01/07/2020 - 08:40

Por: Antonio Costa

Prece em Ação de Graças marca o fim do trabalho dos freis holandeses em Cáceres


Antonio Costa

 

   Uma Prece em Ação de Graças na noite desta terça-feira (30) na quadra de esportes da escola, marcou o encerramento da vitoriosa vida de trabalho dos freis holandeses em Cáceres, após 60 anos.

   Idosos, eles retornarão ao país de origem. A congregação religiosa a qual pertencem, exigiu o retorno dos três últimos freis que ainda permanecem no Brasil: Gumaru Sterke, 87, Matheus Feyen, 85, Marino, 82.

   Por conta da pandemia Covid 19 que assola o mundo, uma grande festividade que estava sendo preparada para despedida dos religiosos, foi cancelada. O próprio ato de despedida cumpriu determinações de segurança e teve capacidade de público reduzida em tão somente quarenta participantes.

   Com a presença do Bispo Dom Jaci, padres da Diocese, prefeito Francis Maris, presidente da Câmara Rubens Macedo, professores, ex-professores e alguns convidados, o diretor do Salesiano Santa Maria, padre Sandro dirigiu a cerimônia num misto de saudade e emoção.

   Coube ao frei Gumaru o pedido de perdão: “reconhecemos as nossas fraquezas e, se por acaso, cometemos algumas falhas, peço perdão”.

   Emocionada a ex-professora Argélia Fanaia, 33 anos dedicados à escola lembrou da atenção e o carinho dispensados pelos freis aos professores e alunos da instituição; comparando o diretor frei Gumaru como “verdadeiro pai”. Eterna gratidão aos freis, disse em tom emocionado.


  
Dom Jaci, Bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres, disse da gratidão pelo magnífico trabalho realizado pelos freis ao longo dos anos. Pedindo a intercessão de Deus, da virgem Maria, do Padroeiro São Luiz que iluminem eles na nova morada. “Levem com vocês as nossas orações e toda gratidão”.

   Antes, o padre Sandro Giancolla comparou o trabalho dos religiosos com a parábola da multiplicação dos pães. Cabendo a eles propagar o milagre da multiplicação do saber, o que conseguiram obter com pleno e total êxito em prol da educação em Cáceres numa época de inúmeras dificuldades.

   Uma pequena fogueira foi acesa no espaço onde se localizava o antigo campo de futebol da escola, e recebeu às bênçãos.

   O festivo ato foi encerrado com os presentes assistindo um vídeo com depoimento de autoridades, professores e ex-alunos da escola e da famosa Fanfarra do Frei Matheus. Cópia que cada um dos freis ganhou de presente do prefeito Francis. Eles que ainda receberam das mãos do padre Sandro um terço de presente.

   A viagem de retorno ao país de origem está prevista para meados deste mês. A professora aposentada Adelina Luyten, que reside em Cuiabá, cuida dos detalhes da viagem, principalmente no que se refere as escalas e conexões de voo, quanto menor o transtorno melhor efeito causará aos idosos, sendo essa a preocupação maior.

História

   Em 19 de outubro de 1957, o Bispo da Diocese São Luiz, Dom Máximo Biennes, recepcionava em São Paulo, Capital, a chegada dos três primeiros freis holandeses que vinham para promover uma missão educacional no Pantanal Mato-grossense, mais precisamente em Cáceres-MT.

   Eram os freis pioneiros a trabalharem no Brasil: Panfílio, Giuseppe e Bertrando, foram eles que deram o marco inicial da promoção de um marcante trabalho educacional que perdurou por mais de 60 anos.

   O Instituto Santa Maria - inicialmente Colégio Santa Maria -, inaugurado em março de 1958, cumpriu papel preponderante na promoção de um ensino de qualidade que muito ajudou no desenvolvimento do setor educacional de Cáceres.

   Durante as seis décadas de atividade sob o comando dos freis holandeses, a referida instituição foi responsável pela formação de aproximadamente 20 mil jovens, conforme registros de arquivo da escola.

   Hoje, após os freis terem cumprido a missão de trabalho em Cáceres, o renomado Instituto Santa Maria é comandado pelos salesianos seguidores de Dom Bosco, tendo como diretor o padre Sandro Giancolla.

