27/01/2020 - 09:00

Por: Antonio Costa / Zakinews

Mora em Cáceres o colaborador do site beatlemania.net.br (Fernando Homem de Melo)


 Antonio Costa, EXCLUSIVO ao Zakinews

FERNANDO HOMEM DE MELO
Natural do Rio de Janeiro,
Nasceu em 05-03-1949, 70 anos.
Filho do General do EB, Austregésilo Homem de Mello
e da cacerense Irene Arruda Homem de Mello.
Formação: Comunicação Social pela FACHA -Faculdade Hélio Alonso do Rio de Janeiro

 

   No início deste 2020, mais precisamente no dia 04 de janeiro, um sábado pela manhã, a reportagem do Zakinews esteve, em visita ao metade carioca e metade cacerense, Fernando Homem de Melo. Morador da Praça Barão do Rio Branco, ele permanece no mesmo local onde por mais de cinquenta anos viveu com os saudosos pais e o único irmão, o engenheiro, que passou pela Prefeitura de Cáceres, Paulo César Homem de Melo.

   Fomos buscar com o referido cidadão de cabelos grisalhos, fala mansa, discreto, as informações e como o mesmo se tornou amante do mundialmente conhecido grupo The Beatles, inclusive sendo colaborador e orientador do site Beatlemania.net.br, que o pesquisador e biólogo brasileiro Ricardo Pugialli mantém desde 2012. O site é o mais interessante do mundo e enfoca as mais variadas informações e preciosidades da vida dos músicos ingleses.

www.beatlemania.net.br registra os agradecimentos ao Fernando Homem de Melo


  
Estão publicados no site as capas, repertório, datas de todos os discos dos Beatles lançados no mundo nos anos 60, inclusive nos países africanos, asiáticos, na América do Sul, etc. Uma das partes do site mostra todos os instrumentos musicais usados pelos Beatles ano a ano. Pugialli, o criador do site, era amigo do maestro e produtor dos Beatles George Martin, conhecido como o ´quinto Beatle’ e o acompanhou em sua visita ao Brasil em 1993. George Martin prefaciou o livro de Pugialli intitulado Beatlemania.

   Nascido no Rio de Janeiro, Fernando sempre esteve ligado a Cáceres e morou aqui por vários períodos em sua vida. Seu pai, o Gal. Austregésilo Homem de Mello, natural de Bela Vista-MS,  trabalhava em 1964 no Ministério da Guerra e foi transferido para comandar o 2º. Batalhão de Fronteira em Cáceres. O nosso entrevistado da semana tinha tão somente 15 anos.

   Na época, por estas longínquas bandas da fronteira, só se ouvia rádio. A televisão, por aqui, chegou somente em 1972, graças a dedicação e o incansável trabalho desencadeado pelos técnicos de comunicação, Aderbal Michels (in-memoriam) e Everaldo Fontes, hoje diretor da TV Vitória Régia, Band. Ambos se dedicavam quase que vinte e quatro horas para manter o único canal no ar.

   Mas, voltando ao foco principal, que é o Fernando Homem de Melo. Ouvindo rádio, ele se distraia e se inteirava dos lançamentos musicais que estavam sendo tocados nas rádios do país.

   Foi numa dessas audições que ouviu pela primeira vez as músicas I Want to Hold Your Hand e She Loves You, dois dos primeiros sucessos dos Beatles, e elas logo despertaram seu interesse.

Parte do acervo dos discos de vinil de propriedade de Fernando Homem de Melo


  
Ele contatou por carta a prima Alaidinha, que estava no Rio de Janeiro, para saber que grupo musical era aquele e encomendou esse disco (compacto simples) que ela lhe enviou pelo correio. Era o início da chamada beatlemania, fenômeno que tomou conta de todo o mundo, atingindo várias gerações e despertando enorme interesse até nos jovens de hoje. A energia liberada pelos Beatles se tornou uma espécie de divisor de águas no mundo moderno.

Alguns dos vários textos que o Fernando Homem de Melo escreveu para diversas revistas nacionais


   
Fernando cresceu e se formou em Comunicação Social. Muitas parcerias jornalísticas aconteceram, inclusive com Luiz Cláudio Marigo, internacionalmente conhecido como fotógrafo de natureza. Escreveu algumas reportagens para a famosa Revista Geográfica Universal e algumas publicações mexicanas, e teve uma rápida passagem como repórter da extinta revista Esquema editada em Cuiabá, convidado pelo amigo Paulo Fanaia que lá trabalhava.

Edição da Revista National Geographic em que saiu na contra-capa uma foto de Luiz Cláudio Marigo, amigo e parceiro em várias publicações lançadas na década de 80


  
Sobre o parceiro Luiz Cláudio Marigo, Fernando de Melo recorda que ele veio várias vezes fotografar o pantanal de Cáceres, mais precisamente as fazendas Orion, Santa Cecília e São Bento, de Natalino Fontes. A famosa revista americana National Geographic Magazine publicou fotos de Marigo nas fazendas de Cáceres.

