25/01/2020 - 21:10

Por: Assessoria

Prefeitura faz projeto de reflorestamento em áreas urbanas de Cáceres


Web/Divulgação

 

   A Prefeitura Municipal de Cáceres em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente – SESMA, vem ao longo da gestão Francis, desenvolvendo ações pela cidade voltadas a conscientização do meio ambiente. Uma delas é a recuperação ecológica em vários pontos da cidade, ao fortalecer o plantio e cuidado de árvores, com o reflorestamento. 

   A intenção do reflorestamento é repor árvores em áreas que foram agredidas pelo serviço do homem ou alguma força vinda da natureza, e com isso, voltar a ter vida ambiental. 

   Em 2019 foram feitas várias ações por meio de palestras sobre Educação Ambiental, em 22 escolas municipais, atendendo até 900 alunos. Foram feitos também eventos como a Semana do Meio Ambiente, o Fipe e a Semana da Árvore. 

   Alguns dos lugares que já passaram por esse reflorestamento são: Avenida 7 de setembro, margens do córrego sangradouro e terminal turístico sangradouro. E logos após a construção do estacionamento fotovoltaico na prefeitura, haverá o mesmo procedimento de reflorestamento.

Comentários: ( 1 ) cadastrados.
Por: Antonio Costa
Caceres-MT
Interessante e oportuna a proposta da atual administração municipal...Oportunidade de minha manifestação no sentido da Prefeitura e parceiros, a exemplo da Sema, também inserirem nesse interessante projeto, ruas e avenidas da cidade de Cáceres. Não se admite não encontrarmos nenhuma árvore nas calçadas ...por exemplo...no trecho da Comandante Balduino entre a Loja Maçônica até a Praça Duque de Caxias...Absurdo...Tem espécies que muito bem poderiam ser plantadas nessa extensão... a exemplo dos resedas...primaveras....acerolas...pitanga...teríamos sombras e as tais espécies não danificariam as calçadas e muito menos a rede elétrica. Em contrapartida, a população teria sombreamento nesses locais públicos e uma temperatura mais amena....estudos comprovam que, onde existem árvores plantadas, o calor é menos intenso e sufocante....Em tempo....recordamos do projeto de plantio de árvores na entrada da cidade, desde a localidade do Facão... até a ponte Marechal Rondon, parceria da prefeitura...não me lembro qual administração. À época, o professor Arno Rieder manifestou dizendo que seria interessante cada morador plantar uma árvore...claro...com orientação do setor competente... e cuidar da mesma. Segundo ele, seria muito mais fácil o sucesso do projeto. Planto a árvore, rego, podo, e tenho sombra....cidade mais amena em sua temperatura...embelezada pelas espécies floríferas, e a natureza agradecida. Pensemos nisso... O centro histórico de Cáceres...suas ruas e avenidas merecem ter arvoretas...sombreiras compatíveis com o espaço urbano disponíveis a oferecer sombra e beleza aos seus moradores, visitantes e turistas....voltaremos ao assunto...Cáceres tem que ser inserida no contexto de cidades ecologicamente corretas. A começar pelo sombreamento de suas vias públicas. Chega de andar nesse sol causticante...
29/01/2020 01:00:41

Faça o comentário para a noticia: Prefeitura faz projeto de reflorestamento em áreas urbanas de Cáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.