   Os holandeses durante as décadas que permaneceram na cidade, sempre preocuparam com outros setores da vida da cidade. Eles trabalharam nas obras assistenciais a exemplo da APAE, Hospital O Bom Samaritano, Creche Cenecista, Casa de Abrigo Maria e José.  

 
 
 

Comentários: ( 29 ) cadastrados.
Por: João cunha
São Paulo-capital
Não tive o prazer e a felicidade de tê-los como mestres mas tenho doces lembranças de quando íamos jogar bola contra o time dos padres em seu campo. Perdendo ou ganhando o jogo éramos tratados com o mesmo carinho pelo frei Mateus, ofertando um gostoso refresco pra todo time. Esses freis merecem uma estátua para ficar na lembrança de todos cácerense.

08/07/2020 21:38:13

Por: Otoniel Batista Redez
Cáceres
Eu estudei desde o primeiro Ano A até a Oitava série o Frei Grion meu primeiro professor. depois o Frei Mateus, Gumaru , Marino e Além do frei Beltrano pedreiro de alto gabarito e os Frei Clemente e Maurício mas recentes. Mas eu sou grato pela Educação e Orientações que me passaram. Só saúdade dos velhos tempos. que Deus os ilumine até sua terra natal.
04/07/2020 10:51:41

Por: Abel Donato Deluqui
São Fidélis/RJ
Frei Gumáro e Frei Matheus foram meus professores(1967/1971) e posso dizer que aprendi muito com eles. É uma pena que vão embora de nossa city, que DEUS os acompanhem em toda a trajetória de suas vidas DESEJO FELICIDADES!!!!!!!
02/07/2020 17:19:43

Por: José Carlos Fanaia Teixeira
Cuiabá
É com profunda emoção que recebemos a notícia que nossos eternos mestres Frei Matheus, Gumaru e Marino estão se despedindo da nossa querida Cáceres. Foram seis décadas de dedicação e entrega desses freis holandeses em favor da população simples deste pedaço de Brasil. Fui aluno do Instituto Santa Maria dos meus 5 aos 13 anos. Com amor e muita determinação edificaram em Cáceres um templo ao saber. Além da base curricular as crianças eram apresentadas ao maravilhoso mundo da música, da literatura, das artes plásticas, das atividades esportivas, dos idiomas e o mais importante éramos despertados para a fraternidade, disciplina e respeito. O trabalho social foi grandioso. Com o sentimento de gratidão e de carinho rogo a Deus que os ilumine nessa jornada de retorno às vossas origens. Que neste momento possamos substituir o adeus por até breve!!
02/07/2020 00:23:13

Por: Márcia Terezinha da Silva Santos
Feira de Santana---Ba
Boa noite meu amados...Fiquei feliz e ao mesmo tempo triste com a partida destes Frei que fez tanto pela Educação dos Filhos de Cáceres..Estudei desde o primeiro ano com Frei Grion (um memorian) meu primeiro professor ...e os demais só gratidão à todos pelo bom tempo que passei nessa Escola.morava em frente o SIM só travessas a rua...Mas retornar as suas terra Natal é preciso..Deus abençoe ,Boa viagem ...só gratidão..
01/07/2020 21:47:32

Por: Paulo Cesar Homem de Melo
Cuiabá
Um dia , fazem muitos anos, levamos aos freis um menino para o seu primeiro dia de aula. Não gostou de ficar só, chorou, não quis que os pais o deixassem lá. Quarenta anos se passaram, vocês contribuiram na formação desse menino e em transformá-lo no exemplar pai de família que é hoje.
Frei Gumaru, em nome dos freis, ontem o senhor pediu perdão pelas suas fraquezas. Perdão por ter contribuido tanto por Cáceres? Que lição de humildade vocês nos dão!
Freis Gumaru, Matheus e Marino, que Deus os leve e os proteja em sua terra natal, nos anos que lhes restam, pois vocês ficaram longe, muitos anos de suas vidas, educando as crianças cacerenses, dando-lhes um norte em suas vidas.
Vai dar um nó na garganta passar pela Rua São Pedro esquina com a Rua Sepotuba.
Ga met God !
01/07/2020 21:09:59

Por: Sidney José Silva
Cuiabá
Obrigado, aos queridos Freis Holandeses, pela dedicação e ensinamentos,que Deus os protejam, uma merecida aposentadoria, abraços a todos.
01/07/2020 19:38:47

