26/03/2020 - 07:47

Por: Jânio Batista

Mensagem de Quinta-feira (26)


 

BOM DIA...!

Só a tranquilidade, a serenidade e a calma nos ajudarão a conseguir o luxo de viver o bom sossego...! E o sossego nos ajudará a prestar atenção, a refletir, a meditar de forma introspectiva, (observando nosso interior, avaliando nossos comportamentos) ou de forma contemplativa (valorizando e apreciando o mundo exterior que nos rodeia e suas circunstâncias, a natureza, por exemplo...), mas de qualquer forma, o sossego e a serenidade nos obrigarão a estar em CONEXÃO conosco, a MEDITAR para ajudar-nos a nos conhecer melhor, a VIGIAR a quantidade e o sobrepeso que acumulamos até dos medos, culpas e ofensas, que tanto dano nos causam inconscientemente ao longo da nossa vida...! Nesses dias de quarentena tenho aproveitado para essas reflexões e ajustes internos...

Irremediavelmente, meditar e refletir nos obriga a embeber a serenidade necessária  para apreciar a vida de uma maneira ampla, a considerar nossas relações de forma lúcida e a manter nossa atitude e pensamento livres de elementos nocivos. O mais importante:  uma vez que sejamos capazes de associar “o domínio da serenidade” à capacidade de suportar nossa solidão como companhia sem dramas, sem escapar de nós mesmos, sem provocar ruídos alheios com nossos medos, então, teremos um grande terreno ganho. Porque quem for capaz de apreciar e conviver com sua solidão não dependerá das reflexões  de outros, nem precisará perder sua autoestima para que reconheçam o que ê valioso na sua pessoa. Simplesmente haverá com o tempo aprendido a respeitar e respeitar-se...!

Eu por exemplo gosto muito da minha companhia...! Lendo sobre Francisco de Assis ele dizia que é um bom sinal gostar de ficar só. São essas pessoas que gostam de si mesmas e, por consequência, gostam mais dos outros. Ao lado de quem aprecia a solidão, você sabe que sua companhia é valiosa, não apenas uma voz para preencher o silêncio. É necessário saber ficar sozinho, em silêncio, mergulhado em si. É fundamental estar satisfeito com a própria companhia...! Continuo seguindo as recomendações sanitárias. Espero que você também esteja. Um belo dia para você e todos nós...!

(Prof. Jânio Batista de Macedo)

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Mensagem de Quinta-feira (26)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.