13/12/2019 - 16:42

Por: Thais Sabino/PMC

Prefeito se reúne com membros dá sociedade e discute ações de preservação do Rio Paraguai


Ronivon Barros

 

   O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, e os secretários Jorge Augusto de Almeida e Junior Trindade, se reuniram hoje (12), de dezembro, na Prefeitura, com representantes da sociedade civil organizada para discutir assuntos pertinentes ao Rio Paraguai, ao lixo produzido por em várias vertentes e quais ações serão tomadas para obter resultado de mudança significativa em uma cidade, com o meio ambiente preservado.

   Durante a reunião foi apresentado o diagnóstico de 31 anos, de mutirão de limpeza do Rio Paraguai, com os tipos de lixo, quem produz e qual a quantidade recolhida a cada ano e o destino que é dado aos resíduos. Logo após a explanação todos os representantes tiveram a oportunidade de falar, apresentando, as críticas e sugerindo soluções.

   O prefeito Francis, disse que o maior bem que Cáceres possui é o Rio Paraguai e essa fauna e flora exuberante. “Se nós não tomarmos consciência e preservar o nosso meio ambiente o nossos netos não beberão dessa água e não conhecerão essa natureza tão bela que nós foi dada de graça por Deus para nos servir e a nós temos o dever de cuidar”.

   Francis após ouvir as críticas e sugestões, apresentou o trabalho que a Autarquia Águas do Pantanal, tem feito em relação ao lixo, como compra de equipamentos para transformar o lixo de entulhos de construção,  podas de arvores, vidros, pneus, eletrônicos, em materiais reaproveitáveis e determinou algumas ações a sua equipe e pediu ajuda aos voluntários para executá-las, a primeira é marcar uma reunião com os responsáveis pela barraca do Rio que é o Ministério Federal, Estadual, donos de embarcações e os presentes para determinar o destino do lixo recolhido, inserir dentro do calendário escolar das escolas municipais e sugerir demais ações educativas, com gincanas e outras brincadeiras lúdicas para mudanças de hábitos e conscientização da separação do lixo, um estudo para maior fiscalização e medidas coercitivas há  quem não voltar com o seu resíduo do Rio.

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Prefeito se reúne com membros dá sociedade e discute ações de preservação do Rio Paraguai

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.