16/07/2020 - 18:54

Por: Airton Reis

VOO DA SAUDADE - POETA AIRTON REIS


 



Hora da despedida.
Holanda, a terra natal.
Cáceres-MT, nascente educacional.

Frei Gumaro,
Frei Marino,
Frei Mateus.

De volta aos seus.
Viagem internacional.
Bagagem com selo cordial.

Missionários do Evangelho do Bom Pastor.
O Instituto Santa Maria frutificado pelo labor.
Obreiros da solidariedade praticada com amor.

Ex-alunos e ex-alunas
irmanados em acenos de gratidão.
O ser cristão. O ser cidadão. O ser sujeito da educação.

Ordem,
respeito e disciplina.
Esporte, Arte, Música, Ciência. A sabedoria cristalina.

Amigos no lado esquerdo coração.
Exemplos da virtude, da moral, da ética e da razão.
Conosco a saudade, a memória, a lembrança. Nossa história.

A nossa infância feliz.
Uma escola, uma instituição, um lar aprendiz.
Uma sala de aula. Uma lousa, uma quadra, um apagador, uma lição, um giz.

Que Deus
na sua infinita Onipresença,
ilumine essa partida e lhes conceda os louros pela Missão cumprida!

 

(Poeta Airton Reis)

Comentários: ( 11 ) cadastrados.
Por: Eliezer Coleto de Araújo Jr.
Cuiabá
Linda homenagem do maior Poeta Pantaneiro as pessoas que fizeram a diferença na educação e formação de muitos cacerenses.
Eu só posso dizer obrigado por tudo que fizeram na minha formação acadêmica e moral. Ide em Paz, que Deus continue a protegê-los hoje e sempre.
20/07/2020 09:16:41

Por: Carlos VianaCosta
Cáceres MT
SAUDADES
SAUDADES
SAUDADES
RESPEITO
ENSINAMENTOS

BONDADE
HUMILDADE
TRABALHO
DEDICAÇÃO
COMPROMETIMENTO
SABEDORIA
FIRMESA
FREIS HOLANDESES
OS SENHORES CUMPRIRAM AS SUAS MISSÕES AQUI NA TERRA, NO BRASIL, EM CÁCERES MT NO ISM INSTITUTO SANTA MARIA.
OBRIGADO A TODOS OS FREIS.
Carlos VianaCosta
16/07/2020 22:40:03

Por: Alessandro Leite
Cáceres-MT
Parabéns ao poeta, os freis são merecedores de todo carinho e reverência. Obrigado frei Mateus por todo ensinamento. O senhor é meu exemplo de retidão e compromisso com o objetivo.
16/07/2020 22:03:40

Por: Jorge kurassaki
Cuiabá- MT.
Lembranças,saudades, lições de amor, quando o coração responde às lembranças, às saudades significa que essas lições de amor, foi muito bem tratada, regada,que deram frutos, muito frutos, tanto dos missionários, professores, e do nosso poeta e dr Airton, aqui um desses alunos, hoje funcionário público concursado e pastor pentecostal. O MEU MUITO OBRIGADO, A TODOS VCS. Verdadeiras pedras vivas do altar DE DEUS.QUE AGRADEÇO POR COLOCA-LOS NO MEU CAMINHO.!!! AMÉM.
16/07/2020 20:55:42

Por: Maria Inês Moretto
Cáceres
Pouco conheço do trabalho deles, mas sei da dedicação e amor com que sempre trabalharam, muito obrigada e que Deus os cuide e abençoe sempre!
16/07/2020 20:32:47

Por: Francisco Do Prado S. Junior
Caceres
Airtinho parabens ! sua poesia nos encanta, com sua levesa e doçura ,
sinto de certa forma parte de sua historia, fui seu colega de sala de aula, na infância ,lá no nosso querido ISM, Abraços
16/07/2020 18:26:30

Por: Nelson Kishi
Veneza
Imensa gratidão e afeto aos freis Matheus, Gumaru e Marino. Como milhares de alunos que viveram a experiência muito especial de estudar no Instituto Santa Maria, tenho só que reconhecer o incalculável valor do trabalho dos freis, pois na nossa memória revivemos ao longo dos anos os ensinamentos e as boas mensagens transmitidos por eles. Um grande abraço infinito. Muito obrigado por tudo.
16/07/2020 18:20:24

Por: Capim Sebastião Gomes De Arruda Neto
Cáceres.mt
Eles foram meus educadores por 14 anos meus colegas de trabalho por 12 anos onde trabalhei.
Agradeço de coração tudo o q recebi desses meus mestres . Q DEUS os ilumine nessa nova caminhada de suas vidas.
16/07/2020 18:16:23

Por: Anacleto
Cáceres
Linda poesia que me fez recordar dos tempos do desfiles escolares em que o Colégio dos Freis sempre destacava, fruto do trabalho dos freis. Parabéns.
16/07/2020 18:11:03

Por: NeuzaZattar
Cáceres
Parabéns ao nosso poeta Airtinho ue soube traduzir com palavras mágicas a trajetória dos freis que semearam a esperança nos corações dos cacerenses.
16/07/2020 18:05:18

Por: Aparecida Natia Pinto de Arruda
Caceres- MT
Que linda homenagem prestada aos nossos queridos freis:: Marino, Mateus e Gumaro.Que Deus os protejam e que facam uma otima viagem de retorno a suas cidade natal. A nos fica para sempre uma linda lembranca de seres humanos tao especiais que tivemos a oportunidade de convivermos e recebermos deles tantas coisas boas. Esses seres humanos tao especiais que conhecemos e convivemos fazem com que a gente ainda acredita que existe neste mundo pessoas e coisas boas que fazem a gente acreditar que a humanidade e o.mundo ainda tem jeito de melhorar desse caos que vivemos. Que tenhamos esperanca que nem tudo neste mundo esta perdido
e que nossos descendentes ainda terao a oportunidade de viverem num mundo melhor. Vao com Deus e nossa eterna gratidao. Que lindo Kishi pela divulgacao dessa exemplar mensagem a todos os cacerenses. Obrigada a voce e aoToninho.
16/07/2020 17:59:43