Por: Adriana Yokomizo Rodrigues
Indaiatuba
Não consigo segurar minhas lágrimas.Obrigado por terem contribuído pra minha educação .Jamais esquecerei de vcs.Sou grata por tudo .Deus abençoe vocês .
01/07/2020 19:35:13

Por: Marcos Antônio de Souza
Cuiabá
Obrigado Freis por tudo que fizeram por mim enquanto interno nos idos de 1960, na época eu com apenas 5 anos de idade eu e meu irmão Divino Wires de Souza fomos os primeiros internos e se hoje estamos onde estamos foi graças aos cuidados de vocês, obrigado por tudo e que tenha um retorno glorioso a terra natal e que Deus os abençoe hoje e sempre!
01/07/2020 16:33:39

Por: Emerson Hideki Hayashida
Cuiabá
Me emociono ao falar em despedida dos freis - Gumaro, Marino e Mateus. Sinto um enorme aperto no coração. Digo com todo orgulho que foi no colégio dos freis que aprendi os princípios dos meus ensinamentos. Foram 9 anos de muito conhecimento. Muita gratidão. Eterno agradecimento. Missão mais que cumprida meus eterno professores - freis Gumaro, Marino e Mateus. Vão com Deus.
01/07/2020 13:54:23

Por: Alexandre Augusto Vieira
CÁCERES
Ouve-se o choro de uma criança; com isso início a minha mensagem aos Freis (porque assim o era quando lá cheguei, rsrs) que fizeram a minha Educacao inicial e com ela sigo os valores que aprendi, a emoção toma conta, me mostra que bons tempos ficaram para traz , que saudades, que época sensacional, que agradecimento verdadeiro e sem segundas intenções, que verdade em meu coração, aos Freis quero dizer que sou muito grato e que Só tenho a agradecer. Que nosso Senhor e salvador Jesus Cristo esteja eternamente com eles! Gratidão, gratidão e gratidão!
01/07/2020 11:41:59

Por: Aparecida Natia Pinto de Arruda
Caceres- MT
Prezados Freis: Gumaro Mateus e Marino e todos os demais que passaram por essa instituicao de ensino. Eu, como.mae de ex aluno de voces Bruno Homem de Melo, tbem como cidada cacerense, so tenho muita gratidao pelos servicos diversificados mas todos de cunho educacional, ofertados aos jovens de Caceres, de varias geracoes. Nos cacerenses e os que para ca vieram e adotaram Caceres como sua cidade natal no mimimo que podemos fazer pelos senhores e agradece-los pelos lindos trabalhos dedicados a Caceres. Fomos honrados e privilegiados pela presenca tao dedicada, integra, honrosa humilde,solidaria, companheira honesta de todos voces educadores. Peco a Deus que retornem as suas terras de origem porque de coracao sei que voces escolheram a nossa Caceres e que proteja todos voces. A minha familia agradece de todo o coracao tudo que voces fizeram por nos e por todo o povo de Caceres. Estarao nas nossas lembrancas para sempre. Vao com Deus e com toda a certeza do dever cumprido da forna mais digna que um ser humano pode realizar neste mundo.
01/07/2020 11:40:03

Por: Bruno homem de melo
Cuiaba
Bom retorno queridos Freis Gumaro, Mateus e Marino.. vocês sempre serão lembrados por todos seus alunos e amigos, em nossas orações e nossos agradecimentos à vida.. o ISM foi uma história inesquecível de extremo sucesso.. Obrigado em meu nome , pelos meus primeiros passos no caminho do saber, da minha familia e de toda Cáceres.. vcs mudaram a vida de centenas de crianças e tenho certeza q foram mudados, junto com os demais Freis educadores, pela alma do nosso povo da fronteira.. queria poder dar um abraço e um beijo em todos vocês.. vão com Deus e sejam sempre felizes e orgulhosos, pois vcs passarão à história da nossa terra como SANTOS HOLANDESES. Adeus amigos. Até breve. Até um dia desses.. vida longa a vcs tôdos. Bruno homem de melo e família
01/07/2020 11:27:39

Por: Marcelo Renato
Cáceres
Cáceres agradece a dedicação desses heróis, obrigado e que Deus abençoe vocês grandemente.
01/07/2020 11:00:24