   Aqui vai uma homenagem ao saudoso Paraguai, que pilotava as aeronaves nas infindáveis horas de voo para fotografar a natureza e animais selvagens nos campos. Através das lentes de Marigo o Pantanal de Cáceres ganhou espaço em diversas exposições e capas pelo mundo afora.

   Fernando coleciona praticamente todos os discos lançados no Brasil nos anos 60 pelos Beatles.

 

Comentários: ( 11 ) cadastrados.
Por: Aroldo Fanaia
Cuiabá
Além de muitos artigos publicados na National Geographic, quais eu tive a oportunidade de lê-los, Fernando é um grande estudioso e pesquisador da fauna pantaneira, brasileira e, por que não dizer, do mundo todo. Esse seu lado de beathemania, que eu ainda não conhecia, é mais um dos inúmeros trabalhos de comunicador social voltado à cultura. Quem tem a oportunidade de bater um bom papo com o Fernando, pode comprovar tudo isso. Parabéns ao Toninho e ao Zakinews pela reportagem.
27/01/2020 10:47:47

Por: Paulo fanaia
Cuiaba
Tive o prazer em trabalhar com o Fernando na revista agroeste do querido amigo Marcilio martins. Fernando é um grande jornalista.
27/01/2020 10:46:55

Por: José Carlos de Carvalho
Cáceres MT.
Tive o privilégio de conhecer Fernando em 1971 grande amigo .Trabalhamos juntos fomos sócio na agência de propaganda. O Fernando é conhecedor profundo dos Beatles. Conversamos quase diariamente sobre música. Ele tem uma memória de elefante kkkkk.parabéns Toninho Costa . Pela bela reportagem.
27/01/2020 13:45:31

Por: Roberto Rodrigues Amador
Cuiabá MT
Sou amigo do Engenheiro Paulo, irmão do Fernando, e por Ele, soube que o Fernando é colecionador de várias publicações, que o torna um apaixonado por antiguidades que nos levam à grandes lembranças de raridades do século passado.
27/01/2020 14:35:27

Por: Vanilda Castrillon
Cáceres MT
Taí uma matéria interessante. Desconhecia o potencial desse rapaz. Sempre na dele, sem alarde, um grande pesquisador. Parabéns à reportagem.
27/01/2020 16:13:12

Por: Paulo Cesar Homem de Melo
Cuiabá MT
Meu Irmão Fernando, fico feliz de ver você, muito retraído e modesto,ter suas paixões divulgadas e reconhecidas, The Beatles, Rock, Aves, e principalmente Histórias em Quadrinhos, das quais é um colecionador reconhecido. Siga sendo feliz naquilo que ama. Parabéns ao amigo Kishi e toda sua equipe pela tocante reportagem.
28/01/2020 14:27:42

Por: Aristides da Silva
Cuiabá
Parabéns meu jovem amigo Fernando.Continua brilhante, atuante como sempre. Forte abraço.
28/01/2020 14:33:32

Por: Paulo Roberto Leal Bittencourt
Rio de Janeiro
Falar sobre o Fernando e seu irmão Paulo Cesar, daria para escrever um livro, já que nossa amizade data do fim dos anos 50, quando o hoje, "jovem" jornalista, ainda estudava na escola Dr. Cocio Barcellos, em Copacabana,RJ. Foi sempre um aficionado fã dos Beatles, pesquisador musical,amante da natureza, incansável colecionador e um grande amigo. Parabéns Fernando! Uma reportagem mais que merecida.
29/01/2020 10:25:33

Por: Christian Daves Guimarães Rosa Homem de Melo
Cuiabá /MT
Caro cunhado Fernando, Eu sempre soube do seu amor e dedicação à cultura. Quisera poder passar mais tempo em Cáceres para aprender com você mais sobre os Beatles e sobre as HQ. Principalmente, O Fantasma! Parabéns! Reconhecimento merecido!
30/01/2020 20:01:12

Por: Fernando Paulo de Andrade Neves
São Paulo
Convivi nos idos de 1965 com os irmãos Homem de Mello. Meu pai era major no 02. Bfron comandado pelo Cel. Homem de Melo..Eramos todos adolescentes e eu era apaixonado pela Natia, que depois se casou com o Paulo César. Boas lembranças...os irmãos iam passar as férias em Cáceres e eram adorados pelas garotas com seus cabelos compridos, algo inédito por lá naquela época...bons tempos !!!
10/02/2020 16:59:55

Por: fernando homem de melo
Cáceres / MT
Que emocionante ver esse seu comentário e saber que a matéria chegou até você aí em São Paulo. O meu e-mail é fernandohomem55@hotmail.com.
11/02/2020 22:14:18

Faça o comentário para a noticia: Mora em Cáceres o colaborador do site beatlemania.net.br (Fernando Homem de Melo)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.