13/02/2020 - 11:49

Por: Maurenilce Lemes

Educação, Respeito e Ética: Valores de uma instituição centenária


Wilson Kishi

 

   A Escola Estadual Esperidião Marques está localizada na parte central do município de Cáceres, próximo das margens do Rio Paraguai ao lado da Praça Duque de Caxias, repertório de lazer, reunião familiar, usufruindo de diversos tipos de atendimento comerciais e produtos industrializados. O prédio foi modernizado sem perder suas características arquitetônicas tornando-se referência educacional e cultural em Cáceres e no estado de Mato Grosso. O espaço físico é adequado para sediar alunos a partir de 6 (seis) anos de idade, com salas amplas e arejadas, parquinho infantil, quadra poliesportiva, refeitório, pátio coberto e ao ar livre, biblioteca, laboratório de informática, além de profissionais capacitados e comprometidos com a educação de qualidade.

   Há mais de cem anos é referência na educação escolar para a sociedade cacerense. Berço da UNEMAT e muitas pessoas de destaque na sociedade cacerense estudaram aqui. Em 2018 alcançamos 6.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais, superando as expectativas das metas do município. Em 2019 canalizamos esforços para manter o IDEB dos anos iniciais e elevar dos anos finais, para demonstrar a capacidade administrativa, pedagógica e a habilidade intelectual dos nossos estudantes oriundos de vários bairros da cidade.

   Todos os anos temos o orgulho de ver vários de nossos estudantes sendo aprovados no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Faz parte da nossa rotina conquistas de premiações em jogos estudantis, e em diversas outras competições de cunho pedagógico. Nosso prédio, imponente, conservado e seguro, é mantido fechado no horário das aulas. Para alguém adentrar-se no espaço, precisa ser anunciado pelo interfone. Temos várias câmeras para acompanharmos movimentos dentro e no entorno da escola. Fazemos rodízio entre os professores do período vespertino para entregarmos as crianças do 1º ao 6º ano somente para os pais e/ou responsáveis. Desenvolvemos e fazemos parte de vários projetos com outras instituições educadoras. Motivos suficientes para sentirmos com a “bola cheia”, pois prezamos por um ambiente em que evidenciam o respeito, autenticidade, compromisso, dedicação e sensibilidade por meio do profissionalismo de pessoas que se dispõem a serem educadores esperançosos, amorosos e verdadeiros.

   A escola possui vários projetos que contribuem para fortalecer sua filosofia e objetivos estabelecidos, planejados e construídos por seus profissionais, alunos, pais e/ou responsáveis e demais parceiros. Pensando na formação integral dos nossos educandos, trabalhamos na perspectiva de promover uma educação de qualidade que respeite o indivíduo de forma ímpar, valorize sua diversidade e possibilite ações criativas próprias e a construção de um processo educativo coletivo. Para que isso se fortaleça, nossas ações são devidamente planejadas e articuladas ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Nosso objetivo geral está ancorado na formação humana, aliado aos valores da ética, da solidariedade, da gestão compartilhada, das políticas sociais e das tecnologias a favor do conhecimento.

   Estamos localizados na parte central da nossa cidade, não temos demanda estudantil em nosso entorno, não atendemos uma só comunidade, mas estudantes oriundos de diversos bairros da cidade. Cáceres é circundada por várias escolas estaduais e municipais. É recomendável que os estudantes e suas famílias escolham escolas perto de suas residências.

   A greve, maior instrumento de luta dos trabalhadores da educação, nos trouxe uma experiência ingrata. Vários de nossos estudantes foram transferidos para escolas privadas e escolas municipais. Para diminuir esses efeitos, nós profissionais da EE Esperidião Marques estamos realizando uma campanha para aumentar o número de matrículas, o que é comum a muitas escolas nesse período. Compreendemos que temos capacidade física, administrativa e pedagógica para isso. Estamos preparados para aumentar a nossa demanda estudantil do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, no período matutino e vespertino. Por isso, escandalizar que temos poucos alunos sem analisar o contexto é no mínimo desqualificar, desconsiderar e descaracterizar toda uma história, o trabalho de seus profissionais, e acima de tudo, a demonstração de total desconhecimento da dinâmica e da realidade da escola.

   Estou diretora da EE Esperidião Marques, há pouco mais de um ano, as razões acima não me surpreendem a dimensão do respeito, compromisso e carinho que adquiri por ela em pouco tempo. Sendo assim, temos o orgulho de convidar a família cacerense para conhecer melhor a nossa escola, e sentiremos honrados em ter seus filhos como nossos estudantes.

Por: Profª.  Ma. Maurenilce Lemes da Silva

 

Comentários: ( 4 ) cadastrados.
Por: Prof.Janio Batista de Macedo
Campo Grande MS
Ler esse artigo me levou as belas lembranças do início dos meus estudos primários. Depois voltei na década de 90 quando ministrei aulas por curto período no Curso de Biologia da Unemat. Nesse tempo FIZ grandes amigos...!
15/02/2020 09:06:37

Por: João Pinheiro Filho
Cuiabáucet
Não conheço a diretora deste emérito educandário. Vivi boa parte da minha exame juventude ali. Estudei no Grupo Escolar Esperidiao Marques. Posteriotmente fazíamos o exame de "Admissão ao Ginásio". No final do curso tínhamos várias comemorações. O baile de formatura era muito importante. Participavam os nossos grandes educadores. Professores comos: Natalino Ferreira Mendes, Nelson Ferreira Mendes, Estela Ambrósio, Tutelile, Poti Coelho entre outros eméritos. Sem esquecer jamais da educadora que foi D.Leonidia.Saudades destes anos.
13/02/2020 20:17:52

Por: neuza benedita da silva zattar
Cáceres
Nessa escola, fiz as 4 primeiras séries e trabalhei na Escola Jose Rizzo que funcionava na E E Esperidiao Marques. Desejo à administracao sucessos. A questao da falta de alunos nas escolas
e real e precisa ser pesquisada para estabelecer estrategias.
13/02/2020 19:16:02

Por: Antonio Costa
Cáceres
Estudei nessa histórica escola. Diretora Ludi Mônaco Fontes. Minhas professoras: Maria José Castrillon, Darci Gomes Neto, Matilde Assunção. Na merenda, sopa de lentilha...Saudade eterna. Infinita gratidão aos meus primeiros educadores, Ao tempo o que o tempo tem: saudades!!!
13/02/2020 19:15:12

Faça o comentário para a noticia: Educação, Respeito e Ética: Valores de uma instituição centenária

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.