Por: Carlos Roberto Bolzan
Campinas - SP
Eu já falei aqui sobre os freis de Cáceres.
Só tenho a acrescentar que SÃO ANJOS QUE HABITARAM A NOSSA CÁCERES QUERIDA!
01/07/2020 10:14:54

Por: CARLOS ALBERTO MATIELLO SOBRINHO MATSUMOTO GLAUCIA MATSUMOTO
CACERES
Grandes Homens, só tenho a agradecer pela educação recebida. Vou contar uma façanha do frei Matheus, eu sempre chegando atrasado Na escola, Frei Matheus me deu a responsabilidade de bater o sino, feliz da vida pela responsabilidade, tidos os dias 6.40 da manhã ja estava no colégio para bater o sino pontualmente as 7 horas, depois de 2 semanas que percebi que o querido Frei MATHEUS achou um jeito de resolver o problema dos meus atrasos . Esse é o frei. Sempre achando um jeito de educar..... eeeeee frei como que cai na sua conversa? Kkkkkkkkk hj lembro com carinho e grande respeito. OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO
01/07/2020 09:47:18

Por: A. Carlos vianaCosta
Cáceres MT
Falar dos "FREIS" é relembrar da história da cidade de Cáceres a 60 anos atrás, com a vinda destes intelectuais holandeses, a cidade teve um reforço para continuar a evuluir com as sabedorias desses sábios Europeus holandeses, com seus conhecimentos em várias setores, sempre Marcaram presença com seus trabalhos firmes e honestos, trazendo e fazendo benefícios para toda a população Cacerence, Estadual e para o Brasil. Hoje em dia existem milhares de profissionais espalhados no mundo inteiro graças aos ensinamentos desses homens de Deus, (OS FREIS) com a ajuda de centenas de professores dedicados que pela escola ISM (Instituto Santa Maria) passaram, em especial minha esposa Clair Birck (profesora do ISM)
EU, A. Carlos Viana Costa, Aloísio, Elaine, Edison, Natalino Márcio somos irmãos e com o esforço e ajuda dos nossos pais NATALINO A. COSTA & CATARINA VIANA, fizemos parte dessa maravilhosa família ISM, assim como os nossos filhos e netos, só temos a agradecer por "TUDO".
Meu nome "Carlos VianaCosta" assim como os meus trabalhos e a minha profissão como "Artísta Pĺástico" viajei e está esparramado no mundo inteiro graças ao ensinamentos que adquiri no ISM em especial sobre instrução do meu querido e brincalhão professor de Artes "Frei Matheus".
Eu e meus imãos fizemos parte da belíssima e emocionante "FANFARRA FREI MATHEUS" a quase 40 anos e até hoje...
Com certeza nós levaremos e daremos comunidades nesses ensinamentos que tivermos com os nossos eternos e inesquecível "FREIS HOLANDESES"
"OBRIGADO FREIS POR AJUDAR Á CONSTRUIR NOSSA CIDADE E NOSSAS HISTÓRIAS"
A. Carlos VianaCosta & família
01/07/2020 09:27:43

Por: Francisco Do Prado S. Junior
Caceres
Tive a honra de estudar nesta escola, devo muito aos freis e toda comunidade do Instituto Santa Mariaa , cabe a todos nós a gratidao, volte todos com Deus, muito obrigado.
01/07/2020 09:23:59

Por: Aloisio Viana da Costa.
Cáceres
É com muita emoção que escrevo este pequeno relato em relação a estes grandes homens, fui aluno do Colégio ISM, agradeço imensamente primeiro a Deus por ter enviado esses Mestre para nossa cidade, lembro do Frei Grion foi meu catequista para primeira Eucaristia, Frei Gumaro, Mateus, Marino meus professores, agradeço imensamente por ter convivido com esses grandes mestres, deixarão muitas lembranças e saudades, mas essa é a vida, muito obrigado e que Deus os ilumine no retorno a suas casas.
01/07/2020 09:21:59

Por: Sebastião Dario de oliveira
CACERES
Que Deus os acompaha a sua terra natal meus excelentes professores.
01/07/2020 09:20:13

