpamos. O riso desarma as pessoas, cria uma ponte entre elas, facilita o comportamento amigável. Tudo isto indica que o riso é um fator importante de nossa biologia comportamental humana. Ele parece ter sido selecionado pela evolução como um dispositivo importante para a nossa sobrevivência. Entender o riso significa compreender as nossas raízes sociais e biológicas e aprimorar as nossas relações sociais. Pois bem, por que nós rimos...? O riso, como qualquer outro comportamento emocional, tem uma função e o riso não é exceção. A função do riso é a de comunicação. É uma mensagem que nós enviamos às outras pessoas comunicando disposição para brincar, ligar-se a elas, ficarmos felizes e fazê-las felizes, mostrarmos quem somos. Nós somos criaturas que necessitamos criar estruturas sociais e viver bem. O riso promove efeitos positivos em nossos contatos sociais. O grave é rir da desgraça do outro, da queda do outro ou da cultura do outro...! Tem pessoas que são puro escárnio. Vive de gozação, chacota, escarnecimento, de ironia e zombaria das pessoas...!

O sorrir saudável tem valor. Não custa nada, mas cria muito. Ele enriquece aqueles que o recebem, sem empobrecer aqueles que os dão. No dia de hoje, sorria...! Valorize cada rizada. Cara fechada contrai todos os músculo faciais. Envelhecem cria rugas...! Sorrindo esses músculos faciais, fazem mesmo de movimento, rejuvenesce quem sorri...! Não se acanhe contagie os outros com o seu riso,  com seu sorriso melhora a vida...! Feliz dia. Que seja para você hoje um belo dia...! Cuide-se...!

(Prof.Jânio Batista de Macedo)

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Mensagem de Quinta-feira (23)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.