Por: Jardson Cintra Pires
Torres
Agradecer é o mínimo que posso fazer nesse momento. Tive o privilégio de estudar nesta escola e conviver com todos. Notícia muito triste para nós ex-alunos saber que esse dia chegou, talvez nunca pensemos nessa possibilidade. Agradeço imensamente pela educação, pela rigidez e pela formação como pessoa que aprendi neste escola. Os freio não fizeram somente para os alunos da antiga escola Instituto Santa Maria, mas contribuíram na formação de bons cidadãos para a sociedade cacerense. Muito obrigado por tudo. Que Deus abençoe todos vcs. Gratidão
01/07/2020 09:16:12

Por: Fabio Luiz Santos Lourenço
Cáceres
Grandes mestres da minha infância como aluno do instituto Santa Maria fica o legado dos mestres que tive o prazer de conviver Matheus,Gumaru, Clemente (in memória) Maurício (in memória) Glinglion (in memória) fico feliz de ter como ensinamentos ministrados por eles como aprendizado para toda a minha vida. Que Jesus Cristo 🙏 abençoe o retorno a seu país de origem dos que ainda permanecem na princesinha do rio Paraguai que acolheu a todos com muito carinho e amor.
01/07/2020 08:51:29

Por: Maria josé Muniz
Cáceres mt
Deus abençoe vocês nessa nova caminhada sentiremos muitas saudades 🙏👏👏
01/07/2020 08:45:03

Por: Ângela Maria Garcia
Cáceres MT
Que Deus abençoe os freis:Cumaru,Matheus e Marino. Obrigado por toda dedicação ,carinho amor e sabedoria ao meu filho e todos outros cacerensses. Muita gratidão e feliz regresso 😥😢🌻👏🙌🙌🙌
01/07/2020 08:40:22

Por: João Crispim
Ipaumirim-Ce
Bom retorno à vossas casa, que Deus os acompanhem e credite no caderno de prestação de contas, para a vida eterna, a gratidão de toda família Cacerense, pelo empenho e dedicação para conosco. Aos senhores, muitas alegrias, paz e uma boa viagem.
01/07/2020 08:16:13

Por: LELIS VANINI
CACERES-MT
NÃO TIVE O PRAZER DE ESTUDAR LÁ, MAS TENHO A ALEGRIA DE DIZER QUE SE HOJE TENHO DUAS FILHAS ADVOGADAS, FOI PORQUE ADQUIRIRAM CONHECIMENTO NO ISM, E SEI DA IMPORTÂNCIA DA INSTITUIÇÃO NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CACERENSE.
01/07/2020 08:05:15

Por: Amarildo Peres Rodrigues
Cáceres-
Os Freis deixaram um ensino sem precedentes dentro e fora das salas de aulas, vidas dedicada a educação e ao amor ao próximo.
Pessoas que demostraram humildade o tempo todo e agora voltando as suas famílias do jeito que vieram , levando nas suas bagagens não riqueza mas a certeza de ter cumprido o seu dever como educador.
Que Deus proteja a vida destes que dedicaram as suas pela educação na nossa região.
01/07/2020 08:04:28

Por: Tulio fanaia
Cáceres mt
Fui aluno dessa maravilhosa escola. Na época ainda funcionava na 7 de setembro. Logo mudamos pro prédio novo onde é hoje. Os freios sempre foram grandes educadores rígidos mas amigos dos estudantes. Jogávamos futebol juntos com eles. Maria ninomiya foi nossa grande mestra. Que Deus abençoe esses homens educadores e amigos de Cáceres sinto saudade dessa época uma das melhores da minha vida. Parabéns Frei. Sucessos!
01/07/2020 08:00:37

Por: Jerônimo Gonçalves Pereira
Cáceres
Me emociono e me alegro, por ver fotos destes magníficos homens de Deus, que dedicaram suas vidas inteiras por nossa cidade e região, salvando milhares de vidas, agradeço imensamente, de todo o meu coração a Deus pela vida de todos eles, que deram o seu tudo, se consumiram de amor por Jesus, renunciaram a vivencia do seu lar, da sua família, para assumir toda Cáceres, fizeram obras espirituais, e materiais, como, o bom samaritano, APAE, vilas comunitárias, e tantas e tantas ações que sem dúvida alguma é difícil de enumerar. Bendito seja Deus, louvado seja teu santo nome, por vocês freis holandeses, muito, muito obrigado.
01/07/2020 07:58:06